SóProvas


ID
1864120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Assinale a opção correta que apresenta o tipo de orçamento moderno, que enfatiza a vinculação entre planejamento e orçamento e o estabelecimento de metas e objetivos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra  E

     

    Orçamento-Programa (orçamento moderno) é um plano de trabalho, um instrumento de planejamento da ação do governo, por meio da identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades, além do estabelecimento de objetivos e metas a serem implementados, bem como a previsão dos custos relacionados.

    É feito de forma mais elaborada, tendo como premissa o planejamento das ações a serem implementadas, ao contrário do adotado no orçamento tradicional de receitas e despesas (orçamento clássico, orçamento antigo) que era elaborado de forma empírica, no “achismo”, não vinculando o planejamento aos programas e sim confeccionando a proposta orçamentária adotando como base o ano anterior, ou seja, somando o valor do orçamento do ano anterior com a projeção de inflação do período, por exemplo.

    https://www.passeidireto.com/arquivo/17956309/sergio-barata---direito-financeiro---apostila-afo---teoria---atualizacao-agosto-/13

    bons estudos

  • GABARITO LETRA E.

     

    Orçamento-programa

    substantivo masculino

    orçamento que estabelece metas e objetivos governamentais, estruturados em planos e programas a serem realizados em determinado período, em conjugação com o sistema de planejamento das finanças.

    Fonte: wikipedia

  • Complementando...

    O orçamento programa - orçamento moderno - é o tipo orçamentário que enfatiza a vinculação entre planejamento e orçamento e o estabelecimento de metas e objetivos do governo. Com isso, CORRETA a letra E

    PALUDO

  • E

    O orçamento moderno é o orçamento-programa.

  •  

    Conforme james giacomoni

    1.    O orçamento é o elo entre o plane- jamento e as funções executivas da organização.
    2.    A alocação de recursos visa à consecu- ção de objetivos e metas.
    3.    As decisões orçamentárias são tomadas com base em avaliações e análises técni- cas das alternativas possíveis.
    4.    Na elaboração do orçamento são consi- derados todos os custos dos programas, inclusive os que extrapolam o exercício.
    5.    A estrutura do orçamento está voltada para os aspectos administrativos e de planejamento.
    6.    Principal critério de classificação: funcional-programático.
    7.    Utilização sistemática de indicadores e padrões de medição do trabalho e dos resultados.
    8.    O controle visa avaliar a eficiência, a eficácia e a efetividade das ações governamentais".

  • C)Orçamento Tradicional:

    Processo orçamentário em que apenas uma dimensão do orçamento é explicitada, qual seja, o objeto de gasto. Também é conhecido como Orçamento Clássico.

     

     

    D) Orçamento Base-Zero:

    Abordagem orçamentária desenvolvida nos Estados Unidos da América, pela Texas Instruments Inc ., durante o ano de 1969. Foi adotada pelo estado de Geórgia (gov. Jimmy Carter), com vistas ao ano fiscal de 1973. Principais características: análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente; todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário.

     

    http://www.portaltransparencia.gov.br/glossario/DetalheGlossario.asp?letra=o

  • volução do orçamento 

    - ORÇAMENTO- TRADICIONAL : sem preocupação com cobranças nem resultados

    - ORÇAMENTO- DESEMPENHO : vinculação dos gatos a resultados, mas sem uma definição previa das metas e objetivos globais.

    - ORÇAMENTO- PROGRAMA : definição de objetivos e metas a serem alcançados- tem haver com o programa do partido político detentor do mandato.


     

  • (MUUUUITO IMPORTANTE !!! ENTENDA, NÃO DECORE. SEMPRE CAI)

     

     

    1) ORÇAMENTO-PROGRAMA -  O orçamento-programa está intimamente ligado ao sistema de planejamento e aos objetivos que o governo pretende alcançar. A ênfase é nos objetivos a realizar. Esta é a técnica orçamentária utilizada no Brasil atualmente e é obrigatória para todas as unidades da Federação. Foi legalmente implementada no Brasil mediante sua inclusão na Lei no 4.320/1964.

     

    2) ORÇAMENTO CLÁSSICO/TRADICIONAL - No orçamento clássico ou tradicional a ênfase é naquilo que a instituição gasta, e não no que realiza.

     

    3) ORÇAMENTO DE DESEMPENHO - Orçamento com base no desempenho organizacional significa que as Unidades Gestoras seriam contempladas com recursos orçamentários conforme o desempenho no exercício anterior . Se caracteriza por apresentar o orçamento sob duas perspectivas: o objeto do gasto e um programa de trabalho.

     

    4) ORÇAMENTO BASE ZERO - A metodologia do Orçamento Base Zero não é adotada no Brasil. Sua ideia básica  é a de que cada unidade da Administração Pública, a cada ano, ao elaborar sua proposta orçamentária, deve justificar o quanto e para que deve gastar os recursos que estão sendo pleiteados.A maior preocupação do Orçamento Base zero é justificar o porquê da despesa, se deve ou não gastar esse ou aquele recurso e em qual programa ou projeto.

