-
Segundo a FGV, gabarito A.
Para Herzberg, o salário não representa um fator motivacional, e sim higiênico!
Para o autor, o contrário de satisfação não é insatisfação, mas sim, a não satisfação, ou neutralidade. Da mesma forma, o contrário de insatisfação é a não insatisfação, e não a satisfação.
Questão de Concurso
(Cespe/MPE-PI/Técnico Ministerial/2012) De acordo com a teoria dos dois fatores – motivação e higiene –, o oposto de satisfação não é a insatisfação. Ainda segundo essa teoria, a eliminação dos aspectos de insatisfação de um trabalho não o torna necessariamente satisfatório.
Gabarito: certo. Segundo a Teoria de Herzberg.
VEJA BEM!
É possível fazer uma relação entre a teoria de Herzberg e a de Maslow. Nesse caso, os fatores higiênicos representariam as necessidades fisiológicas e de segurança e sociais, e os fatores motivacionais representariam as necessidades de estima e autorrealização.
-
Fator motivacional, lembrem : motivação é interna ( intrínseco), então é relacionado com o cargo em si, sendo assim influencia a satisfação. Exemplo reconhecimento, crescimento pessoal.
fator higiênico é externo (extrínseco), ou seja, com o ambiente em si , evitam à insatisfação . Exemplo salário,condições de trabalho.
-
Segundo Chiavenato:
"Os fatores higiênicos, quando ótimos, apenas EVITAM a insatisfação. Porém, quando precários, provocam insatisfação."
Fonte: Introdução teoria geral da administração - Idalberto Chiavenato.
-
Segundo Herzberg, existem dois fatores:
• Fatores de higiene: são os fatores extrínsecos e são insatisfacentes, ou seja, os que previnem a insatisfação.
• Fatores de motivação: são os fatores intrínsecos, associados a sentimentos positivos e estão relacionados com o cargo.
Os fatores de higiene são os necessários para evitar a insatisfação no ambiente de trabalho, mas, por outro lado, não são suficientes para provocar satisfação.
Fonte: Gestão de pessoas para concursos - Andréia Ribas e Cassiano Salim - Editora Alumnum
Gabarito: A
-
Oi??? fator higiênico é capaz de DESMOTIVAR??? não marquei essa não...pq se fosse capaz de DESmotivar...logo pela lógica seria capaz de MOTIVAR o que não é verdade.
alguém explica isso?
-
Fatores Higiênicos: referentes ao ambiente de trabalho, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;
não tô entendo esse gabarito.
-
A minha dúvida é a mesma da Ana Carolina. Segundo este site http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-teoria-dos-dois-fatores-de-frederick-herzberg/ A ausência (de fatores higiênicos) desmotiva, mas a presença não é elemento motivador.
-
Teoria dos 2 fatores ( Herzberg )
- FATORES MOTIVACIONAIS: satisfação, influencia, respeito, realização, reconhecimento - isso sim motiva.
- FATORES HIGIÊNICOS : salario, condições de seguraça - com isso, o empregado nã vai se motivar, mas evita o descontentamento ( desmotivação).
GABARITO "A"
-
Pq a III está errada? Sei que os fatores motivacionais, como o próprio nome diz, motivam; mas eles também não removem a insatisfação?
-
Não entendi opq de ser a A, posi aprendi que o não motiva, não desmotiva. Fatores higiênicos satisfeitos, não causam motivação. Porém a falta deles, geram não satisfação.
-
I. Os fatores higiênicos são capazes de desmotivar o trabalhador. (certo)
Os fatores higiênicos ,porquanto mais básicos, quando não presentes,são capazes de desmotivar o trabalhador.
II. Os fatores higiênicos, uma vez resolvidos, promovem a motivação do trabalhador.( errado)
Os fatores higiênicos, porquanto mais básicos, quando presentes,não são capazes de motivar o trabalhador.
III. Os fatores satisfacientes permitem remover a insatisfação do trabalhador.( errado)
Os fatores satisfacientes ou motivacionais são intrínsecos aos indivíduos. Logo ,se presentes, motivam o trabalhador, porém não removem,por padrão, uma insatisfação já existente.
Volle est posse
-
Importante lembrar que para Hezberg, o oposto de satisfação não é insatisfação, mas sim NÃO-SATISFAÇÃO.
-
Fatores higiênicos(extrínsecos) podem ser relacionados a necessidades básicas, como higiene e segurança, por exemplo. Apenas promover essas "vantagens" não aumenta a satisfação, pois são justamente coisas básicas, ou seja, são o mínimo necessário para realizar o trabalho. Agora, se removê-las, aí sim o funcionário sentirá a diferença, promovendo sua insatisfação. Um bom exemplo são os direitos trabalhistas.
-
Questão ridícula e revoltante, no entanto ao observar de que banca se trata, não fico surpreso: FGV.
Dizer que: "Os fatores higiênicos são capazes de desmotivar o trabalhador" é deixar claro que não há preparo suficiente dos organizadores da questão. Os fatores higiênicos não desmotivam e isso deveria ser ÓBVIO. Mas levando-se em conta Herzberg, os fatores higiênicos não produzem satisfação, mas trazem neutralidade. Agora, se fosse inserida a palavra "ausência" tudo bem.
Os organizadores da FGV nem domínio de Língua Portuguesa tem e querem produzir provas.
-
Letra: A
-----------------------------
I. Os fatores higiênicos são capazes de desmotivar o trabalhador. (CERTO; Se esses fatores não estiverem presentes, o trabalhador ficará desmotivado. E caso eles estejam presentes, o trabalhador apenas evitará a desmotivação.
