-
GABARITO A
De acordo com o COSO, são 5 os componentes do Controle Interno:
1) AMBIENTE DE CONTROLE: base para a condução do controle interno por toda a organização. Abrange itens como: integridade e valores éticos, estrutura organizacional e delegação de autoridade e responsabilidade, desenvolver e reter talentos competentes, estilo operacional da empresa, competência das pessoas da entidade.
2) AVALIAÇÃO DOS RISCOS: estabelece a base para determinar a MANEIRA como os riscos serão gerenciados. Requer ainda que a administração considere o impacto de possíveis mudanças no ambiente externo e dentro de seu próprio modelo que podem tornar o controle ineficaz.
3) ATIVIDADES DE CONTROLE: medidas e ações que podem vir a prevenir ou administrar os riscos. De natureza preventiva ou detectiva.
4) INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: informação oportuna e adequada e comunicação em todas as direções.
5) MONITORAMENTO: avaliações contínuas, independentes.
-
Letra A.
Outra questão ajuda fixar.
(CESGRANRIO/TRANSPETRO/2016) Na implementação de um sistema de controle interno, um dos primeiros elementos a ser considerado deve ser a avaliação do ambiente de controle. A forma pela qual a administração de uma entidade atribui alçadas e responsabilidades é uma das características do ambiente de controle. Desse modo, a atribuição de alçada e responsabilidade:
(A) deve ser deslocada para o nível de autoridade mais alto para trazer o processo decisório ao pessoal da linha de frente.
(B) inclui até que ponto pessoas e equipes estão autorizadas e são incentivadas a solucionar problemas, bem como os limites dessa autoridade.
(C) não deve ser adotada quando a entidade visa a tornar-se mais orientada ao mercado e concentrada na qualidade.
(D) necessita de enxugamento da estrutura organizacional para sua adoção.
(E) requer menos monitoramento em decorrência das responsabilidades individuais.
Comentários:
As atribuições dos funcionários, setores e departamentos internos da empresa devem ser claramente definidas e limitadas, de preferência
por escrito, mediante o estabelecimento de manuais internos de organização.
Há duas atividades de controles relacionadas à atribuição de responsabilidades: alçadas e autorizações.
Limites de alçadas (e responsabilidade) são os valores considerados como possíveis para a decisão de determinado nível hierárquico dentro da organização. Ou seja, é até quanto o funcionário pode decidir.
Prof. Claudenir Brito
-
GAB: LETRA A
Complementando!
Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna / COSO I
Os princípios que apoiam os componentes do controle interno estão relacionados a seguir.
Ambiente de controle
- 1. A organização demonstra ter comprometimento com a integridade e os valores éticos.
- 2. A estrutura de governança demonstra independência em relação aos seus executivos e supervisiona o desenvolvimento e o desempenho do controle interno.
- 3. A administração estabelece, com a suspensão da estrutura de governança, as estruturas, os níveis de subordinação e as autoridades e responsabilidades adequadas na busca dos objetivos.
- 4. A organização demonstra comprometimento para atrair, desenvolver e reter talentos competentes, em linha com seus objetivos.
- 5. A organização faz com que as pessoas assumam responsabilidade por suas funções de controle interno na busca pelos objetivos.
Avaliação de riscos
- 6. A organização especifica os objetivos com clareza suficiente, a fim de permitir a identificação e a avaliação dos riscos associados aos objetivos.
- 7. A organização identifica os riscos à realização de seus objetivos por toda a entidade e analisa os riscos como uma base para determinar a forma como devem ser gerenciados.
- 8. A organização considera o potencial para fraude na avaliação dos riscos à realização dos objetivos.
- 9. A organização identifica e avalia as mudanças que poderiam afetar, de forma significativa, o sistema de controle interno.
Atividades de controle
- 10. A organização seleciona e desenvolve atividades de controle que contribuem para a redução, a níveis aceitáveis, dos riscos à realização dos objetivos.
- 11. A organização seleciona e desenvolve atividades gerais de controle sobre a tecnologia para apoiar a realização dos objetivos.
- 12. A organização estabelece atividades de controle por meio de políticas que estabelecem o que é esperado e os procedimentos que colocam em prática essas políticas.
Informação e comunicação
- 13. A organização obtém ou gera e utiliza informações significativas e de qualidade para apoiar o funcionamento do controle interno.
- 14. A organização transmite internamente as informações necessárias para apoiar o funcionamento do controle interno, inclusive os objetivos e responsabilidades pelo controle.
- 15. A organização comunica-se com os públicos externos sobre assuntos que afetam o funcionamento do controle interno.
Atividades de monitoramento
- 16. A organização seleciona, desenvolve e realiza avaliações contínuas e/ou independentes para se certificar da presença e do funcionamento dos componentes do controle interno.
- 17. A organização avalia e comunica deficiências no controle interno em tempo hábil aos responsáveis por tomar ações corretivas, inclusive a estrutura de governança e alta administração, conforme aplicável.
-
De todos os componentes do COSO, apenas 1 tem relação direta com a exigência que as pessoas tem de assumir responsabilidade por suas funções de controle interno. Com efeito o ambiente de controle é avaliado por cinco elementos:
(1) A integridade pessoal e profissional e os valores éticos da direção e do quadro de pessoal, incluindo uma atitude de apoio ao controle interno, durante todo o tempo e por toda a organização.
(2) Competência.
(3) o "perfil dos superiores" (ou seja, a filosofia da direção e o estilo gerencial).
(4) estrutura organizacional.
(5) políticas e práticas de recursos humanos.
As políticas e práticas de recursos humanos envolvem a forma como a organização recruta, seleciona e desenvolve o seu pessoal para que possam ser capazes de executar as atividades de responsabilidades da entidade. Portanto, só podemos estar falando do ambiente de controle.
Resposta: A
-
Quando as pessoas se tornam responsáveis pelo controle interno de uma entidade temos o componente do ambiente de controle.
Este componente tem os seguintes princípios associados:
1. A organização demonstra ter comprometimento com a integridade e os valores éticos.
2. A estrutura de governança demonstra independência em relação aos seus executivos e supervisiona o desenvolvimento e o desempenho do controle interno.
3. A administração estabelece, com a aprovação da estrutura de governança, as estruturas, os níveis de subordinação e as autoridades e responsabilidades adequadas na busca dos objetivos.
4. A organização demonstra comprometimento para atrair, desenvolver e reter talentos competentes, em linha com seus objetivos.
5. A organização faz com que as pessoas assumam responsabilidade por suas funções de controle interno na busca pelos objetivos.
Assim, a assumir a responsabilidade (item 5 acima) é função do ambiente de controle
Gabarito: A