SóProvas


ID
1862617
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A Administração de Recursos Humanos está relacionada à formulação e à aplicação de sistemas formais de alocação do talento humano.

As opções a seguir listam atribuições da Administração de Recursos Humanos no nível tático, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que Controle de Horários faça parte do nível operacional, portanto, letra C.

  • Alguém saberia quais são as atribuições nos diferentes níveis e de qual autor elas se referem?

  • Recursos Humanos Tático – envolve a articulação de um conjunto de áreas com maior integração na busca de qualidade, melhor performance, com controle de indicadores e orientação da liderança.

    Recursos Humanos  Operacional – mais conhecido como Departamento Pessoal,  com foco  nos  processos burocráticos e administrativos da área (controle de ponto por exemplo)

  • Nível estratégico: melhoria das condições de trabalho, definição das políticas de gestão participativa, motivação e liderança eficaz (administradores do topo);

    Nível tático: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, sistemas de remuneração (gerentes);

    Nível operacional: arquivos de pessoal, gestão de contratos, processamentos de salários, controle de horários (supervisores de 1ª linhas).

    *Referência: Administraçao: teoria e prática no contexto brasileiro, Filipe Sobral e Alketa Peci, 2008.

     

    "Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor".[Isaías, 40:29]

     

  • Nível estratégico:
    Melhoria das condições de trabalho
    Definição das políticas de gestão participativa
    Motivação e liderança eficaz

     

    Nível tático
    Recrutamento e seleção
    Treinamento e desenvolvimento
    Avaliação de desempenho
    Sistemas de remuneração

     

    Nível operacional:
    Arquivos de pessoal 
    Gestão de contratos
    Processamentos de salários
    Controle de horários

  • A questão envolve o entendimento dos níveis: estratégico, tático e operacional. No nível estratégico, o da alta cúpula da organização, são definidas as políticas gerais de gestão de pessoas.

    No nível tático são desempenhados os principais processos de gestão de pessoas, como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, gestão de desempenho, etc.

    Finalmente, no nível operacional são desenvolvidas as atividades e tarefas, como a contratação dos empregados, o controle de horário, a aplicação de testes, etc. A única alternativa que não indica uma atribuição do nível tático é o controle de horários.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Gabarito letra "C"

  • Questão formulada a partir do livro da professora Alketa Peci e do professor Filipe Sobral. Esses autores estruturam as atividades da área de gestão de pessoas de acordo com os níveis administrativos (estratégico, tático e operacional). 

    Assim, segundo essa perspectiva, existem atribuições específicas da área de pessoal de acordo com o nível administrativo, vejamos o que dispõe esses doutrinadores:

    Nível estratégico: diz respeito à definição de políticas e estratégias de recursos humanos que permitam gerar vantagens competitivas sustentáveis para a organização e são da responsabilidade dos administradores de topo. Essas políticas têm como objetivo garantir o comprometimento e a satisfação dos membros organizacionais e, com isso, alcançar bom nível de desempenho. Exemplos de atuação no nível estratégico: a) melhoria das condições de trabalho, b) definição de políticas de gestão participativa, c) motivação e liderança eficaz.

    Nível tático: associado aos gerentes de recursos humanos, corresponde ao conjunto de atividades técnicas, tais como o recrutamento e a seleção, o treinamento, a avaliação do desempenho e a gestão dos sistemas de remuneração. Essas atividades são fundamentais para garantir o êxito das políticas de ARH. 

    Nível operacional: refere-se à rotina burocrática de qualquer organização, típica dos antigos departamentos de pessoal. Exemplos de atuação no nível operacional: a) arquivos de pessoal, b) gestão de contratos, c) processamento de salários, d) controle de horários.

    Particularmente, acho alguns pontos dessa classificação doutrinária bem controversos, a tirar a indicação de motivação e liderança eficaz como algo típico do nível estratégico (isso não seria uma habilidade comum a todos níveis? Em especial, no nível tático?). De toda forma, o que eu acho não tem relevância nenhuma para sua prova. Assim, vamos analisar as alternativas, a partir daquilo que os autores afirmam:

    Alternativa A. Certo. Recrutamento e seleção são atividades realizadas no nível tático.

    Alternativa B. Certo. Treinamento e desenvolvimento são atividades realizadas no nível tático.

    Alternativa C. Errado. Controle de horários é uma atividade feita no nível operacional.

    Alternativa D. Certo. Avaliação de desempenho é uma atividade realizada no nível tático.

    Alternativa E. Certo. A gestão dos sistemas de remuneração é uma atividade realizada no nível tático.

    GABARITO: C