SóProvas


ID
1863223
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A propósito de mudança organizacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Nossa, que questões difíceis essas desta prova, errei todas.

  • Não entendi qual o erro da letra E.

  • Eu acho que o erro da letra E está em desconsiderar os fatores internos de uma organização, levando em contam somente fatores externos.

  • Qualquer processo de mudança organizacional deve ter o total apoio e suporte da cúpula da administração

  •  

    Gabarito: " A "

    -

     

    É importante reter que uma organização acolhe e desenvolve no seu seio múltiplas variáveis (tarefas, estruturas, pessoas, tecnologia e ambiente) cujo comportamento é sistemático e complexo, de tal forma que a sua adequação resulta para o gestor numa tarefa difícil, exigindo dele um desempenho com crescente autonomia, capacidade de confiar em si mesmo, no referencial interno; capacidade de trocar e interagir com a assertividade para lidar, simultaneamente, com questões diversas como os problemas humanos, tecnológicos e políticos.

    -

    Existem fatores adicionais que contribuem para a resistência à mudança. Kaufman (1971), denomina-os "obstáculos sistémicos" à mudança.

    Trata-se de obstáculos dentro do sistema global em que as organizações operam. Incluem fatores como os "capitais emputados", ou investimentos no status quo; a acumulação de restrições oficiais ao comportamento, como as leis e regulamentos; restrições ao comportamento não-oficiais e não-planejadas, sob a forma de costumes informais; acordos interorganizacionais, tais como os contratos entre operários e administração.

    -

    Disponível em: http://www.ipv.pt/millenium/arq13_2.htm

    -

    -

    Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. II Coríntios 4:16-17-18. Bíblia.

  • "A mudança é tida como processo natural ao longo da existência das organizações. Para que um processo de mudança tenha sucesso, deve existir liderança, confiança dos acionistas e tempo."

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_da_mudan%C3%A7a

  • Um erro da e é falar em "domínio" das forças ambientais. Não há domínio sobre estas. 

  • Gabarito: " A " 

    -

     Sobre a alternativa " B " 

    -

    Q293523 - Gestão de Pessoas  Cultura Organizacional Ano: 2013 Banca: ESAF Órgão: DNIT Prova: Analista Administrativo - Área Administrativa

    -

    Leia os trechos a seguir. 
    -
    Primeira afirmativa: 

    -
    A cultura organizacional pode desenvolver disfunções, que prejudicam a capacidade de resolver os problemas de convivência interna e adaptação externa. Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais, resistência generalizada à necessidade de mudança interna, dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios e tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes são exemplos de disfunções da cultura. 

    -
    Segunda afirmativa: 
    -
    Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento coletivo, que fazem o papel de degenerações sociais. Assim como a própria cultura, as disfunções não são percebidas pelos membros do próprio grupo ou organização. 
    -
    A respeito dessas duas afirmativas, é correto afirmar que:-

    -

     a) as duas afirmativas estão corretas e a segunda justifica a primeira.

    -

    -

    Nunca desista da vida 

    Tudo é possivel ao que crê
    Sempre existe uma saída
    Deus não se esqueceu de você

     

  • Gabarito: A

    -

    Sobre a alternativa " C " - As mudanças organizacionais implicam numa transformação radical dos relacionamentos entre os gestores e da maneira como eles entendem a organização e seus próprios papéis dentro dela. 

    Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/3671/Lissandra.pdf?sequence=1

    -

    Sobre a alternativa " D " - O desenvolvimento envolve aprendizagem que vai além do cargo atual e se estende à carreira da pessoa com um foco no LOGO PRAZO para preparar as pessoas para acompanhar as mudanças e crescimento da organização.

    Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/35107781/Gestao-de-Pessoas-nas-Organizacoes

    -

    -

    Nunca desista da vida 

    Tudo é possivel ao que crê
    Sempre existe uma saída
    Deus não se esqueceu de você

     

  • A) Certa. De fato, podemos interpretar que as ações dos líderes, quando legítimas, servem como estímulo para comportamentos dos demais trabalhadores, o que impulsiona a mudança e, quando não acontece, pode minar a sua realização.

    B) Errada. Mudanças não são disfunções.

    C) Errada. Toda aprendizagem é uma mudança. Na verdade, aprendizagem pode ser definida como a mudança de comportamento derivada de novos conhecimentos, habilidades e atitudes.

