SóProvas


ID
1862935
Banca
UFMT
Órgão
TJ-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o trecho abaixo do artigo Presidente: líder ou gerente?, de Maílson da Nóbrega, e responda à questão.
           [...]
      A meu juízo, o Brasil precisa de líderes políticos transformadores, capazes de empreender reformas e assim ampliar o potencial de crescimento e bem-estar. São pessoas aptas a mobilizar a sociedade e a classe política para enfrentar e resolver problemas, o que implica motivar, seduzir, agregar, organizar, orientar, focalizar. O líder virtuoso precisa ter visão de futuro, habilidade para construir maiorias no Congresso e capacidade para identificar e atacar os problemas mais relevantes de sua época.
      Rever opiniões, reconhecer erros e considerar novas realidades são igualmente atributos do líder sensato e verdadeiro. Fluência verbal, carisma e capacidade de se comunicar são características requeridas nas modernas democracias de massas, pois é assim que o líder transmite mensagens, ideias, estímulos.
      Valorizar a experiência administrativa para o exercício do cargo de presidente é menosprezar a boa política.
(Revista Veja, 17/09/2014.)

O uso de adjetivos em um texto é um recurso que evidencia a intencionalidade do autor, inserindo marcas apreciativas e valores ideológicos. Em geral, o adjetivo flexiona-se de forma a concordar com o substantivo a que se refere; há casos em que o adjetivo não se flexiona em gênero, somente em número. No texto, quais apresentam essa concordância?

Alternativas
Comentários
  • há casos em que o adjetivo NÃO se flexiona em gênero, somente em número. No texto, quais apresentam essa concordância?

    D - capazes, relevantes, verbal.

       Eles são capazes, elas são capazes.

       Eles são relevantes, elas são relevantes.

       Ele é verbal, ela é verbal.

     

  • OK.

  • A intenção da questão, é fazer com que você identifique os adjetivos uniformes e despreze os adjetivos biformes. 

  • O uso de adjetivos em um texto é um recurso que evidencia a intencionalidade do autor, inserindo marcas apreciativas e valores ideológicos; JÁ COMEÇA FALANDO BESTEIRA; mesmo tendo acertado a questão, não posso deixar de perceber o erro, INSERINDO MARCAS APRECIATIVAS E VALORES IDEOLÓGICOS, ora, se digo floresta brasileira onde estaria a apreciação ou o valor ideológico? É somente uma constatação. Querendo dar uma de erudito, o examinador acaba tornando-se patético.