SóProvas


ID
1858618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

      Essa invenção, constituída por sistemas terapêuticos transdermais, possui nicotina como substância ativa e se caracteriza por apresentar uma elevada flexibilidade.

                      Internet: <www.patentesonline.com.br>  (com adaptações).

Com referência ao trecho de pedido de patente descrito acima e aos múltiplos aspectos que esse texto suscita, julgue o item subsequente. 

O consumo de produtos à base de tabaco pode provocar dependência, muitas vezes relacionada a mecanismos de tolerância, tais como o aumento do número de receptores nicotínicos no cérebro.

Alternativas
Comentários
  • Bom acredito que essa questão deveria ter o gabarito dado como errada, porque tolerância, considerando a farmacodinâmica, diminui o número de receptores e não aumenta. O que acham?

  • Gabarito deveria ser ERRADO !

    "A tolerância farmacodinâmica, o mecanismo mais importante de tolerância, é causada por alterações na interação droga� receptor. Essas alterações podem incluir a diminuição do número de receptores ou uma modificação na via de transdução do sinal."

    GOLAN, David et al. Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. Guanabara Koogan, 2009.

  • Gente, no "Manual de farmacologia Terapêutia do Goodman e Gilman , 2 edição, página 389" fala dos tipos de tolerância, entre elas a tolerância farmacodinâmica  (um subtipo da tolerância adquirida), vou reproduzir o trecho:

    "Tolerância farmacodinâmica refere-se às alterações adaptativas que ocorrem dentro dos sistemas afetados pela droga, de modo que a resposta a determinada concentração do fármaco é acentuada. Exemplos são as alterações da quantidade de receptores ou da eficiência do acoplamento do receptor às vias de transdução dos sinais, qeu são induzidas pelas drogas" (grifo meu)

    Acredito que a banca tenha se baseado em algo do tipo pra esse gabarito. GABARITO CORRETO.

  • Sim, mas em nenhum momento o que você transcreveu falou em aumento do número.. Porque a tolerância que nem o colega, renan, colocou gera diminuição do número dos receptores. Acredito que quando ele falou acentuada quis fazer referência a alguma sensibilidade a nível de receptor, mas em termos quantitativos dizer aumento do número é forçar a barra.

  • Bom a meu ver essa questão é muito tranquila, só coloquei porque estava com o goodman aberto aqui rsrs

    Veja bem eu entendo da seguinte forma: Alterações da QUANTIDADE de receptores fica implícito o AUMENTO OU DIMINUIÇÃO DO NÚMERO de receptores, no caso em tela cita-se "aumento do número de receptores" pelo enunciado. Se aumenta o número dos receptores nicotínicos aumenta a sensibilidade também, mas  no caso de pessoas que fazem uso prolongado de uma certa substância o aumento do número de recptores sem o aumento da quantidade do xenobiótico ira promover uma diminuição da resposta, e por isso será necessário um aumento da dose, logo haveria aí um mecanismo de tolerância.

    Não é algo ao pé da letra é mais uma questão de interpretação mesmo, nesse caso não "compensa" brigar com banca, muito menos com o Cespe, quem faz prova do cespe sabe que essa banca considera questões incompletas como correta, a meu ver essa questão está mais pra incompleta do que pra errada.

    Abraço bons estudos!

     

  • Sempre que leio sobre tolerância vejo o "downregulation". Não faz sentido aumentar o número de receptores, primeiro que seria gasto energético, segundo que a resposta ao agonista seria exacerbada, terceiro que a célula já possui receptores reserva.