SóProvas


ID
1863226
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tendo em vista que compreender e direcionar a dinâmica de uma organização em um cenário de instabilidade é tarefa de alta complexidade, que exige dos profissionais responsáveis uma atuação coordenada e sistemática para que os objetivos e as metas das organizações sejam alcançados com sucesso, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • D) 

    Planejamento estratégico é o processo de seleção dos objetivos de uma organização. É a determinação das políticas e dos programas estratégicos necessários para se atingir objetivos específicos rumo à consecução das metas: e o estabelecimento dos métodos necessários para assegurar a execução das políticas e dos programas estratégicos. É o processo de planejamento formalizado e de longo alcance empregado para se definir e atingir objetivos organizacionais.

    O primeiro passo para iniciar um planejamento estratégico é construir uma visão de futuro. O Planejamento estratégico envolve um modo de pensar, pois são decisões a serem tomadas num processo que visa o futuro da empresa, desenvolvido para alcançar uma situação desejada de modo eficiente e eficaz.

    Analisar as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas relevantes, e com base nelas estabelecidos os objetivos a serem alcançados.


    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/estrategia-organizacional/67482/

  • Qual o erro da B??

  • O erro da alternativa B está em afirmar , sem ressalvas , que a decisão é única e exclusivas dos lideres. Lembrando que o planejamento estratégico é : participativo, coordenado e integrado .

  • COMENTÁRIOS DO PROF. ADRIEL SÁ, do site TECCONCURSOS:

     

    Análise das alternativas.

     

    a) Em geral, as organizações da administração pública não são orientadas por resultados econômico-financeiros; por isso, é irrelevante o uso de ferramentas de apoio ao planejamento estratégico como, por exemplo, o balanced scorecard.

     

    INCORRETA. De fato, a gestão pública não está orientada para resultados econômicos. Em sentido contrário, busca gerar valor para a sociedade e formas de garantir o desenvolvimento sustentável, sem perder de vista a obrigação de utilizar os recursos de forma eficiente.

     

    No entanto, o erro está na afirmação de que o uso do BSC nesse setor é irrelevante. O BSC foi apresentado inicialmente como um modelo de avaliação e desempenho empresarial; porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica. Os requisitos para definição desses indicadores tratam dos processos de um modelo da Administração de serviços e busca da maximização dos resultados baseados em quatro perspectivas que refletem a visão e a estratégia da gestão pública: financeira, cidadãos, processos internos e aprendizado e crescimento.

     

    Na Administração Pública, essa ferramenta pode ser adaptada, tendo-se por objetivo a busca do equilíbrio de funções estatais, como nas áreas da saúde, educação, geração de emprego e renda, dentre outras.

     

    b) A elaboração de uma estratégia organizacional é responsabilidade da alta liderança das organizações, cujas decisões, em termos de objetivos, metas e resultados, são utilizadas em seguida como referenciais de desempenho pelos demais gestores e trabalhadores.

     

    INCORRETA. De fato, quem elabora o planejamento estratégico, ainda que ouvida todas as partes que compõem a organização, é a alta liderança. No entanto, o erro está no fato de que não é possível utilizar apenas as decisões desse nível diretamente como referenciais de desempenho. A estratégia serve como guia da elaboração de padrões de desempenho dos outros níveis da organização.

     

    c) No planejamento estratégico, a análise interna pode ser dispensada quando são estáveis aspectos como perfil da força de trabalho, estrutura e processos de trabalho, semelhantemente ao que ocorre nas organizações públicas.

     

    INCORRETA. O planejamento estratégico, apesar de ter a ênfase em aspectos internos, não desconsidera aspectos internos. Um exemplo disso é a larga utilização da matriz SWOT. Outro fato é que a escolha de determinadas estratégias necessitam da combinação de forças e fraquezas (aspectos internos) com as oportunidades e ameaças (aspectos externos). Sem essa combinação de elementos, a definição da estratégia fica comprometida.

  • CONTINUAÇÃO:

     

    d) Na concepção de uma estratégia organizacional, é importante considerar os elementos do ambiente externo — tecnologia, valores da sociedade, demografia, legislação e condições econômicas —, bem como os elementos do ambiente interno — estrutura interna, cultura organizacional e competências.

