-
conversa face a face visa
. lidar com múltiplos sinais, simultaneamente;
. facilitar um feedback rápido de via dupla;
. estabelecer um foco pessoal para a comunicação.
-
1 - A comunicação "face a face" é viável para todo tipo de organização, pois é rápida, eficaz e barata, já que não exige investimento como outros canais que disseminam informações. Pode ser realizada em grupo ou com apenas um profissional, quando a situação exigir.
-
Ainda segundo o professor Rodrigo Rennó do EVP, ele diz que a conversa face a face é uma comunicação de alta riqueza de canal , pois através dela conseguimos visualizar vários elementos : Ex:
lidar com múltiplos sinais, simultaneamente;
. facilitar um feedback rápido de via dupla;
. estabelecer um foco pessoal para a comunicação
-
GABARITO: B
A banca está pedindo o canal mais rico, não é mesmo? Qual é o canal que nos possibilita lidar com múltiplos canais ao mesmo tempo? Somente na conversa pessoal (cara-a-cara) é que podemos analisar diversos aspectos ao mesmo tempo (exemplo: fala, postura, expressão facial, etc.). Este canal possibilita um feedback muito mais rápido, de mão dupla e, naturalmente, é um modo muito mais pessoal de transmitir a mensagem, não é mesmo?
Agora enriquecendo os estudos:
Vantagens do Canal Pobre
•Atinge um número grande de pessoas
•A comunicação fica registrada e pode ser reenviada da mesma forma;
• Pode ser planejada antecipadamente em detalhes;
• É de fácil replicação e distribuição.
Vantagens do Canal Rico
• É muito mais pessoal;
• É um canal de mão dupla, pois temos uma resposta muito mais rápida do receptor;
•O feedback é instantâneo.
-
Só não entendi uma coisa. Por quê a alternativa A "Conversa ao telefone" está errada?
Entendo perfeitamente que a conversa face-a-face é o melhor método, mas o enunciado pediu o(s) canal(is) que atende(m) aos 3 requisitos e a conversa ao telefone também atende aos requisitos, ainda que com uma riqueza bem menor.
Se um telefone estiver em viva-voz é possível uma comunicação entre mais de 2 pessoas; as pessoas passam feedback com palavras ou sons (tipo "ahan"); e de acordo com o nível de intimidade a conversa pode ficar com tom pessoal.
Se alguém puder esclarecer, agradeço.
-
Fernando, na conversa por telefone não é possível lidar com os múltiplos sinais, visto que os sinais e expressões corporais somente são possíveis na conversa face a face.
-
Somente na conversa pessoal (cara-a-cara) é que podemos analisar diversos aspectos ao mesmo tempo (exemplo: fala, postura, expressão facial, etc.).
Este canal possibilita um feedback muito mais rápido, de mão dupla e, naturalmente, é um modo muito mais pessoal de transmitir a mensagem.