SóProvas


ID
1858150
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assembleia Geral das Nações Unidas

A Assembleia Geral das Nações Unidas é o orgão intergovernamental, plenário e deliberativo da Organização das Nações Unidas, e é composto por todos os paises membros, tendo cada um direito a um voto. No que respeita ao processo de deliberação, as questões importantes são votadas por maioria de dois terços dos membros presentes e votantes enquanto as questões restantes são votadas por maioria simples. É um forum político que, igualmente, supervisiona e coordena o trabalho das agencias.

                                                                                        Acesso em set. 2012. 

No texto acima, foram retirados os acentos gráficos de algumas das palavras grifadas. Para que o texto volte a estar em consonância com o novo Acordo Ortográfico, devem receber acento gráfico as seguintes palavras: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B = Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).
    Ex.: história, cáries, jóquei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam, enxáguem; fácil, glúten, fórum, caráter, prótons, tórax, júri, lápis, vírus, fórceps.
    Cuidado!!!
    1) A palavra hífen é acentuada por ser paroxítona terminada em -n. Já hifens não é acentuada por terminar em -ens. É bom dizer que palavras terminadas em -n têm dois tipos de plural (com -s ou -es), podendo, então, ser pluralizadas como proparoxítonas: hífenes, pólenes, abdômenes... Estas formas (hífen/hifens/hífenes), assim como outras terminadas em -em ou -n, devem estar no seu sangue, hein!
    2) Verbos paroxítonos terminados em ditongo -am também não são acentuados: cantam, mexam...
    3) Não se acentuam prefixos paroxítonos terminados em -r ou -i, exceto quando substantivados: hiper- (o híper), mini- (a míni).
    4) Como vimos no capítulo de Fonologia, palavras paroxítonas terminadas em ditongo crescente podem ser analisadas como proparoxítonas eventuais, relativas ou acidentais. Isso já foi questão de concurso em 2012 (veja depois nas questões comentadas deste capítulo). Portanto, palavras como paciência, miséria, colégio, série, que normalmente são interpretadas como paroxítonas terminadas em ditongo crescente, podem ser tomadas como proparoxítonas. Logo, se cair na prova uma questão dizendo que tais palavras são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente ou por serem proparoxítonas (eventuais, relativas ou acidentais), não titubeie, pois está correto! Entretanto, a banca Cespe/UnB (STM – Técnico Judiciário – 2011) foi mais taxativa ao dizer que “aeroportuários” (paroxítona ou proparoxítona acidental) não segue a mesma regra de acentuação de “meteorológica” (proparoxítona). É bom saber como as bancas pensam!

    Pestana (2013, 1ª Edição)

  • RESPOSTA: "B"

    Quatro palavras são nítidas de perceber o acento. A Palavra assembléia perdeu o acento no novo acordo ortográfico, ficando Assembleia o correto a partir de 2009.  Então basta buscar a opção em que se acentuaram corretamente as outras quatro palavras do texto. Uma vez que todas as cinco alternativas trabalham com palavras sempre acentuadas o segredo está em perceber em quem no novo acordo ortográfico perdeu o acento.

  • Matando assembleia já dava pra acertar a questão. Não são acentuadas as paroxítonas terminadas em -ei -oi

     

    ex: ideia, geleia, jiboia, joia