-
Gabarito A / Questão altamente subjetiva e cobra interpretação e conhecimento de acepções:
Cultura organizacional
Trata-se de um conjunto de ideias, conhecimentos e sentimentos, visíveis ou não, mensuráveis ou não, que são partilhados pelo grupo ou pela organização. Caracteriza-se como um fenômeno organizacional profundo e, por esse motivo, apresenta maior estabilidade e dificuldade para ser mudada. A cultura organizacional representa um conjunto de costumes organizacionais que orientam e ditam o comportamento dos funcionários; ela tem a capacidade de controlar e influenciar o comportamento das pessoas nas organizações. A cultura tem caráter descritivo, uma vez que pode ser descrita, constatada (seu formato, força, conteúdos ou flexibilidade, entre outros), mas não avaliada, com aspectos positivos ou negativos.
Segundo Edgar Schein (apud ROBBINS, 2007) cultura organizacional é:
Conjunto de premissas que um grupo aprendeu aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna.
RIBAS APUD SHEIN
-
Letra A) Correta. A socialização pode ser conceituada como um processo composto de três estágios: pré-chegada, encontro e metamorfose. Em resumo, o novo membro é admitido pela organização e aquele absorve a cultura dominante nesta.
Letra B) Errada. Pelo comando constitucional, os ocupantes de cargos e funções públicas serão submetidos, em regra, a concurso de provas ou provas e títulos. Logo, a estabilidade é mais comum que a instabilidade, dentro das organizações públicas.
Letra C) Errada. As provas de concursos públicos são avaliações com validade de critério, ou seja, apresentam elementos e conhecimentos objetivos, relacionados ao exercício da função.
Letra D) Errada. Schein nos ensina que a Cultura Organizacional é como um iceberg: possui partes visíveis ou diretamente observáveis e elementos indiretamente observáveis. Documentos, linguagem, vestuário são elementos visíveis ou diretamente observáveis da Cultura de uma organização.
Letra E) Errada. A professora Andreia Ribas já teve a oportunidade de explicar, em sua obra, a relevância dos fundadores e gestores dentro do processo de formação e manutenção da Cultura Organizacional. Logo, de forma resumida, as ações e comportamentos dos gestores representam elementos de importância significativa dentro da formação cultural das organizações públicas e privadas.
Fonte: facebook.com/admfederal
-
LETRA A - A socialização de um novo funcionário é uma maneira de passar a cultura organizacional. Os recém-chegados são, de forma sutil ou coercitiva, aculturados e apresentados para os elementos culturais da organização, aprendendo os símbolos, formas de agir, comportamentos esperados e outros elementos importantes. MAXIMIANO, 2007.
-
A socialização (ou aculturação) explica Maximiano (2006, p.447), é o processo por meio do qual os indivíduos aprendem e adquirem a cultura de uma
organização ou ocupação. De maneira sutil ou coercitiva, os recém-chegados são aculturados, aprendendo a se comportar de acordo com as normas do grupo ou da organização já existente. O contrário muitas vezes acontece. Os recém-chegados transmitem seus hábitos e valores aos nativos ou aos integrantes do grupo que existia antes. A socialização ocorre basicamente por um processo de aquisição de comportamentos ou regras de conduta, associados aos papéis que as pessoas desempenham nas organizações.
-
O ponto chave para a resposta foi falar em valores.
Complementando...
> Valores compartilhados
> Crenças de uma organização
> Conjunto de entendimentos mútuos
> Controlar a maneira como os indivíduos interagem uns com os outros dentro do ambiente laboral, bem como clientes, fornecedores e outras partes interessadas
Fonte: Meus resumos!
ps: Espero ter ajudado
-
a) CORRETO. Segundo Chiavenato, os novos funcionários ainda não estão totalmente doutrinados na cultura organizacional quando começam a trabalhar e isso pode criar problemas em relação às convicções e costumes vigentes na empresa. Por isso, a organização precisa ajudá-los a se adaptar à nova cultura. A esse processo dá-se o nome de "socialização".
b) ERRADO. Em organizações públicas há alta estabilidade, tanto no ambiente quanto no vínculo profissional. Além disso, não há desvalorização dos padrões formais, os quais são seguidos rigorosamente (burocracia exacerbada).
