-
Entendo a E como correta, mas qual o erro da C?
-
Acredito que o termo "leitores preferenciais" e "preferencialmente" (no item D), possam ajudar no entendimento da questão.
Lucas, o item A está incorreto pois à questão trata de um segmento específico do texto. “Um relatório de inquérito criminal terá como leitores preferenciais delegados, advogados, juízes e promotores”.
Gabarito: E
-
Pessoal, vocês indicaram essa questão para comentário? Acho que vale a pena... ao meu ver, a FGV tem por hábito apresentar duas questões "corretas", mas sempre tem uma que é a mais correta... por isso o gabarito é letra E, apesar de a C não estar errada.
-
Eu também marquei a C , queria saber qual o erro dela
-
Marquei a letra C e errei, porém acredito que enxerguei onde está meu erro. Ao delimitar "Isso", o enunciado da questão quer analisar o período sem interferências externas. Não importa que o inquérito seja de circulação restrita - ele é -, o examinador quer saber o que essa frase, per si, significa. Questão maldosa, mas muito boa.
-
A letra C está errada porque isso não consta no trecho do texto da questão. Sabemos que este tipo de "relatório de inquérito criminal terá como leitores preferenciais delegados, advogados, juízes e promotores" são de circulação restrita porque lemos o texto todo, contudo não é o que a questão quer saber.
-
A C está errada : oposição entre as seguintes palavras grifadas.
“Um relatório de inquérito criminal terá como leitores preferenciais delegados, advogados, juízes e promotores”.
c)relatórios criminais são de circulação restrita.
-
Discordo dos colegas que apontam o erro da "C" no fato de "ser de circulação restrita" diferir de preferencialmente.
Vejam: o inquérito é feito para um público preferencial. É o mesmo que dizer restrito a um determinado público.
O restrito ali está completamente correto. Ora, os relatórios criminais são feitos para um público restrito. Restrito e preferencial, para mim, apontam para um nicho determinado de pessoas.
Mas... Se a banca marcou essa, é essa e ponto.
-
A FGV sempre pede esse tipo de questão. Nessas situações ela não pede o que você interpretou e sim o que autor transparece.
E nessa frase ele somente citou pessoas do meio jurídico , e em nenhum momento falou de "Relatórios de circulação restrita". Isso é outra passagem do texto.
gabarito:E
-
Entendo que relatórios criminais não são a mesma coisa que relatórios de inquérito. Talvez tenha havido uma generalização/extrapolação que o texto não nos forneceu. Não tenho como dizer que todos os relatórios criminais sãos restritos. Não acho que o erro esteja na "circulação restrita", mas sim na generalização. Bem sutil, mas acho que merece ser analisado, afinal a banca é a FGV.
-
também não consigo ver o erro da C . muito pelo contrário...dá a entender que pe restrito sim.
-
Li essa questão várias vezes e acredito que houve uma pegadinha, pois o texto fala da existência dos relatórios de inquérito e os de inquérito criminal. Na opção C diz que o relatório criminal (não existe esse tipo no texto) é de circulação restrita, esse é o erro. Na verdade o relatório de circulação restrita é o de inquérito criminal.
-
O comando da questão pede o significado do período citado. Ao analisar as opções, a mais coerente é a E.
Observem abaixo:
Na A) “Um relatório de inquérito criminal terá como leitores preferenciais delegados, advogados, juízes e promotores”. Isso significa que delegados, advogados, juízes e promotores preferem esse tipo de relatório? Não.
Na B) “Um relatório de inquérito criminal terá como leitores preferenciais delegados, advogados, juízes e promotores”. Isso significa que relatórios desse tipo não necessitam de informações tão específicas? O período não diz sobre especificar informações.
Na C) “Um relatório de inquérito criminal terá como leitores preferenciais delegados, advogados, juízes e promotores”. Isso significa que relatórios criminais são de circulação restrita? O período não diz sobre o relatório ser ou não de circulação restrita.
Na D) “Um relatório de inquérito criminal terá como leitores preferenciais delegados, advogados, juízes e promotores”. Isso significa que relatórios de inquéritos criminais devem detalhar os dados fornecidos? O período não diz sobre detalhamentos dos dados.
Na E) “Um relatório de inquérito criminal terá como leitores preferenciais delegados, advogados, juízes e promotores”. Isso significa que inquéritos criminais são dirigidos preferencialmente ao espaço jurídico? Sim, mais coerente com o pedido da questão.
-
A "C" não está errada! Esqueçam essas coisas de ter a palavra inquérito ou não e de serem leitores prefrenciais ou não. Só que a E justifica o período.
-
Cuidado com a pegadinha do termo "preferencial". A questão considera o trecho deslocado do texto.
O termo "preferencial" contrapõe o termo "restrito" na opção c. O que é preferencial não é restrito.
