SóProvas


ID
1860472
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Mirian Goldenberg, no livro "A arte de pesquisar", sistematiza diferentes perspectivas teóricas que subsidiam a pesquisa qualitativa. Numere as características da coluna da direita de acordo com as perspectivas teóricas da coluna da esquerda.

1. Positivismo.
2. Sociologia Compreensiva.
3. Funcionalismo.
4. Fenomenologia.

( ) O principal interesse da ciência social é o comportamento significativo dos indivíduos engajados na ação social, ou seja, o comportamento ao qual os indivíduos agregam significado, considerando o comportamento de outros indivíduos.
( ) O objeto das ciências sociais deve ser estudado tal qual o das ciências físicas; a pesquisa é uma atividade neutra e objetiva, que busca descobrir regularidades ou leis, em que o pesquisador não pode fazer julgamentos nem permitir que seus preconceitos e crenças contaminem a pesquisa.
( ) Tem sua fundamentação na filosofia de Husserl. Quer atingir a essência dos fenômenos, ultrapassando suas aparências imediatas. Traz para o campo de estudo da sociedade o mundo da vida cotidiana, onde o homem se situa com suas angústias e preocupações.
( ) Consiste em analisar todo fato social do ponto de vista das relações de interdependência que ele mantém, sincronicamente, com outros fatos sociais no interior de uma totalidade. 

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Sociologia Compreensiva= O principal interesse da ciência social é o comportamento significativo dos indivíduos engajados na ação social, ou seja, o comportamento ao qual os indivíduos agregam significado, considerando o comportamento de outros indivíduos. 
    Positivismo= O objeto das ciências sociais deve ser estudado tal qual o das ciências físicas; a pesquisa é uma atividade neutra e objetiva, que busca descobrir regularidades ou leis, em que o pesquisador não pode fazer julgamentos nem permitir que seus preconceitos e crenças contaminem a pesquisa.
    Fenomenologia= Tem sua fundamentação na filosofia de Husserl. Quer atingir a essência dos fenômenos, ultrapassando suas aparências imediatas. Traz para o campo de estudo da sociedade o mundo da vida cotidiana, onde o homem se situa com suas angústias e preocupações. 
    Funcionalismo= Consiste em analisar todo fato social do ponto de vista das relações de interdependência que ele mantém, sincronicamente, com outros fatos sociais no interior de uma totalidade.