c) ERRADO. O concurso é um tipo de recrutamenteo externo. O propósito do recrutamento externo é trazer "sangue novo", novos conhecimentos, renovação. Esse tipo de recrutamento nunca foi orientado para a manutenção dos traços culturais. Os objetivos são outros. Obviamente o novo funcionários passa por uma socialização a fim de se adaptar à nova cultura, mas ele também traz consigo coisas novas que podem ser agregadas.
d) ERRADO. Pode sim. Registros documentais fazem parte da história de uma organização. Compõem os artefatos, primeiro nível da cultura organizacional (aquele superficial, visível e perceptível).
e) ERRADO. A liderança, pelo exemplo e pela gestão, dita as regras e traz consequência na cultura da organização, em um processo natural de evolução. Independemente do tempo que um líder permaneça em uma organização, sempre contribuirá para o fortalecimento de uma cultural organizacional e para a aderência da mesma por parte de seus funcionários (caso seja um bom líder). Um mal líder também possui impacto na cultural organizacional (enfraquecimento e desvalorização).
-
A - CORRETO - CULTURA ORGANIZACIONAL É UMA REDE DE CONCEPÇÕES, NORMAS E VALORES, QUE SÃO TOMADAS POR CERTAS E QUE PERMANECEM SUBMERSAS À VIDA DA ORGANIZACIONAL. PARA CRIAR E MANTER A CULTURA, ESTAS PERCEPÇÕES, NORMAS E VALORES DEVEM SER FIRMADOS E COMUNICADOS AOS MEMBROS DA ORGANIZAÇÃO DE UMA FORMA TANGÍVEL.
B - ERRADO - A ESTABILIDADE DADA AO SERVIDOR É JUSTAMENTE PARA LHE DAR SEGURANÇA PROFISSIONAL E ATRIBUIR PREOCUPAÇÃO SOMENTE COM O DESEMPENHO DE SUA FUNÇÃO, QUE É DOTADA DE INTERESSE PÚBLICO.
C - ERRADO - É IMPOSSÍVEL VOCÊ TER UMA EVIDÊNCIA CONVICTA DA CULTURA DE UMA ORGANIZAÇÃO ATRAVÉS DE UM PROCESSO SELETIVO COMO O CONCURSO PÚBLICO. VOCÊ, NO MÁXIMO, TEM UMA PREVISÃO ATRAVÉS DAS ATRIBUIÇÕES DO CARGO NO EDITAL. EX. DA VIDA: QUANDO TOMEI POSSE E ENTREI EM EXERCÍCIO NA FUNÇÃO DE POLICIAL MILITAR, DESCOBRI QUE A CULTURA MILITAR NÃO ME SATISFAZIA. EU TIVE UMA ESPECTATIVA PROFISSIONAL, MAS A REALIDADE ERA TOTALMENTE DIFERENTE.
D - ERRADO - A FARDA, OS SIMBOLOS, OS DOCUMENTOS, OS LEMAS, OS GESTOS SÃO ARTEFATOS MAIS FÁCEIS DE SEREM VISTOS E DECIFRÁVEIS DE UMA CULTURA ORGANIZACIONAL. EX.: A ABERTURA PÚBLICA DOS DOCUMENTOS DO REGIME DA DITADURA MILITAR QUE PASSAMOS MOSTROU O QUANTO RÍGIDA E FORTE FORA AQUELA CULTURA. A PAPELADA INCLUI RECORTES DE JORNAIS, INFORMAÇÕES DE INVESTIGAÇÃO SOBRE MOVIMENTOS POLÍTICOS, REUNIÕES E CONGRESSOS ESTUDANTIS, ALÉM DE BOLETINS DE OCORRÊNCIAS E REGISTROS SOBRE MANIFESTAÇÕES POPULARES.
E - ERRADO - A CULTURA ORGANIZACIONAL NASCE ATRAVÉS DOS SEUS FUNDADORES E DIRIGENTES. LOGO, AS AÇÕES DA ALTA LIDERANÇA TENDEM A EXERCER MAIS IMPACTO NA CULTURA ORGANIZACIONAL. ALÉM DISSO, NORMALMENTE REFLETE O MODO DE PENSAR DOS FUNDADORES DAS ORGANIZAÇÕES, AGREGANDO-SE ÀS CONSTRUÇÕES COLETIVAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS FUNCIONÁRIOS.
