SóProvas


ID
1863550
Banca
UFMT
Órgão
TJ-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Administração pública municipal abriu edital de concurso público para diferentes cargos. Ainda no prazo das inscrições, a administração resolve, por motivo de conveniência ou oportunidade, cancelar o concurso apenas para o cargo de procurador municipal, devolvendo os valores referentes às inscrições dos candidatos que já tivessem realizado a inscrição. Em relação ao caso descrito, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A administração pode anular o concurso para o cargo de procurador municipal por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

( ) A administração pode revogar o concurso para o cargo de procurador municipal por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

( ) A administração não pode anular nem revogar o concurso para o cargo de procurador municipal para os candidatos que já haviam realizado a inscrição, pois os direitos adquiridos devem ser respeitados.

( ) A administração não pode anular nem revogar o concurso para o cargo de procurador municipal, enquanto durar o período de inscrições, pois os direitos adquiridos devem ser respeitados.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)



    Súmula 473, do Supremo Tribunal Federal, a administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.


    L9784, Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

  • (F ) A administração pode anular o concurso para o cargo de procurador municipal por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos

    ( V) A administração pode revogar o concurso para o cargo de procurador municipal por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

    ( F) A administração não pode anular nem revogar o concurso para o cargo de procurador municipal para os candidatos que já haviam realizado a inscrição, pois os direitos adquiridos devem ser respeitados.

    ( F) A administração não pode anular nem revogar o concurso para o cargo de procurador municipal, enquanto durar o período de inscrições, pois os direitos adquiridos devem ser respeitados.


  • A Anulação está para os atos ilegais tal qual a Revogação está para os incovenientes e inoportunos... 

     

  • Fiquei analisando essa questão por 10min, pelo menos acertei o/ Gabarito letra C
  • Gabarito: "C"

     

    Súmula 473 do STF:

     

    "A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial".

     

    Macete: 

     

    anuLar - "L" - Legalidade(primeiro na súmula).

     

    revOgar - "O" - méritO(conviniência e oportunidade)(último na súmula).

     

  • Dica:

    Só quem pode revogar ato por motivo de conveniência e oportunidade é a Adm. Pública, o Judiciário somente pode anular atos nunca revogá-los.

  • Poder Judiciário pode ANULAR os atos administrativos ILEGAIS. Não pode revogar os atos administrativos da administração pública, como regra, salvo o caso de atos administrativos praticados pelo próprio Poder Judiciário, quando na função atípica administrativa (Ex: no caso em que o Poder Judiciário abra uma licitação ou um concurso público).
    Agindo na função típica de Julgar, só pode o Poder Judiciário anular os atos eivados de vícios de ilegalidade.
    Espero ter contribuído!

  • NO PERIODO DE INSCRIÇÕES TEMOS DIREITO ADQUIRIDO DE QUÊ?

    sabendo isso ficou facil matar a questão.

  • Aqui, Bastavam dois entendimento em relação a questão:

    (F) Não há que se falar em anulação de ato legal, tendo em vista que se trata de ato legal.

    ( V) É possível a revogação tendo em vista a ausência de ilegalidade no ato.

    (F ) É possível a revogação em análise de mérito do ato.

    (V ) É possível a revogação em razão de conveniência ou oportunidade

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • A Administração pública municipal abriu edital de concurso público para diferentes cargos. Ainda no prazo das inscrições, a administração resolve, por motivo de conveniência ou oportunidade, cancelar o concurso apenas para o cargo de procurador municipal, devolvendo os valores referentes às inscrições dos candidatos que já tivessem realizado a inscrição. Em relação ao caso descrito, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

    Logo, esse ATO SERÁ REVOGADO, bem como serão protegidos os direitos adquiridos, no caso, A DEVOLUÇÃO DAS INSCRIÇÕES PARA QUEM SE INSCREVERAM.