SóProvas


ID
1858669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Diversas classificações têm sido propostas para os diuréticos, com base, principalmente, na estrutura química e nos mecanismos e locais de ação. No que se refere a esses fármacos, julgue o item subsequente.

Os inibidores da anidrase carbônica apresentam ação diurética intensa devido à modulação do ritmo de filtração glomerular, modificando o fluxo plasmático renal.

Alternativas
Comentários
  • Inibem a enzima anidrase carbónica, responsável pela conversão de água e dióxido de carbono em ácido carbônico.

    Esta inibição permite reduzir a secreção de H+ para o túbulo proximal do rim, evitando a reabsorção de sódio. Este fato justifica-se pela existência de um transporte ativo (antiporte) que ocorre entre o H+ (em direção ao túbulo) e o Na+ (em direção à célula). O sódio vai ser mais excretado e, uma vez que a reabsorção de água está diretamente dependente da de sódio, aumenta também a excreção de água.

    o efeito adverso mais importante é acidose metabolica

  • Diuréticos de alça > Tiazídicos > Inibidores da anidrase carbônica.

    Os 2 primeiros causam alcalose metabólica, devido à excreção dos ions H+ ( podem causar), enquanto o último pode causar acidose devido a eliminação dos íons HCO3-.

  • A principal indicação dos inibidores da anidrase carbônica, como a acetazolamida, é para os casos de Glaucoma. Existem diuréticos mais potentes que são preferencialmente utilizados como anti-hipertensivos.