SóProvas


ID
1859752
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

As opções a seguir apresentam exemplos de Entidade Paraestatal, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA, Letra " E "

     

    A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é uma agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil.

     

    Autarquia especial federal, foi criada pela Lei n° 9.961 de 28 de janeiro de 2000, sendo responsável em promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regular as operadoras setoriais, a relação entre prestadoras e consumidores e contribuir para o desenvolvimento das ações de saúde no país.

     

    Fonte: https://jus.com.br/artigos/26712/agencias-reguladoras

  • Gabarito: letra E!!!

    Exemplos de serviços sociais paraestatais:
    a) Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai;
    b) Serviço Social da Indústria – Sesi;
    c) Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac;
    d) Serviço Social do Comércio – Sesc;
    e) Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – Senat;
    f) Serviço Social do Transporte – Sest;
    g) Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae;

    (...)

    O nome “terceiro setor” designa atividades que não são nem governamentais (primeiro setor) nem empresariais e econômicas (segundo setor). Desse modo, o terceiro setor é composto por entidades privadas da sociedade civil que exercem atividades de interesse público sem finalidade lucrativa.”

    (...)

    No âmbito federal, duas qualificações podem ser atribuídas para entidades do terceiro setor: a) organizações sociais (OSs); e b) organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips).

    Trecho de: ALEXANDRE MAZZA. MANUAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO. (2016).

  • organização tem 2 alternativas.

    serviços 2 tbm.

    logo, só sobra a E.

  • As agências reguladoras, assim como as agências executivas, são autarquias em regime especial. As agências reguladoras são criadas para "regular" a prestação dos serviços públicos por parte dos particulares, evitando que estes busquem desenfreadamente o lucro. As agências reguladoras fiscalizam, criam normas e regulam a prestação dos serviços.

     

    Ex: o Estado, em busca de maior eficiência, transfere a prestação de energia elétrica a uma empresa. Para regular a prestação desse serviço, ele cria a ANEEL: Agência Nacional de Energia Elétrica.

     

    Obs1: os dirigentes das agências reguladoras são nomeados pelo Presidente da República, com aprovação prévia do Senado Federal, para cumprir mandato certo (mandato certo significa que não pode haver exoneração ad nutum - livre exoneração -, como nos cargos em comissão ou funções de confiança).

     

    Obs2: quando os dirigentes das agências reguladoras deixam o posto, devem cumprir quarentena de, no mínimo, 4 e, no máximo, 12 meses. Significa que, durante esse tempo, o ex-dirigente não poderá prestar serviço a nenhuma empresa de serviços regulados pela agência que ele dirigia.

     

    -----
    Thiago

  • Das alternativas da questão, apenas a Agência Nacional de Saúde Suplementar não é uma entidade paraestatal, pois é uma agência reguladora (autarquia). Lembrando que as agências reguladoras, por serem constituídas sob a forma de autarquia, fazem parte da Administração Indireta, ao contrário das entidades paraestatais, que não integram a Administração Pública formal.

    Gabarito: alternativa “e”