-
A permanência em um ano ou mais no ciclo deve ser compreendida como uma medida educativa para que o aluno tenha oportunidade e expectativa de sucesso e motivação, para garantir a melhoria de condições para a aprendizagem. Quer a decisão seja de reprovar ou aprovar um aluno com dificuldades, esta deve sempre ser acompanhada de encaminhamentos de apoio e ajuda para garantir a qualidade das aprendizagens e o desenvolvimento das capacidades esperadas.
Gabarito: B
Fonte: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/10122/M%C3%93DULO%20III%20-%20AVALIA%C3%87%C3%83O.pdf
-
Concordo quando se fala que a decisão de reprovar ou aprovar um aluno serve para garantir a melhoria de condições para a aprendizagem, MAS dizer que ela serve para o aluno como "expectativa de sucesso e MOTIVAÇÃO" não condiz com a realidade escolar. Nenhum aluno sente-se MOTIVADO ao ser reprovado, muito pelo contrário, a baixa estima é o principal efeito da reprovação.
-
Essa questão é uma porcaria mesmo. Tem duas respotas certas aí!
-
Qual o erro dessa alternativa?
Se o processo de ensino e de aprendizagem está a serviço da avaliação, a decisão de aprovar ou reprovar não deve ser a expressão de um “castigo", nem ser unicamente pautada no quanto se aprendeu ou se deixou de aprender dos conteúdos propostos.
-
o processo de ensino e de aprendizagem NÃO está a serviço da avaliação.