GABARITO ''A''
-
A) CORRETA. SOCIALIZAÇÃO É BASICAMENTE VOCÊ MOSTRAR AO NOVO FUNCIONÁRIO A EMPRESA, O TRABALHO A SER EXERCIDO, SEUS COLEGAS, OS DEPARTAMENTOS, OU SEJA, TODOS OS ELEMENTOS ORGANIZACIONAIS. VISA, SOBRETUDO, COMO DIZEM OS ENGENHEIROS, RETIRAR O V0 - VÊ ZERO - QUEBRAR O GELO ENTRE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONÁRIO.
B) ERRADA. NÃO NECESSARIAMENTE. PODE SER QUE UMA ORGANIZAÇÃO SEJA ESTÁVEL, INSUSCETÍVEL A MUDANÇAS, TENHA CONFIANÇA NA MANUTENÇÃO DE SEUS FUNCIONÁRIOS E ADOTE PADRÕES FORMAIS DE TRABALHO.
C) ERRADA. O OBJETIVO É SELECIONAR AQUELE QUE MELHOR SE ADEQUE ÀS NECESSIDADES DA ORGANIZAÇÃO, COM BASE EM CONHECIMENTO ESPECÍFICOS. DESSA FORMA, COMO É UMA SELEÇÃO EXTERNA, HÁ AGREGAÇÃO DE VALOR E DE CONHECIMENTO, COM INSERÇÃO DE SANGUE NOVO À ORGANIZAÇÃO, OU SEJA, HÁ UMA MELHORA DA CULTURA, E NÃO MANUTENÇÃO EM SENTIDO ESTRITO.
D) ERRADA. A CULTURA DE UMA ORGANIZAÇÃO PODE SER NOTADA DE VÁRIAS FORMAS, TAIS COMO LOGO TIPO, VESTIMENTAS, TIPO DE COMUNICAÇÃO, ESPÉCIE DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO E, TAMBÉM, POR REGISTROS FORMAIS.
E) ERRADA. PELO CONTRÁRIO, COMO É TOMADA PELO TOPO ORGANIZACIONAL, HÁ ALTO IMPACTO NA ORGANIZAÇÃO, ATINGINDO TODAS AS PESSOAS E DEPARTAMENTOS.
-
GAB: A
Para Maximiano (2007), a socialização de um novo funcionário é uma maneira de passar a cultura organizacional. Os recém-chegados são, de forma sutil ou coercitiva, aculturados e apresentados para os elementos culturais da organização, aprendendo os símbolos, formas de agir, comportamentos esperados e outros elementos importantes.
-
Ritos, Rituais e Cerimônias – Referem-se às atividades repetidas que expressam e reforçam os valores-chave da organização. Os rituais de socialização correspondem às estratégias de integração do indivíduo na organização, tornando possível a transmissão de valores e comportamentos para novos membros. Os programas de treinamento e integração de novos funcionários são exemplos de atividades que desempenham esse papel.
Gab.: CERTO
Fonte: Rodrigo Rennó
-
Alternativa A. Certo. A socialização é um dos instrumentos de difusão da cultura organizacional para os novos empregados.
Alternativa B. Errado. As organizações públicas estão menos suscetíveis ao ambiente externo por atuarem, em regra, em um ambiente sem competição (sem concorrentes). Além disso, a insegurança quanto a manutenção do vínculo profissional é sensivelmente menor entre servidores públicos em razão da estabilidade.
Alternativa C. Errado. Os concursos públicos são testes de conhecimento e, portanto, selecionam indivíduos que demonstram maior conhecimento acerca de determinados assuntos. Não é uma técnica orientada, portanto, à manutenção dos traços culturais das organizações públicas.
Alternativa D. Errado. Elementos da cultura organizacional podem ser observados nos registros documentais, nos slogans, na decoração, na forma de vestimenta e comportamento.
Alternativa E. Errado. De fato, as lideranças nas organizações públicas tendem a ser mais passageiras (temporárias) do que na iniciativa privada. No entanto, os impactos provocados por essas lideranças, em muitos casos, são significativos. Percebemos em pequenas prefeituras, por exemplo, um verdadeiro desmonte de secretarias inteiras a cada mudança do chefe do Poder Executivo, o que, naturalmente, mina a possibilidade de construção de uma cultura organizacional forte.
Gabarito: A
-