SóProvas


ID
1855549
Banca
IBAM
Órgão
Prefeitura de Santo André - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

              'Há resistência de admitir a violência específica contra a mulher', diz pesquisadora

As redes sociais fervilharam assim que o tema da redação do Enem foi revelado na tarde de domingo, 25. Os estudantes tiveram que escrever um texto sobre “a persistência da violência contra a mulher no Brasil", o que causou uma enxurrada de elogios à pertinência do texto, mas também inspirou críticas ao que seria uma “doutrinação".

Para a antropóloga Michele Escoura, assessora da área de Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Ação Educativa, a escolha do tema não deixa de ser um ato de militância. “Boa parte das reações contrárias, inclusive dos adolescentes, é de desmerecimento da questão", diz ela “Ainda existe muita resistência de admitir uma violência específica contra a mulher, uma violência específica de gênero".

Pesquisadora das questões de gênero na USP e Unicamp, Michele pontua que essa não é uma pauta “de esquerda ou de direita". “A reivindicação dos direitos das mulheres ultrapassa qualquer posicionamento político e econômico."

(Paulo Saldana, trecho do Texto retirado no site: http://educacao.estadao.com.br/blogs/paulo-saldana/ ha-resistencia-de-admitir-a-violencia-especifica-contra-a-mulher-diz-pesquisdora/ 26 outubro de 2015)

Na oração “Ainda existe muita resistência de admitir uma violência específica contra a mulher, uma violência específica de gênero", os dois verbos presentes na oração, “existir" e “admitir", são classificados, respectivamente, como: 

Alternativas
Comentários
  • Item C

    existir -> verbo intransitivo

  • Errei a questão, mas, ao analisá-la, vi que está na ordem invertida.

    Na ordem direta ficaria assim: '' muita resistência de admitir uma violência específica contra a mulher, uma violência específica de gênero, ainda existe''. 

     

  • VERBO INTRANSITIVO PEDE ADJUNTO ADVERBIAL .

     

  • ITEM C

    Verbo "existir": quem existe, existe. (verbo intransitivo) 

    Verbo "admitir": quem admite, admite ALGO. (verbo transitivo direto)

  • Verbo intransitivo - existir. 

     

    Verbo transitivo direto - admitir. 

     

    Boa sorte e bons estudos!

  • Eu existo.

    Tu existes.

    Ele existe.

     

    O verbo existir nao pede complemento, quem existe, existe e pronto. Portanto, verbo intransitivo porque não pede complemento. Só com essa informação ja daria para acertar a questão.

  • Admitir o Brasil - Verbo transitivo direto - não pede preposição.

    O Brasil existe - Verbo intrasitivo - Você entende o contexto sem precisar de complementação.

  • "Ainda existe muita resistência" - A ação descrita na frase pelo verbo Existir já tem sentido completo. Quem existe, existe. Verbos significativos que não exigem complemento, pois tem sentido completo, são chamados de verbos intransitivos.


    "Resistência de admitir uma violência" - A ação descrita na frase pelo verbo Admitir não tem sentido completo. Quem admite, admite algo. Verbos significativos que exigem complemento, são chamados de verbos transitivos.

    Verbos transitivos podem estar acompanhados de preposição. Estes são chamados de verbos transitivos indiretos, pois precisam de uma preposição para intermediar. Portanto, indireto.

    Ou. os verbos transitivos podem NÃO estar acompanhados de preposição. Estes são chamados de verbos transitivos diretos, pois não precisam que uma preposição intermedeie. Portanto, direto.


    Resposta: C)

  • Ainda existe muita resistência de admitir uma violência específica contra a mulher.

    Quem admite, admite alguma coisa de alguém ou contra alguém.

    Admitir deveria ser um verbo transitivo direto e indireto - VTDI. Mas como não há esta opção e o verbo não deixa de ser VTD, a resposta incompleta é a letra C mesmo.

  • Alerta: Frase invertida. 

  • Tinha que ler direitinho o enunciado para não errar. Pediram a resposta na ordem contrária a apresentada no texto.