SóProvas


ID
1861015
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Quanto ao transporte de oxigênio, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  


    Consideramos que o traçado contínuo é o parâmetro em condições normais, e que assim, para uma PO2 de 60mmHg, por exemplo, temos 90% de saturação correspondente. 

    O que se sabe é que quando para uma mesma PO2 de 60mmHg tem-se uma saturação maior, uns 95%, a curva se desvia para a esquerda (traçado superior). Levando em conta que a saturação é a expressão da quantidade de O2 menos disponível para os tecidos, ainda acoplado à hemoglobina, a curva da direita significa, a grosso modo, uma situação de repouso. 

    Por outro lado, se para a mesma PO2 de 60mmHg tem-se uma saturação menor, a curva se desvia para a esquerda (curva inferior) e significa que há menos O2 acoplado, existe mais O2 disponível para uso os tecidos. Assim, a curva da direita corresponde a uma condição de exercício físico, por exemplo. Tudo bem? É meio complicado organizar as idéias, mas é simples...

    E como a curva é desviada? Em que condições o O2 se desvincula da molécula de hemoglobina para ser utilizado ou não? 
    Como consta na figura, existem ainda alguns elementos que podem desviar a curva normal comopH (dito como concentração de H+ livre), temperaturaCO2 (chamado Efeito Bohr, efeito do CO2 nesta curva normal) e o 2,3DPG (difosfoglicerato), que é um dos nove subprodutos da respiração anaeróbia junto com o ácido lático. Arrá, esse você já ouviu falar! Então, o 2,3DPG é irmão do ácido lático.

    Dessa forma, o que desvia a curva para a DIREITA (exercício físico, por exemplo): 
    - Diminuição do pH (acidose)
    - Aumento de temperatura
    - Aumento de CO2 
    - Aumento de 2,3DPG.

    E o que desvia a curva para a ESQUERDA (repouso, por exemplo):
    - Aumento do pH (alcalose)
    - Diminuição de temperatura
    - Diminuição de CO2
    - Diminuição de 2,3DPG.