     

    CORRETA. Conforme explicitado no comentário anterior.

     

    e) Inicia-se o processo de administração estratégica de uma organização pela análise de seus ambientes externo e interno; em seguida, propõe-se a estratégia organizacional; e finaliza-se esse fluxo com a elaboração da missão, da visão e dos valores organizacionais.

     

    INCORRETA. Toda alternativa que mencione etapas ou fases em Administração merece ser lida com cautela, dada a infinidade de autores e as divergências entre vários temas.

     

    No entanto, nesse tema, é certo que a intenção estratégia, ou seja, a elaboração da missão, da visão e dos valores organizacionais é anterior à propositura da estratégia organizacional. Assim, a sequência correta seria:

     

    Inicia-se o processo de administração estratégica de uma organização pela (1) análise de seus ambientes externo e interno; em seguida, propõe-se a (2) elaboração da missão, da visão e dos valores organizacionais e finaliza-se com a (3) elaboração da estratégia organizacional.

    GABARITO: D.

  • Análise sucinta das alternativas:

     

    a) ERRADA - BSC não é irrelevante.

     

    b) ERRADA - "são utilizadas em seguida como referenciais de desempenho pelos demais gestores e trabalhadores.", não necessariamente. (Fiquei entre essa e a "d")

     

    c) ERRADA - A análise interna não é dispensada.

     

    d) CERTA 

     

    e) ERRADA - A missão, a visão e os valores vêm antes de iniciar o processo de adm. estratégica.

  • (BSC)Sistema desenvolvido por Robert S. Kaplan e David P. Norton na década de 1990; avalia o desempenho sob quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. São definidos objetivos estratégicos para cada uma das perspectivas e tarefas para o atendimento da meta em cada objetivo estratégico.
     

    O balanced scorecard constitui alternativa para avaliar alcance de metas e resultados dos empregados em relação a perspectivas diferenciadas do desempenho organizacional.

     

    RIBAS

    -

    #FÉ


     

  • A) ERRADA. OBVIAMENTE ERRADA JÁ QUE AS FERRAMENTAS DE APOIO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SÃO FUNDAMENTAIS.
    B) ERRADA. A ELABORAÇÃO DA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL É RESPONSABILIDADE DE TODA A ORGANIZAÇÃO.
    C) ERRADA. OS ELEMENTOS INTERNOS ORGANIZACIONAIS PODEM SER INSTÁVEIS, POR EXEMPLO, A MELHORA DA FORÇA DE TRABALHO POR MEIO DE CURSOS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO. ALÉM DISSO, TANTO OS ELEMENTOS INTERNOS QUANTO OS EXTERNOS DEVEM SER ANALISADOS.
    D) CORRETA. VIDE LETRA C
    E) ERRADA. EMBORA NÃO HAJA CONSENSO COM RELAÇÃO ÀS FASES DO PLANEJAMENTO, A PRIMEIRA DENTRE AS MENCIONADAS É A DEFINIÇÃO E ELABORAÇÃO DA MISSÃO E DOS VALORES ORGANIZACIONAIS.

  • A D está correta, mas a letra B não está errada, pois as decisões e objetivos do nível estratégico podem ser utilizados para metas e desempenhos dos níveis tático e operacional. Em nenhum momento a questão diz que somente aquelas são usadas para o desempenho destas.

  • e) Inicia-se o processo de administração estratégica de uma organização pela análise de seus ambientes externo e interno; em seguida, propõe-se a estratégia organizacional; e finaliza-se esse fluxo com a elaboração da missão, da visão e dos valores organizacionais.

     

    INCORRETA. Toda alternativa que mencione etapas ou fases em Administração merece ser lida com cautela, dada a infinidade de autores e as divergências entre vários temas.

     

    No entanto, nesse tema, é certo que a intenção estratégia, ou seja, a elaboração da missão, da visão e dos valores organizacionais é anterior à propositura da estratégia organizacional. Assim, a sequência correta seria:

     

    Inicia-se o processo de administração estratégica de uma organização pela (1) análise de seus ambientes externo e interno; em seguida, propõe-se a (2) elaboração da missão, da visão e dos valores organizacionais e finaliza-se com a (3) elaboração da estratégia organizacional.