Na opção e o termo "preferencial" concorda com o enunciado.
-
Pessoa, fiz errei essa questão no dia da prova. Porém ao ler os comentários, concordo com o que Rachel e Camila falaram.
O erro não está no que diz a letra C. O que ela diz é verdade, porém não foi o que o enunciado perguntou!
Por exemplo, se eu falo: "Messi é melhor do que Ronaldo". Isso significa...
Vamo supor que uma das alternativas diz: " Messi é um bom jogador. Estaria errado, apesar de ser verdade.
Porém significa que Ronaldo é pior do que Messi.
Resumindo, o "Q" da questão está no "ISSO SIGNIFICA" O isso está se referindo (especificando) a frase do enunciado.
-
bem ambigua, tanto E quanto C
-
Mais uma questao ....confirma que devemos voltar ao texto ...sempre !!
-
Preferencial é diferente de restrita. Qdo se diz preferencial, um grupo de pessoas talvez leia antes, ou seja, preferencialmente, mas nada impede que outros leiam. Restrita seria APENAS para um determinado grupo.
-
A título de curiosidade: Dia desses vi um debate sobre os caixas preferenciais que, por serem preferenciais, podem ser usados por pessoas sem deficiência, mas se algum deficiente chegar, o mesmo tem preferência e será atendido primeiro, pois o caixa é preferencial, e não restrito. Pode parecer bobagem, mas isso me ajudou a acertar a questão.
-
Essa questão me confundiu.
O texto trata de dois tipos de relatórios, o primeiro, um relatório de CIRCULAÇÃO RESTRITA. Quando a letra c diz que o os relatórios criminais são de circulação restrita, está se afirmando a "tipologia" do relatório.
C) relatórios criminais são de circulação restrita.
Não exerguei a ideia de restrita circulação (restrição), associei ao tipo de relatório.
-
Acredito que o erro da C consiste no termo "relatório criminal" e não "relatório de inquérito criminal". Este é mais específico, até citado no texto. Aquele é mais genérico.
-
Às vezes penso que num diálogo meu com a FGV, ela falaria banana e eu entenderia carne moida!
-
-
Ricardo Schiefler, o texto não diz claramente que o relatório criminal é restrito, mas usa o relatório criminal para contextualizar esse tipo de relatório para leitores específicos. Logo, a letra "c" também responde a questão. Há muitas questões boas nessa prova, mas essa questão é o ponto fora da curva.
-
Nesta questão é bom atentarmos quanto as "expressões modalizadoras". Acredito que as palavras "preferenciais/preferencialmente" são a chave para acertar a questão.
Modalizador é palavra da área da linguística, e «diz-se de ou elemento gramatical ou lexical por meio do qual o locutor manifesta determinada atitude em relação ao conteúdo de seu próprio enunciado». Segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss, «entre os modalizadores tem-se: a) os advérbios (talvez, sem dúvida, a meu ver etc.), que indicam se o conteúdo do enunciado foi ou não inteiramente assumido pelo locutor; b) o modo verbal (indicativo, subjuntivo), que indica se o enunciado expressa um fato ou um desejo (Pedro veio; gostaria que Pedro viesse); c) o verbo auxiliar modal, que indica a noção de necessidade ou possibilidade (Pedro pode vir; Pedro deve vir); d) uma oração principal cujo verbo expressa modalidade (é possível que Pedro venha)»
fonte https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-termo-modalizador/21713
-
Fui convencido pelo comentário de Marcelo Fernandes. O enunciado da questão é praticamente uma repetição do gabarito. Letra E
-
vejo alguns colegas argumentando que a letra C está errada porque não foi (diretamente) o que a questão pediu, mas quem está acostumado a fazer questões da FGV, sabe que ela costuma trascrever um pequeno trecho, mas a resposta está em outro trecho, esparço no texto. Fui na lera C por conhecer esse detalhe, mas pelo visto, a banca não segue qualquer tipo de critério.
-
ERRO DA "C": relatórios criminais são de circulação restrita. Nem pelo texto, dá para afirmar isso. Pelo texto, relatório DE INQUÉRITOS criminais são de circulação restrita. Nem todo relatório criminal é de inquérito criminal (a alternativa extrapolou o texto).
-
Não conseguir avaliar dessa forma, pois afirmar que os inquéritos criminais são dirigidos preferencialmente ao espaço jurídico é desconsiderar que:
-delegados: meio policial e não jurídico;
-Juízes: meio jurídico;
-promotores: meio jurídico e por fim os
-advogados que podem ser o meio termo, pois estão nos dois ambientes.
Por essa leitura, e considerando que a FGV tem "lógica no Português", o gab poderia ser "C".
Enfim... perseverança que segue!!