SóProvas


ID
1857064
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I 

                                                Lixo

      A partir da Revolução Industrial, as fábricas começaram a produzir objetos de consumo em larga escala e a introduzir novas embalagens no mercado, aumentando consideravelmente o volume e a diversidade de resíduos gerados nas áreas urbanas. O homem passou a viver então a era dos descartáveis, em que a maior parte dos produtos – desde guardanapos de papel e latas de refrigerantes, até computadores – é utilizada e jogada fora com enorme rapidez.

      Ao mesmo tempo, o crescimento acelerado das modernas metrópoles fez com que as áreas disponíveis para colocar o lixo se tornassem escassas. A sujeira acumulada no ambiente aumentou a poluição do solo, das águas e piorou as condições de saúde das populações em todo o mundo, especialmente nas regiões menos desenvolvidas. Até hoje, no Brasil, a maior parte dos resíduos recolhidos nas grandes cidades é simplesmente jogada sem qualquer cuidado em depósitos existentes nas áreas periféricas.

      A questão é: o que fazer com tanto lixo?

                                                                                             (Adaptado. Internet.)

A pergunta final do texto

Alternativas
Comentários
  • "O homem passou a viver dos descartáveis, em que a maior parte dos produtos ... é utilizada e jogada fora com enorme rapidez. "

  • letra a. é causada pelos problemas colocados antes.

    .... aumentando consideravelmente o volume e a diversidade de resíduos gerados nas áreas urbanas. 

    O homem passou a viver então a era dos descartáveis,...  é utilizada e jogada fora com enorme rapidez. 

    crescimento acelerado das modernas metrópoles fez com que as áreas disponíveis para colocar o lixo se tornassem escassas.

    . a maior parte dos resíduos recolhidos nas grandes cidades é simplesmente jogada sem qualquer cuidado em depósitos existentes nas áreas periféricas. 

  • Que questão mal elaborada! Não existe isso de "colocação" de lixo. Existe destinação final! E a redação de: a pergunta é causada pelos problemas colocados antes... Está certo isso, gente? Sério? Porque pra mim a pergunta não pode causar nada!
  • A causa de o que fazer com tanto lixo encontra sua origem nos problemas colocados anteriormente, como por exemplo, aumento no uso de descartáveis, crescimento das metrópoles, escassez de áreas de descarte, etc. 

  • A pergunta é CAUSADA, consequência dos levantamentos no texto.
  • O texto apresenta o problema, mas não a solução. A questão não é respondida no texto. Também não é decorrente da falta de colocação de lixo que foi um dos problemas apresentados e não a causa. A questão social não foi colocada como causa no texto e nem responde a pergunta feita ao final. Sendo assim, resposta correta LETRA A.

  • É uma questão que requer atenção do candidato. Pois com essa pergunta, ela nos deixa claro que trata-se de uma COMPREENSÃO TEXTUAL. Ou seja, precisamos ler o texto duas ou três vezes, pra depois responder.
    A questão buscou o entendimento dentro do texto.

    Gabarito (a)

  • Fábricas produzem em larga escala> maior parte dos produtos é utilizada e jogada fora>áreas para colocar lixo tornam-se escassas: o que fazer com tanto lixo?

    Letra: A

  • affw ,, sou muito ruim de interpretação, quando penso que acertoo. sqn

  • Quando a ordem das questões colocam 3 gabaritos A em sequencia e vc fica com medo kkkkkkkkk ufa!

  • Afinal, qual o problema da letra C?

  • Letra A.

     

     A questão é: o que fazer com tanto lixo? 

                                                                               

    A pergunta final do texto

     b) é respondida pelo conjunto do texto. - Não é respondida, pode voltar ao texto e ver que em nenhum momento é dada uma solução de o que fazer com o lixo.

     c) é decorrente da falta de colocação do lixo. - Apesar de estranha, se a gente forçar a gente entende que essa "colocação do lixo" é a sua "destinação apropriada", porém não responde o que fazer com tanto lixo, porque além de precisar de uma destinação adequada, também deveria haver uma geração menos exagerada de resíduos descartáveis.

     d) é fruto da falta de educação dos cidadãos. - Isso é uma das causas, não a solução do que fazer com tanto lixo.

     e) é consequência da pobreza e da falta de educação. - Isso não é a solução do que fazer com tanto lixo e também é extrapolação, pois o trecho que diz "...especialmente nas regiões menos desenvolvidas. Até hoje, no Brasil, a maior parte dos resíduos recolhidos nas grandes cidades é simplesmente jogada sem qualquer cuidado em depósitos existentes nas áreas periféricas.", ou seja, menos desenvolvida não é necessariamente pobre, já o fato de jogar sem qualquer cuidado é realmente falta de educação ou de instruções constantes para a sociedade.

  • GABARITO: LETRA  A

    AGREGANDO CONHECIMENTO:

    COMPREENSÃO:

    -Segundo o texto

    -De acordo com o texto

    -Conforme o texto

    -De acordo com o autor

    INTERPRETAÇÃO:

    -Infere- se do texto

    -Depreende-se do texto

    -Conclui-se do texto

    FONTE: Professora Giancarla Bombonato