    D) Errada. Os resultados não serão notados, necessariamente, no curto prazo.

    E) Errada. Tanto ações deliberadas quanto ações não intencionais geram mudanças organizacionais.

    GABARITO: A.

    Prof. Carlos Xavier www.estrategiaconcursos.com.br

     

  • A - GABARITO.

     

    B - ERRADO - O MUNDO SE ENCONTRA EM AMBIENTES QUE ESTÃO EM MUDANÇA CONSTANTE E É JUSTAMENTE POR ISSO AS ORGANIZAÇÕES DEVEM ADAPTAR-SE DE MANERIA RÁPIDA PARA QUE POSSA CONTINUAR OPERANDO. AS MUDANÇAS OCORREM GRAÇAS A FORÇAS INTERNAS OU EXTERNAS ÀQUELA EMPRESA. LOGO, NÃO É QUESTÃO DISFUNCIONAL PARA A ORGANIZAÇÃO, E SIM QUESTÃO DE NECESSIDADE PARA SOBREVIVÊNCIA.

     

    C - ERRADO - TIPOS DE MUDANÇAS: 

    MUDANÇA EVOLUTIVA: ATRAVÉS DA MELHORIA CONTÍNUA .

    MUDANÇA REVOLUCIONÁRIA: RADICALMENTE ATRAVÉS REENGENHARIA.

    MUDANÇA REATIVA: ATRAVÉS DO DIAGNÓSTICO (ANÁLISE SWOT) E FOCADA NO PRESENTE

    MUDANÇA PROATIVA: ATRAVÉS DO PROGNÓSTICO (ANÁLISE DE CENÁRIOS) E FOCADA NO FUTURO

    MUDANÇA SISTEMÁTICA: ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO, DE UM MODELO.

    MUDANÇA DE APRENDIZAGEM: ATRAVÉS DE MODELOS JÁ CONSTRUÍDOS E COPIADOS (BENCHMARKING)

     

    D - ERRADO - ESTÁ TUDO LINDO, MAS ESSA PERCEPÇÃO OCORRERÁ A MÉDIO/LONGO PRAZO. NÃO EXISTE RESULTADO DE MUNDAÇA A CURTO PRAZO. É COMO EMAGRECER, COMO FICAR FORTE, COMO PASSAR EM CONCURSO, COMO APRENDER ESSA MATÉRIA... A HABILIDADE APENAS SE DESENVOLVE BATENDO HORAS E HORAS EM SUA CAPACIDADE.

     

    E - ERRADO - O AMBIENTE EXTERNO É DOTADO DE VARIÁVEIS INCONTROLÁVEIS PELO GESTOR, LOGO ATRIBUIR DOMÍNIO E CONTROLE SOMENTE SERIA POSSÍVEL PARA AS VARIÁVEIS INTERNAS.

  • A)  CERTO. São fatores-chave para que mudança cultural seja possível: que a mudança seja construída sobre as forças e valores da organização; que haja participação em todos os níveis; que a mudança se dê de forma holística - relacionando-se com a estrutura, estratégia, sistemas de recompensa, sistemas de controle etc.; que seja planejada a longo prazo e executada em etapas; que a alta gerência lhe dê todo o apoio e que se tome um processo contínuo.

    A seguir grifei os erros contidos em cada assertiva.

    B)  Mudanças são consideradas disfunções organizacionais cujos efeitos previstos demandam configurações do processo de gerenciamento do fenômeno entendido como uma construção de novas habilidades técnicas e comportamentais.

    C) Para que se caracterize determinado processo de aprendizagem como uma mudança organizacional, é necessário que ocorram transformações mais radicais que afetem aspectos substanciais do comportamento dos trabalhadores.

    D)  Se o processo de mudança organizacional exigir dos trabalhadores o desenvolvimento de novos repertórios técnicos e comportamentais, que constituem objetos de programas e ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas, serão notados resultados substanciais dessas mudanças no curto prazo.

    E)  A mudança organizacional pressupõe ações deliberadas, objetivas e racionais, de forma que o conhecimento e o domínio das forças ambientais que afetem a dinâmica organizacional se tornem objeto central da gestão dos processos de mudança.

    GABARITO: A