SóProvas


ID
185665
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O conceito de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) expressa o compromisso da empresa com a adoção e a difusão de valores, conduta e procedimentos que induzam e estimulem o contínuo aperfeiçoamento dos processos organizacionais para que resultem em melhoria da qualidade de vida da sociedade.
Com base nesse conceito, que pressupõe um estágio avançado de RSC, afirma-se que essas empresas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Também é chamada de Cidadania Empresarial ou Responsabilidade Social Empresarial (RSE). É o reconhecimento e assunção, pelas empresas e por seus atores-chave (proprietários ou controladores, demais acionistas, dirigentes, gestores e outros empregados) dos seus deveres em relação à comunidade em que atuam e à sociedade em geral.
    A RSC, contudo, não se confunde com a filantropia ou benemerência, que prevaleciam na área social. Seu conceito refere-se às estratégias de sustentabilidade a longo prazo das empresas – que, em sua lógica de perfomance e lucro, passam a contemplar a preocupação com os efeitos sociais e/ou ambientais de suas atividades e o objetivo de contribuir para o bem-comum e a melhoria da qualidade de vida das populações. Assim, a RSC expressa compromissos muito mais amplos do que aqueles previstos em lei (obrigações trabalhistas, tributárias e sociais; cumprimento das legislações ambiental e de usos dos recursos naturais, etc.). Expressa, sobretudo, a adoção e disseminação de valores, atitudes, comportamentos e procedimentos mais positivos dos pontos-de-vista ético, social e ambiental.

    Fonte:http://www.comunicarte.com.br/conceitos.htm

  • Quando eu li que essa questão estava como média , eu fiquei assustado! Meus amigos, TODAS as ações que uma empresa faz visa SEMPRE algum benefício a ela. A única alternativa que dava essa idéia era a C.
  • Vejo o foco da questão o estágio avançado de RSC, como elucida o enunciado. A única alternativa que apresenta um modelo avançado de estratégia é a C, onde a organização possui uma visão de longo prazo, enxergando uma vantagem futura. Vou citar um exemplo utilizado pelo Porter, que encontrei no material do site Aprova Concursos.

    Ele cita a produtora cinematográfica Dream Works que criou, em Los Angeles, um programa para capacitar, am habilidades ligadas a esse timpo de indústria, estudantes de baixa renda. Com isso, ela atinge objetivos de benefício social e objetivos econômicos, pois A LONGO PRAZO, terá à sua disposição um mercado de talentos que ela mesma formou (Visão estratégica avançada).

  • Letra C

    Ao contrário do que o colega Renato Santos mencionou, a letra C não é tão imediata a depender das referências estudadas, porque o candidato pode concluir que a empresa deveria implementar ações voltadas também para agentes com os quais não interage, num genuíno gesto de altruísmo. Eu inclusive coloco aqui um trecho do "Administração Geral e Pública" do Chiavenato (2009, p. 255) e chamo atenção à quinta proposição de Davis:

    "O modelo de responsabilidade socialcorporativa sugerido por Davis parte de cinco proposições, a saber:

    1. A responsabilidade social emerge dopoder social. Toda organização tem influência sobre a sociedade,que deve exigir condições que resultam do exercício dessainfluência.

    2. As organizações devem operar em umsistema aberto de duas vias, com recepção aberta de insumos dasociedade e expedição aberta de suas operações para o público.As organizações devem ser ouvidas pelos representantes da sociedadequanto ao que devem manter ou melhorar em termos de bem-estar geral.Por outro lado, a sociedade deve ouvir os relatórios dasorganizações em relação ao atendimento das responsabilidadessociais. As comunicações entre representantes das organizações eda sociedade devem ser abertas e honestas.

    3. Os custos e benefícios sociais deuma ação, produto ou serviço devem ser calculados e consideradosnas decisões a respeito deles. A viabilidade técnica elucratividade econômica não são os únicos fatores que pesam nasdecisões da organização. Ela também deve considerar consequênciasde curto ou longo prazo sobre suas ações.

    4. Os custos sociais relacionados acada ação, produto ou serviço devem ser repassados ao consumidor.Os negócios não devem ser financiados somente pela organização. Ocusto de manter atividades socialmente desejáveis dentro dosnegócios deve ser transferido para o consumidor adotando preçosmais elevados dos bens e dos serviços relacionados a essasatividades.

    5. Como cidadãs, as organizaçõesdevem ser envolvidas na responsabilidade em certos problemas sociaisque estão fora de suas áreas normais de operação. A organizaçãoque possui expertise de resolver um problema social com o qual nãoestá diretamente associada deve ser responsável por ajudar asociedade a resolver esse problema."