SóProvas


ID
1856302
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Com relação aos métodos de análise de investimento utilizados na avaliação econômica de projetos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    O método da TIR é indicado para avaliação de investimentos cujo fluxo de caixa seja do tipo simples ou convencional, cujo resultado seja uma única TIR. Isso porque, se os capitais do fluxo de caixa apresentarem mais de uma mudança de sinal, ou seja, mais de uma saída ao longo do período de análise, o fluxo de caixa poderá ter mais de uma TIR – o que chamamos de Múltiplas TIR (ou Taxas Internas de Retorno Múltiplas).


    ##É possível escolher o melhor projeto apenas comparando os VPL dos projetos avaliados.
    ##Mas não é possível realizar essa escolha por meio da simples comparação das TIRs desses projetos.
    ##Portanto, para projetos mutuamente excludentes, deve-se dar preferência ao método do VPL, que não possui restrição.

  •  a) ERRADO, o VPL projeta o fluxo de caixa durante toda a vida econômica do projeto, ele reconhece o valor do dinheiro no tempo e esse valor não é em percentutal, é uma projeção.

     b) ERRADO, O VPL supõe que as entradas de caixa ao longo do projeto sejam reinvestidas ao custo de capital da empresa, ao passo que o método da TIR supõe o reinvestimento à própria TIR. 

     c) ERRADO, eles devem ser analisados em conjunto. Mas, com base puramente teórica, o uso do VPL é melhor. Sua superioridade é atribuída a vários fatores, mas o mais importante é a suposição implícita no uso do VPL de que todas as entradas de caixa geradas ao longo do projeto são reinvestidas ao custo de capital da empresa, enquanto que no uso da TIR supõe-se que todas as entradas de caixa são reinvestidas à taxa interna de retorno do projeto. Essa premissa é válida desde que não haja uma grande discrepância entre a taxa interna de retorno e a taxa de desconto utilizada para o projeto. Quando há discrepância entre as taxas mencionadas, os resultados tendem a ser menos confiáveis e podem induzir a erros de avaliação. Além disso, o método da TIR pode levar as múltiplas taxas internas de retorno para um mesmo projeto, caso haja mais de uma inversão de sinal no fluxo.

    d) CORRETO, já mencionado acima.

    e) ERRADO, O método da TIR considera que o reinvestimento dos fluxos resultantes dos projetos seja realizado pela própria TIR.