     

    5) ORÇAMENTO PARTICIPATIVO - Orçamento participativo é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente quanto ao orçamento de investimentos, como exemplo a construção de unidades hospitalares e aquisição de bens. 

     

    6) ORÇAMENTO INCREMENTAL - Nesse tipo de orçamento, a definição dos montantes de recursos a serem alocados para os programas, ações, órgãos ou despesas é feita mediante a simples incorporação de acréscimos em cada item de despesa, mantendo-se o mesmo conjunto de despesas do orçamento anterior, ou com pequenos ajustes. Assim, as ações e os programas estabelecidos no passado tendem a permanecer inalterados ao longo do tempo e o orçamento acaba não refletindo as novas necessidades e prioridades da sociedade.

     

     

    GAB E 

  • LETRA E

     

    Macete : PrOgrama -> Planejamento e Orçamento
     

  • GABARITO E

    Orçamento Programa:

    Processo de planejamento e orçamento integrados;

    Projetos e atividades com estabelecimento de objetivos e metas a serem implementadas e previsão dos custos relacionados;

    Utilizada no Brasil

    Gasto público deve estar vinculado a uma finalidade;

    Ênfase nos resultados;

    Atual modelo do orçamento;

    Vinculação entre planejamento e ações executivas;

    Princípio da Programação;

    Aumenta a efetividade das ações públicas(buscam-se resultados);

    Transparência e responsabilidade na gestão pública;

    Fonte:qconcursos+ Leandro Ravyelle

  • GABARITO: E

     

    ORÇAMENTO PROGRAMA: é o TDB ( Tudo De Bom rsrs). Pode ser classificado como a mais MODERNA técnica de Orçamento Público, pois demonstra plena consonância ao planejamento, e demonstra o maior nível de classificação das ações governamentais.

    Efetivo elo entro o planejamento e as ações executivas da Administração Pública. Exemplo: tenho autorização para construir um hospital e uma escola. Por falta de dinheiro não vou construir a escola. Vou construir o hospital, pois a prioridade do momento é a saúde. O que eu não posso é construir um "parque", pois o parque não estava na autorização.

     

    Ênfase no objetivo do gasto e não no objeto do gasto. Exemplo: vou comprar viaturas, pois o objetivo é reduzir os índices de criminalidade

    O foco maior é naquilo que se realiza e não no que se paga!

     

    Macete: Orçamento Programa é a menina dos olhos da atividade orçamentária. Por esse motivo, se vier uma questão falando mal do orçamento programa...provavelmente estará errada. Se estiver falando bem do orçamento programa, provavelmente estará certa!

  • Atenção: Atualmente diz se que o Orçamento-Programa é o elo entre Planejamento, Orçamento e Gestão.

     

     

    (...) No Orçamento Programa a ênfase é no que se realiza e não no que se gasta.

     

     

    Fonte: A. Paludo, pág. 12-13

  • ORÇAMENTO PROGRAMA

  • Orçamento Programa expressa, financeira e fisicamente os programas de trabalho do governo com o orçamento, a aquisição, possibilitando a integração do planejamento com o orçamento. Visa objetivos e metas, consideram-se as analises das alternativas disponíveis e todos os custos.

  • Não são orçamentos modernos os orçamentos Tradicional e o Incremental = TI

  • Orçamento Programa

  • vinculação entre planejamento e orçamento = ORÇAMENTO PROGRAMA

  • Qual é a característica mais marcante do orçamento-programa? Que faltava às técnicas orçamentárias anteriores?

    É a vinculação entre planejamento e orçamento!

    O orçamento-programa é, verdadeiramente, um instrumento de planejamento da ação do governo. Aqui, sim, temos um elo entre planejamento, orçamento e gestão.

    Além disso, o orçamento-programa envolve o estabelecimento de metas e objetivos e, no Brasil, é a idealização do orçamento moderno.

    Gabarito: E

  • LETRA E

  • Qual é a característica mais marcante do orçamento-programa? Que faltava às técnicas orçamentárias anteriores?

    É a vinculação entre planejamento e orçamento!

    O orçamento-programa é, verdadeiramente, um instrumento de planejamento da ação do governo. Aqui, sim, temos um elo entre planejamento, orçamento e gestão.

    Além disso, o orçamento-programa envolve o estabelecimento de metas e objetivos e, no Brasil, é a idealização do orçamento moderno.

    Gabarito: E

    Fonte: Sérgio Machado | Direção Concursos

  • FORMAS DE ELABORAÇÃO de orçamento:

    -Participativo

    -Incremental (BR)

    -Base zero

    ESPÉCIES de orçamento:

    -Tradicional ou clássico

    -Desempenho

    -Programa (BR)

    TIPOS de orçamento:

    -Executivo

    -Legislativo

    -Misto (BR)

    Abraços!

  • ORÇAMENTO-PROGRAMA = PLANEJAMENTO + ORÇAMENTO

  • O Orçamento - Programa é o atual e mais moderno Orçamento Público.