SóProvas


ID
1862602
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de tomada de decisão em uma organização pode adotar diversos estilos que variam em orientação – pessoas ou tarefas – e complexidade cognitiva – alta ou baixa. Essas diferenças são, em geral, ligadas às características dos líderes, responsáveis por conduzir esse processo.

Assinale a opção que apresenta os estilos de tomada de decisão orientados para pessoas, independentemente da sua complexidade cognitiva.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A!

    DIRETIVO =>esse é usado por administradores que preferem soluções claras e bem definidas todas essas baseadas nas informações que conseguem reunir. Suas decisões são rápidas. Os administradores se baseiam na racionalidade e na eficiência para conseguir melhores resultados.

    ANALÍTICO => nesse estilo as pessoas buscam soluções complexas onde se baseiam em quantas informações são providas a eles. Os tomadores dessa decisão usam dados objetivos e racionais para as tomadas de decisões.

    CONCEITUAL=> nesse estilo os administradores gostam de considerar uma quantidade ampla de informações, buscando varias fontes. Essas pessoas são mais socialmente orientadas, gostam de conversar com outras pessoas sobre os problemas que têm que enfrentar e sobre as soluções possíveis.

    COMPORTAMENTAL => esse é adotado por gerentes que tem a preocupação com outros indivíduos, eles gostam de entender os sentimentos sobre os problemas e o efeito da decisão sobre as pessoas. Os administradores com esse estilo de decisão estão preocupados com o desenvolvimento pessoal das outras pessoas a sua volta e podem tomar decisões para ajudar alcançarem as metas declaradas.

  • Qual a fonte da sua resposta, Naval aAlfartano?

  • parece que se fala em adm geral e gestão de pessoas e bancas correm para artigos de internet!  inacreditável...ñ achei nada falando nem no meu material do Ponto nem Estratégia.

    mas... http://administracao1c.blogspot.com.br/2009/06/estilo-de-tomada-de-decisao.html

  • Gabarito: A

    Achei uma figura interessante sobre os conceitos abordados na questão, segue abaixo o link:

    https://admconecta.wordpress.com/2015/11/01/tomada-de-decisao/

  • Cada pergunta de Administração parece que vem de um livro / artigo da internet diferente. Matéria bem bizarra.

  • GABARITO LETRA A

    DIRETIVO =>  Dados objetivos soluções racionais
    ANALÍTICO => Dados objetivos, soluções complexas.

    CONCEITUAL=> Envolve pessoas, comportamentos humanos.
    COMPORTAMENTAL => Envolve pessoas, comportamento humanos.

    Os em azul envolvem métodos e tecnologias.

    Os em vermelho envolvem pessoas.

    Enunciado: tomada de decisão orientados para pessoas

  • http://administracao1c.blogspot.com.br/2009/06/estilo-de-tomada-de-decisao.html 

  • Essa é uma classificação de estilos de tomada de decisão apresentada pelos autores Felipe Sobral e Alketa Peci. Segue o modelo de Alan Rowe, em que os tomadores de decisão se distinguem em duas dimensões: pessoas (foco nas relações interpessoais) e tarefas (foco no desempenho).

    O tomador de decisão orientado para pessoas pode ser: conceitual ou comportamental.

    O tomador de decisão orientado para tarefas pode ser: analítico ou diretivo.

  • A resposta realmente não tem no livro de Maximiano, percebo que estão buscando muita questão longe dos livros 

  • Eu tenho a visão da maioria aqui de que a FGV parece que elabora questões baseadas em 50 livros diferentes. Mas, se isso serve de ajuda para alguém, percebe-se com tranquilidade que, em temas de administração em geral, eles utilizam muito os autores abaixo:

     

    Leonardo Secchi

    Felipe Sobral e Alketa Pecci

    Idalberto Chiavenato (Guru da administração no Brasil)

     

    A questão é que são autores difíceis de achar material gratuito na internet. Pra quem pensa em fazer concursos na área de administração vale a pena investir num livro.

     

     

  • Para quem procura a fonte: o conteúdo também está no livro do Robbins.

  • Estilo de tomada de decisões em relação a aceitação de ambiguidade x intuitivo Diretivo - baixa tolerância à ambiguidade e pouco intuitivo. Se atém a regras e procedimentos. Racional Analítico - alta tolerância à ambiguidade e pouco intuitivo. Busca muitos dados para tomar decisões e alternativas Conceitual - alta tolerância à ambiguidade e muito intuitivo. Considera o quadro maior Comportamental - baixa tolerância à ambiguidade e muito intuitivo. Trabalha bem em grupos, aceita sugestões Quando fala em decisões orientadas para pessoas, está falando sobre ser intuitivo. No caso são os estilos Conceitual e Comportamental Outra classificação de estilos de tomada de decisões: Decidido: Satisfaciente (utiliza poucas infos) + unificou (foco em uma única estratégia) Flexível: Satisfaciente e multifoco (análise de diferentes alternativas) Hierárquico - Maximizador (utiliza muitas informações, tem tempo e dinheiro para gastar na tomada de decisão) e unifoco. Relacionado à burocracia, decisões centralizadas, pouca partilha de informação, baixa motivação dos colaboradores. Elevado grau de detalhamento, inibe criatividade Integrativo: Maximizador e multifoco. Altamente participativo, decisão demorada, relatórios longos e elaborados. Pouca rigidez
  • foco nas tarefas:

    analítico - dados objetivos (racionalidade)

    diretivo - regras (não considera opiniões)

    foco nas pessoas:

    conceitual: alternativas possíveis dialogando com pares.

    comportamental: conversa uma por uma.

