SóProvas


ID
1862086
Banca
MGA
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as seguintes assertivas sobre a Administração por Objetivos (APO) e relacione-as com V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) A APO (Administração por objetivos) é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade.

( ) O aparecimento da APO ocorreu em 1954, quando Peter F. Drucker publicou um livro sobre a Administração por Objetivos, sendo considerado o pai da APO.

( ) Na APO há intensa participação do gerente e do subordinado. Quando o gerente define os objetivos, vende-os aos subordinados, mensura-os e avalia o progresso, o processo torna-se muito mais um controle por objetivos do que propriamente uma Administração por Objetivos.

( ) Os objetivos devem ser quantificados e com prazos definidos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: 

Alternativas
Comentários
  • Administração por Objetivos
    Antigamente, as empresas tinham um processo de planejamento centralizado. Nesse processo, a organização mantinha um departamento de planejamento e pesquisas que fazia o diagnóstico interno e externo e determinava os objetivos da companhia como um todo e de cada departamento.
    Naturalmente, essa prática demandava uma grande capacidade de análise dessa equipe, pois deveria ter conhecimento de diversos aspectos de cada mercado em que a empresa estivesse envolvida e das capacidades internas de cada departamento.
    Desse modo, o processo era lento e muitas vezes não levava em consideração aspectos e detalhes que seriam desconhecidos desses integrantes.
    Para melhorar o processo de planejamento, Peter Drucker passou a propor um novo modelo – a Administração por Objetivos.40 De acordo com ele, a ideia é o envolvimento de todos os membros organizacionais no processo de definição dos objetivos.
    Na Administração por Objetivos – ou APO – o planejamento não teria um caráter de “cima para baixo”, com os diretores de cúpula impondo metas e objetivos aos subordinados, mas sim um processo de “baixo para cima”.
    Nesse modelo, os objetivos são estabelecidos de comum acordo entre os chefes e os subordinados de cada órgão. Isso seria mais adequado a um ambiente mutável e dinâmico e no qual os envolvidos diretamente com os problemas teriam uma melhor condição de tomar as decisões e ter acesso a dados e informações.
    O conceito parte da premissa de que, se os subordinados “comprarem” a ideia e negociarem os objetivos, estarão mais comprometidos com o atingimento dos mesmos.
    Ou seja, os funcionários de cada departamento diriam se as metas e os objetivos poderiam ou não ser atingidos com os recursos disponíveis. Existiria efetivamente uma negociação entre chefes das áreas e os funcionários em relação aos objetivos e os recursos necessários para a equipe.

  • FILHO DA MAE, COPIOU E COLOU DO LIVRO CERTINHO!

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

     

  • Referência bibliográfica:

    CHIAVENATTO, I. (2008). Administração geral e pública. Série Provas e Concursos. 2 ed. Elsevier: Rio de Janeiro, p. 29-32.

  • Para fixar, outra questão que a banca também copiou igualzinho: Funiversa/2015 Q589255

     

    bons estudos

     

  • Isso está certo?

    III- quando o gerente define os objetivos.....

    Não é definido em acordo?

  • conjunções subordinativas