SóProvas


ID
1858660
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Diversas classificações têm sido propostas para os diuréticos, com base, principalmente, na estrutura química e nos mecanismos e locais de ação. No que se refere a esses fármacos, julgue o item subsequente.

A eficácia anti-hipertensiva da furosemida pode ser atribuída ao aumento da excreção de sódio, à redução do volume sanguíneo e à redução da resposta vascular do músculo liso ao estímulo vasoconstritor. 

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Furosemida: A eficácia anti-hipertensiva da furosemida pode ser atribuída ao aumento da excreção de sódio, à redução do volume sanguíneo e à redução da resposta vascular do músculo liso ao estímulo vasoconstritor.

  • A resposta da como Gabarito: CERTO, porém está ERRADA

    Ela contém uma afirmação errada em "à redução da resposta vascular do músculo liso ao estímulo vasoconstritor". A furosemida não tem efeito sobre sistema vasocontrictor seu mecanismo de ação é: "Os diuréticos de alça inibem o cotransporte de Na+/K+/2Cl– na membrana luminal, no ramo ascendente da alça de Henle. Dessa forma, a reabsorção desses íons diminui. Esses fármacos têm o maior efeito diurético entre todos os diuréticos, pois o ramo ascendente é responsável pela reabsorção de 25 a 30% do NaCl filtrado, e os locais a jusante não conseguem compensar o aumento da carga de Na+ .

    Ações: 

    Os diuréticos de alça atuam rapidamente, mesmo em pacientes com função renal diminuída ou que não responderam a outros diuréticos. As alterações na composição da urina induzidas pelos diuréticos de alça são mostradas na Figura 18.6. (Nota: ao contrário do tiazídicos, os diuréticos de alça aumentam o conteúdo de Ca2+ da urina. Em pacientes com concentrações séricas de Ca2+ normais, não ocorre hipocalcemia, pois o Ca2+ é reabsorvido no túbulo contorcido distal. Os diuréticos de alça podem aumentar o fluxo de sangue nos rins, possivelmente pelo aumento da síntese de prostaglandinas. Os AINEs inibem a síntese de prostaglandinas nos rins e podem diminuir a ação di

    urética

    dos diuréticos de alça.

    Fonte: Farmacologia Ilustrada

    Conclusão, essa assertiva deveria ter sido anulado ou mudado o Gabarito.

  • CERTO

    Também fiquei na dúvida quanto essa parte final da questão mas está certo sim.

    A Furosemida é um diurético de alça com início de ação rápido e de curta duração. Ela bloqueia o sistema cotransportador de NaK2Cl localizado na membrana celular luminal do ramo ascendente da alça de Henle.

    A ação diurética resulta da inibição da reabsorção de cloreto de sódio neste segmento da alça de Henle. Como resultado, a excreção fracionada de sódio pode alcançar 35% da filtração glomerular de sódio. Os efeitos secundários do aumento dessa excreção são aumento da diurese (devido ao gradiente osmótico) e aumento da secreção tubular distal de potássio. A excreção de íons cálcio e magnésio também é aumentada.

    A Furosemida causa estimulação dose-dependente do sistema renina-angiotensina-aldosterona.

    Na insuficiência cardíaca, produz uma redução aguda da pré-carga cardíaca e este efeito vascular precoce parece ser mediado por prostaglandina e ativação do sistema renina-angiotensina. Além disso, devido ao seu efeito natriurético, a Furosemida reduz a reatividade vascular das catecolaminas, que é elevada em pacientes hipertensos.

    A eficácia anti-hipertensiva dela é atribuída ao aumento da excreção de sódio, redução do volume sanguíneo e redução da resposta do músculo liso vascular ao estímulo vasoconstritor.

    fonte: https://www.sanarmed.com/resumo-de-furosemida-mecanismos-de-acao-farmacocinetica-indicacoes-e-mais