SóProvas


ID
1858168
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Jardim do Méier é revitalizado

Rio - A Prefeitura do Rio entregou revitalizado, na manhã desta quinta-feira, o Jardim do Méier. Os trabalhos foram realizados pelas equipes da Gerência de Monumentos e Chafarizes, Coordenadoria Geral de Conservação (CGC), Rioluz e Comlurb.

Fonte: Jornal O Dia. Disponível em http://odia.ig.com.br/portal/o-dia-24-horas/jardim-do-m%C3%A9ier- %C3%A9-revitalizado-1.486098. Acesso em set. 2012. 

Em relação à grafia do tradicional bairro carioca, grifado no texto acima, pode-se dizer que, com a vigência do Novo Acordo Ortográfico,

Alternativas
Comentários
  • A letra B também está certa ou eu to doido ?
    =/ 
     

  • Méier continua com acento pois é paroxítona terminada em R. 

    Só a letra C está errada,mas o enunciado  pede um termo semelhante, que é a letra A.

  • A questão pede o conhecimento da regra dos ditongos abertos Éi, Ói, Éu que quando em posição paraxítona não recebem acentos (fora isso devem receber acento), porém se mesmo na posição paraxítona entrar numa das regras para acento obrigatório de paroxítona ele deve ser acentuado.

    É o que ocorre na palavra Des-trói-er também. É ditongo aberto em posição paroxítona, porem terminada em R, logo deve receber acento.

    Esse tipo de questão pegadinha está começando a cair bastante já vi 4 questões assim no último mês todas de 2016, portanto, atenção a exceção da regra do ditongo aberto não acentuado em posição paroxítona.

     

    Assim, a alternativa B torna-se errada fazendo com que a A seja certa.

     

    Fonte: Professor Paciello Alfacon

     

    Bons Estudos!!

  • Nessa questão, tem que se ligar na divisão silábica:

    Méier = Mé-ier (CORRETO) >> Trata-se de paraxítona terminada em -R, logo o acento permanece.

    Méi-er (ERRADO) >> Se fosse assim, realmente teria perdido o acento, já que as paroxítonas que sejam ditongos não são mais acentuadas.

  •  Nas palavras paroxítonas, ou seja, nos vocábulos cuja tonicidade recai na penúltima sílaba, os ditongos abertos ei e oi que eram acentuados, não são mais. Assim, alguns termos que hoje se escreve de um jeito, tomam novos formatos ortográficos, como: assembleia, ideia, jiboia, proteico, heroico, etc. Já outros, continuam como são: cadeia, cheia, apoio, baleia, dezoito, etc.

    CAVEIRA NELES.PHD.

  • A

    paraxítona terminada em R 

    Mé- ieR