SóProvas


ID
1855540
Banca
IBAM
Órgão
Prefeitura de Santo André - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

              'Há resistência de admitir a violência específica contra a mulher', diz pesquisadora

As redes sociais fervilharam assim que o tema da redação do Enem foi revelado na tarde de domingo, 25. Os estudantes tiveram que escrever um texto sobre “a persistência da violência contra a mulher no Brasil", o que causou uma enxurrada de elogios à pertinência do texto, mas também inspirou críticas ao que seria uma “doutrinação".

Para a antropóloga Michele Escoura, assessora da área de Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Ação Educativa, a escolha do tema não deixa de ser um ato de militância. “Boa parte das reações contrárias, inclusive dos adolescentes, é de desmerecimento da questão", diz ela “Ainda existe muita resistência de admitir uma violência específica contra a mulher, uma violência específica de gênero".

Pesquisadora das questões de gênero na USP e Unicamp, Michele pontua que essa não é uma pauta “de esquerda ou de direita". “A reivindicação dos direitos das mulheres ultrapassa qualquer posicionamento político e econômico."

(Paulo Saldana, trecho do Texto retirado no site: http://educacao.estadao.com.br/blogs/paulo-saldana/ ha-resistencia-de-admitir-a-violencia-especifica-contra-a-mulher-diz-pesquisdora/ 26 outubro de 2015)

Podemos inferir que o texto é:

Alternativas
Comentários
  • Quem teve ou tiver dificuldadecom essa questão é só partir para eliminação;

    Letra A-  ela não "só reproduz a fala da pesquisadora" - ERRADO

    Letra B - isso nunca será uma crônica - ERRADO

    Letra C - Ele esta informando e apresentando um assunto organizadamente - CORRETA

    Letra D - nunca é poético

  • Artigo de opinião:

    O artigo de opinião é um gênero textual pertencente ao âmbito jornalístico e tm por finalidade a exposição do ponto  de vista acerca de um determinado assunto. Tal qual a dissertação, ele também se compõe de um título, um parágrafo introdutório o qual se caracteriza como sendo a introdução, ao explanar de forma geraal sobre o assunto do qual discutirá.

    Possteriormente, segue o desenvolvimento arraigado (focado) na desenvoltura (desenvolvimento) dos argumentos apresentados, sempre tendo em mente que esses deverão ser pautados em bases sólidas (opiniões de outros e livros lançados sobre o assunto), com vista a conferir maior credibilidade por parte do leitor. E por fim, segue a conclusão do artigo, na qual ocorrerá o fechamento das ideias anteriormente discutidas.

    #cuidado pra não se confundir com CARTA DO LEITOR OU CARTA AO LEITOR.

    Carta ao leitor:

    Tedo em vista que o conhecimento deverá ser concebido sempre como algo não mensurável, ampliaremos os nossos conhecimentos acerca das características concernentes a mais uma situação comunicativa da qual compartilhamos cotidianamente.

    Geralmente veiculada pelos meios de comunicação representados pelos jornais e revistas (âmbito jornalístico), a carta de leitor pauta-se pela exposição de determinados comentários por parte do emissor. Ele, ao atravar conhecimento sobre uma matéria jornalística divulgada por um jornal ou revista, tem a habilidade de expor sua crítica, apresentar seu elogio, expressar alguma dúvida e até mesmo sugerir algo acerca do assunto ora relatado (como um artigo de opinião).

    Quanto aos aspectos  referentes à linguagem, há uma flexibilidade no que tange (tem a ver) ao público-alvo, ou seja, em se tratando de um público mais jovem, poderá prevalecer uma certa informalidade, e no caso de uma revista destinada à infornação, como por exemplo: Veja, Isto é Superinteressante, dentre muitas outras, alinguagem tende a ser mais formal.

    Não deixando de mencionar sobre os elementos que a constituem, estes se assemelham aos da carta pessoal, tais como: data, vocativo (a quem a carta se dirige), corpo (a mensagem propriamente dita), despedida e assinatura do remetente. 

    Em virtude de haver variação quanto à complexidade das cartas enviadas (tamanho), a equipe de redação do jornal tem plenos poderes para condensá-las, com vistas a torná-las à publicação, mesmo porque o espaço a elas destinados não é muito amplo. Quando publicadas, as cartas costumam ser agrupadas por assunto, isto é, relacionadas às devidas matérias jornalísticas a que se referem.

  • a) ERRADO: Não reproduz a fala da pesquisadora em todos os fragmentos do texto, mas menciona apenas em alguns o discurso por ela reproduzido.

    b) ERRADO: A crônica narra fatos do dia a dia, acontecimentos cotidianos e atuais, de uma maneira diferente, ora com intenção crítica, ora com intenção poética, ou de ambas as maneiras. 

    c) CORRETO: é dissertativo, pois discorre sobre um assunto de forma metódica e abrangente, expondo um ponto de vista e uma tese defendida com argumentos. (O autor usa argumentos de autoridade vindos da pesquisadora) 

    d) ERRADO: não é atemporal. O texto segue uma linha cronológica logo no primeiro parágrafo ao mencionar que o assunto se baseia no tema da redação do enem na data do dia 25 em uma tarde de domingo. Além disso, os textos narrativos possuem tempo e lugar, sucessão de fatos e tempo verbal predominantemente no passado.

  • C) informativo e dissertativo, já que apresenta um assunto e faz citações.