  • foco nas tarefas:

    analítico - dados objetivos (racionalidade)

    diretivo - regras (não considera opiniões)

    foco nas pessoas:

    conceitual: alternativas possíveis dialogando com pares.

    comportamental: conversa uma por uma.

  • LETRA A

    # Diretivo: Têm baixa tolerância à ambiguidade e são racionais. São eficientes e lógicos. Este estilo é caracterizado por pessoas que tomam decisões de forma rápida, com um mínimo de informações, se preocupam em curto prazo.

    # Analítico: São tolerantes à ambiguidade, buscam informações mais que os diretivos, são cautelosos e dotados de adaptação a situações novas.

    # Conceitual: Tendem a ter uma perspectiva maior a ampliar e a considerar muitas alternativas. Seu enfoque é de longo alcance e são excelentes para encontrar soluções criativas para os problemas.

    # Comportamental: Estes se preocupam em tomar decisões integradas com o grupo, se preocupam com as realizações de todos.

  • LETRA A

    # Diretivo: Têm baixa tolerância à ambiguidade e são racionais. São eficientes e lógicos. Este estilo é caracterizado por pessoas que tomam decisões de forma rápida, com um mínimo de informações, se preocupam em curto prazo.

    # Analítico: São tolerantes à ambiguidade, buscam informações mais que os diretivos, são cautelosos e dotados de adaptação a situações novas.

    # Conceitual: Tendem a ter uma perspectiva maior a ampliar e a considerar muitas alternativas. Seu enfoque é de longo alcance e são excelentes para encontrar soluções criativas para os problemas.

    # Comportamental: Estes se preocupam em tomar decisões integradas com o grupo, se preocupam com as realizações de todos.

  • A questão foi formulada a partir dos estilos de tomada de decisão propostos por Robbins. Ocorre que a banca “inventou moda”.

    Segundo Robbins, os estilos de liderança são formatados considerando duas variáveis: tolerância à ambiguidade e modo de pensar. A partir do cruzamento dessas variáveis temos quatro estilos de tomada de decisão:

    Estilo Diretivo: pessoas que utilizam o estilo diretivo têm baixa tolerância à ambiguidade e buscam racionalidade. São tomadores de decisão eficientes e lógicos, porém as suas preocupações com eficiência podem resultar em uma utilização mínima de informação com a consequente geração limitada de alternativas. Pessoas diretivas tomam decisões rapidamente e se concentram no curto prazo.

    Estilo Analítico: pessoas do tipo analítico têm uma tolerância muito maior à ambiguidade do que pessoas diretivas, o que leva essas pessoas a obterem mais informações e desenvolverem mais alternativas do que as pessoas diretivas. Gestores analíticos seriam melhor definidos como tomadores de decisão cuidadosos e com forte capacidade de adaptação a situações novas.

    Estilo Conceitual: indivíduos com estilo conceitual tendem a pensar de forma mais ampla e, assim, consideram um número muito significativo de alternativas. O foco é de longo alcance e eles tendem a encontrar soluções criativas para os problemas.

    Estilo Comportamental: indivíduos comportamentais são tomadores que trabalham bem com os outros. Preocupam-se com a realização de seus funcionários e são receptivos a sugestões de outros. Realizam muitas reuniões e fomentam a comunicação. Evitam o conflito e buscam aceitação do grupo.

    A banca pediu que o candidato assinalasse os estilos mais “orientados para pessoas”, porém não existe essa orientação no modelo. O que a banca entendeu como orientação para pessoas foi o caráter mais intuitivo da decisão, por isso considerou como respostas os estilos conceitual e comportamental.

    Sugestão: anote aí que para a FGV, o modo de pensar intuitivo = orientação para pessoas. Polêmico, mas o que vale é o que a banca pensa.

    Resposta: A

  • De acordo com Robbins, existem 4 estilos decisórios: Analítico, Diretivo, Conceitual e Comportamental.

    Esses estilos se baseiam em duas variáveis: Modo de Pensar (racional ou intuitivo) e Tolerância à Ambiguidade (alta ou baixa).

    Estilo Analítico: O tomador de decisões é racional e tem alta tolerância à ambiguidade (tem alta complexidade cognitiva). Ele é cuidadoso e tem capacidade de se adaptar a novas situações. Suas decisões são tomadas com base em muitas informações e muitas alternativas são avaliadas. É orientado para as tarefas (desempenho).

    Estilo Diretivo: O tomador de decisões é racional e tem baixa tolerância à ambiguidade (tem baixa complexidade cognitiva). Ele é eficiente, lógico e toma decisões rapidamente. Suas decisões são tomadas com base em poucas informações e poucas alternativas são avaliadas. Foca no curto prazo e é orientado para as tarefas (desempenho).

    Estilo Conceitual: O tomador de decisões é intuitivo e tem alta tolerância à ambiguidade (tem alta complexidade cognitiva). Ele é criativo e tem uma visão ampla das coisas. Suas decisões são tomadas com base em muitas informações e muitas alternativas são avaliadas. Foca no longo prazo é orientado para as pessoas (relações pessoais).

    Estilo Comportamental: O tomador de decisões é intuitivo e tem baixa tolerância à ambiguidade (tem baixa complexidade cognitiva). Ele se preocupa com as pessoas e com o desenvolvimento de sua equipe. Além disso, ele evita conflitos e busca a aceitação. Ele despreza a utilização de dados e informações para a tomada de decisões. Foca no curto prazo e é orientado para as pessoas (relações pessoais). 

    ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A.; SOBRAL, Filipe. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. / Tradução: Rita de Cássia Gomes, 14ª edição. São Paulo, Pearson Prentice Hall: 2010. pp.168-171