SóProvas


ID
1858570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

      A presente invenção proporciona composições farmacêuticas que incluem novas moléculas capazes de atuar na inibição da acetilcolinesterase, úteis no tratamento não somente das patologias associadas à transmissão colinérgica (como os quadros de deficiência de memória), mas também das doenças neurodegenerativas (como o mal de Alzheimer e a miastenia grave). Outra utilização para as novas moléculas é o tratamento de intoxicações motivadas por agentes químicos de ação central.

                             Internet: <www.patentes.ufrj.br>  (com adaptações).

Com relação ao texto acima, que resume um pedido de patente, e aos múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o próximo item. 

As moléculas descritas no texto, caso sejam empregadas em doses supraterapêuticas, poderão provocar taquicardia e hipertensão, elevando a depuração de agentes químicos de ação central.

Alternativas
Comentários
  • Ao inibir a acetilcolinesterase , serão acentuados os efeitos muscarínicos e não os adrenérgicos, portanto aumentando-se a dose  destes inibidores, os efeitos simpáticos serão acentuados e não os parassimpáticos, como diz na questão.

  • Liliane, o correto não seria dizer que os efeitos parassimpáticos serão aumentados, uma vez que os receptores muscárinicos quando ativados irão gerar bradicardia e hipotensão? Você não quis dizer o contrário?

  • Causa bradicardia e hipotensão.