-
Administração por Objetivos
Antigamente, as empresas tinham um processo de planejamento centralizado. Nesse processo, a organização mantinha um departamento de planejamento e pesquisas que fazia o diagnóstico interno e externo e determinava os objetivos da companhia como um todo e de cada departamento.
Naturalmente, essa prática demandava uma grande capacidade de análise dessa equipe, pois deveria ter conhecimento de diversos aspectos de cada mercado em que a empresa estivesse envolvida e das capacidades internas de cada departamento.
Desse modo, o processo era lento e muitas vezes não levava em consideração aspectos e detalhes que seriam desconhecidos desses integrantes.
Para melhorar o processo de planejamento, Peter Drucker passou a propor um novo modelo – a Administração por Objetivos.40 De acordo com ele, a ideia é o envolvimento de todos os membros organizacionais no processo de definição dos objetivos.
Na Administração por Objetivos – ou APO – o planejamento não teria um caráter de “cima para baixo”, com os diretores de cúpula impondo metas e objetivos aos subordinados, mas sim um processo de “baixo para cima”.
Nesse modelo, os objetivos são estabelecidos de comum acordo entre os chefes e os subordinados de cada órgão. Isso seria mais adequado a um ambiente mutável e dinâmico e no qual os envolvidos diretamente com os problemas teriam uma melhor condição de tomar as decisões e ter acesso a dados e informações.
O conceito parte da premissa de que, se os subordinados “comprarem” a ideia e negociarem os objetivos, estarão mais comprometidos com o atingimento dos mesmos.
Ou seja, os funcionários de cada departamento diriam se as metas e os objetivos poderiam ou não ser atingidos com os recursos disponíveis. Existiria efetivamente uma negociação entre chefes das áreas e os funcionários em relação aos objetivos e os recursos necessários para a equipe.
-
FILHO DA MAE, COPIOU E COLOU DO LIVRO CERTINHO!
-
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
-
Referência bibliográfica:
CHIAVENATTO, I. (2008). Administração geral e pública. Série Provas e Concursos. 2 ed. Elsevier: Rio de Janeiro, p. 29-32.
-
Para fixar, outra questão que a banca também copiou igualzinho: Funiversa/2015 Q589255
bons estudos
-
Isso está certo?
III- quando o gerente define os objetivos.....
Não é definido em acordo?
-
conjunções subordinativas