SóProvas


ID
186400
Banca
FCC
Órgão
PGE-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação ao direito à pensão por morte, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa Correta - E

    Segundo o Art. 219 da Lei Nº 8.112/90, o direito à pensão por morte não prescreverá, prescrevendo tão somente as prestações exigíveis há mais de 5 (cinco) anos.

    Art. 219. A pensão poderá ser requerida a qualquer tempo, prescrevendo tão somente as prestações exigíveis há mais de 5 (cinco) anos.

  • Art 219 - A pensão poderá ser requeria a qualquer tempo, prescrevento tão-somente as prestações exigíveis há mais de 5 anos.

     

     

  •  Art. 219.  A pensão poderá ser requerida a qualquer tempo, prescrevendo tão-somente as prestações exigíveis há mais de 5 (cinco) anos.

  • Art. 215.  Por morte do servidor, os dependentes fazem jus a uma pensão mensal de valor correspondente ao da respectiva remuneração ou provento, a partir da data do óbito, observado o limite estabelecido no art. 42.

    Art. 219.  A pensão poderá ser requerida a qualquer tempo, prescrevendo tão-somente as prestações exigíveis há mais de 5 (cinco) anos.

            Parágrafo único.  Concedida a pensão, qualquer prova posterior ou habilitação tardia que implique exclusão de beneficiário ou redução de pensão só produzirá efeitos a partir da data em que for oferecida.

            Art. 220.  Não faz jus à pensão o beneficiário condenado pela prática de crime doloso de que tenha resultado a morte do servidor.

    Art. 224.  As pensões serão automaticamente atualizadas na mesma data e na mesma proporção dos reajustes dos vencimentos dos servidores, aplicando-se o disposto no parágrafo único do art. 189.

            Art. 225.  Ressalvado o direito de opção, é vedada a percepção cumulativa de mais de duas pensões.

  • Amigos,

    O que prescreve em 5 anos são as prestações referentes a pensão por morte. Agora, o DIREITO DE REQUERER A PENSÃO  NÃO PRESCREVE. As pessoas legitimadas podem requerer a pensão a qualquer tempo. No entanto, não poderão cobrar parcelas (PRESTAÇÕES) desta pensão que excederem 5 anos, conforme leitura do art.219.

    um abraço e bons estudos.
  • RESUMINDO

    Pode requerer a qualquer momento (não prescreve), mas parcelas anteriores à cinco anos contados a partir do pedido não serão pagas.
    Se Fulano morrer hoje e a família requerer a pensão daqui a 10 anos, só receberá as parcelas dos últimos cinco anos em diante.
  • Gabarito E.

    Lei 5260/08 - Art. 25. O direito à pensão por morte não prescreverá, mas prescreverão as prestações respectivas não reclamadas no prazo de 5 (cinco) anos contados da data em que forem devidas.

  • 8112

           Art. 219. A pensão poderá ser requerida a qualquer tempo, prescrevendo tão-somente as prestações exigíveis há mais de 5 (cinco) anos. 

  • Questão desatualizada.

    A lei Lei nº 13.846, de 2019 alterou o artigo 219, trazendo prazo prescricional para requerimento da pensão:

    Art. 219. A pensão por morte será devida ao conjunto dos dependentes do segurado que falecer, aposentado ou não, a contar da data:                   

    (Redação dada pela Lei nº 13.846, de 2019)

    I - do óbito, quando requerida em até 180 (cento e oitenta dias) após o óbito, para os filhos menores de 16 (dezesseis) anos, ou em até 90 (noventa) dias após o óbito, para os demais dependentes;                 

    (Redação dada pela Lei nº 13.846, de 2019)

    II - do requerimento, quando requerida após o prazo previsto no inciso I do caput deste artigo; ou                  

    (Redação dada pela Lei nº 13.846, de 2019)

    III - da decisão judicial, na hipótese de morte presumida.                

    (Redação dada pela Lei nº 13.846, de 2019)

  • A questão não está desatualizada, mesmo com a lei nº 13.846, de 2019 que alterou o artigo 219.

    Mesmo eu requerendo depois de 5 anos... é claro vou receber da data que eu fiz o requerimento