-
Mal elaborada a questão, Que Grupos a questão fala? Grupo social? Familiar? Não específica....
-
b) a relação entre o paciente e os grupos aos quais ele pertence, ainda que nem sempre seja fundamental para avaliação e intervenção psicológicas.
-
Essa questão foi retirada de um livro de psicologia hospitalar de belissk Romano. Romano estabelece quatro relações fundamentais que o paciente estabelece que deve ser analisada pela psicólogo:
a] pessoa com pessoa
b] paciente com grupos
c] paciente com o processo de adoecimento e com a situação de hospitalização
d) paciente consigo mesmo.
O que podemos observar que é questão desdobrou o item c proposto por romano em dois, como o adoecimento e com a hospitalização. O item do grupo estaria correto se não houvesse essa afirmação dizendo que nem sempre é fundamental para a avaliação, e Romano considera que sim. São quatro relações, mas a banca esperta pegou e desdobrou uma das relações em duas para confundir o candidato.
-
De acordo com Bellkiss Wilma Romano, em seu livro “Princípios Para a Prática Da Psicologia Clínica", edição de 1999, há, basicamente, quatro tipo de relações que interessam ao psicólogo hospitalar:
a) pessoa com pessoa (quem é o paciente e quem é o cuidador) - sexo, idade, procedência, costumes, valores, etc.
b) paciente com grupos - seu grupo familiar, a equipe multiprofissional, o grupo dos outros pacientes;
c) paciente com o processo do adoecer e com a situação da hospitalização (considerando-se o local físico onde ele se encontra);
d) paciente consigo mesmo - personalidade, necessidades, mitos e fantasias, etc.
GABARITO: B
-
Não acredito que seja necessário especificar a qual grupo se refira, uma vez que toda e qualquer relação estabelecida pelo o indivíduo é sim de interesse para a compreensão deste, ainda que sejam relações positivas ou negativas, portanto alternativa B.