II. Os fatores higiênicos, uma vez resolvidos, promovem a motivação do trabalhador. (ERRADO; Fatores higiênicos não promovem a motivação, mas apenas previnem a insatisfação/desmotivação.
III. Os fatores satisfacientes permitem remover a insatisfação do trabalhador. (ERRADO; São os fatores Higiênicos que removem a insatisfação. Os fatores satisfacentes apenas promovem a motivação/satisfação, quando presentes, ou a não satisfação/motivação quando ausentes.
-----------------------------
Fonte: Eu e eu mesmo!
**Há pessoas nos comentários "surfando" na Maionese, literalmente**
Avante!, amigos.
-
Concordo com o Alla'n Carvalho.
-
Gab. A
Herzberg dividiu em dois fatores: motivacionais (os que agradavam) e higiênicos (os que desagradavam). Diferentemente de Abraham Maslow, que estudou a satisfação das necessidades das pessoas em diversos campos de sua vida, Herzberg procurou estudar o comportamento e a motivação das pessoas dentro das empresas, especificamente.
Nesta teoria, os fatores higiênicos são aqueles necessários para evitar que o funcionário fique insatisfeito em seu trabalho, porém, eles não são capazes de fazer com que ele se sinta completamente satisfeito. Para o autor, o oposto de satisfação não é a insatisfação, mas nenhuma satisfação. Bem como, o oposto de insatisfação não é a satisfação, mas sim nenhuma insatisfação.
-
Seguinte, sabemos que a FGV é polêmica quanto a matéria e tal... mas na hora da prova precisamos acertar a questão! Portanto, assim analisei:
I. A Polêmica! Fiquei na dúvida e passei para a próxima.
II. Essa da pra resolver tranquilamente. Sabemos que Fatores Higiênicos quando são ótimos, conseguem apenas evitar a insatisfação das pessoas. Nada de motivar! Logo, FALSO.
III. Conforme Chiavenato, os fatores responsáveis pela satisfação no trabalho são totalmente independentes e desligados dos fatores responsáveis pela insatisfação: o oposto da satisfação profissional não é a insatisfação, mas sim nenhuma satisfação; da mesma forma, o oposto da insatisfação profissional não é a satisfação, mas a não-insatisfação. Logo, FALSO.
Sabendo disso, eliminamos de cara os itens B, C, D e E.
Na hora da prova, sem brigar com a banca, marca o item A, ganha lá seus pontinhos e é o que importa!
@adm.mapeada
Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.
Sigam e aproveitem!
-
FATORES HIGIÊNICOS: Não instatifação X instatisfação | desmotivação - não desmotivação
FATORES MOTIVACIONAIS: Satisfação X Não Satisfação | Motivação - não motivação
-
RESUMINDO:
-
FATORES PRESENTES AUSENTE
-
HIGIÊNICOS: (Condições de Trabalho) Neutralidade Desmotivação
MOTIVACIONAIS (Sentimento pelo Trabalho) Motivação Neutralidade
Os fatores HIGIÊNICOS se AUSENTES desmotivam. São EXTRÍNSECOS
Independente de existir ou não, os fatores Motivacionais MOTIVAM. São INTRÍSECOS
-
Satisfação é o oposto de não-satisfação
Insatisfação é o oposto de não-insatisfação
-
Concordo com o Daniel Rodrigues,
a banca usou a palavra "desmotivar" na alternativa A justamente para gerar ambiguidade e polêmica.
-
Gente, estou a horas estudando apenas motivaçao e cheguei nessa questão, 15 dias exatamente antes de fazer uma prova da FGV. Adivinhem.. errei.
Masssss... Meu material está aberto na janela ao lado e. tchum, ao mudar de tela sentí as orelhas de burro crescrendo e infelizemnte a questão esta certinha sim! (não estou chamando ninguem de burro, falo de mim mesmo apenas)
I. Os fatores higiênicos são capazes de desmotivar o trabalhador. Perfeitamente certo. Causam NEUTRALIDADE se existem: um banheiro limpo, bom salario, ambiente agradavel. X Causam DESMOTIVAÇAO se faltarem: imagine um banheiro sujo e fedorento, uma sala mofada que causa espirros interminaveis, trabalhar num lugar escuro e barulhento.
II. Os fatores higiênicos, uma vez resolvidos, promovem a motivação do trabalhador. Perfeitamente errado! Mesmo com um salário acima do fantástico e ambiente totalmente agradavel e indefectivel muita gente nao está feliz. Tudo isso é legal, claro, mas se o que você gosta é de estar na roça lidando com cavalos, não adianta estar numa sala de tribunal no meio da cidade grande.
III. Os fatores satisfacientes permitem remover a insatisfação do trabalhador. Droga, mas ta errado. Fazer aquilo que gosta num ambiente negativo, mal pago e com pessoas desagradaveis, tira todo o prazer (motivação) do trabalho. Usando o exemplo anterior, não adianta estar na roça vendo seus cavalos passar fome, sendo judiados por um patrão ignorante, recebendo mal.
ps., não vou reler pra ver se tem erros e falta de acento, perdoem.
-
Rodrigo Rennó : pg. 151
No caso da organização que forneça bons salários, boas condições etc ela pode ter um ambiente harmonico, mas não necessariamente motivador.
Eu erraria na prova por causa do "desmotivar" na 1. haja vista que a falta de fatores higiênicos não desmotivam, mas trazem insatisfação do empregado - ou seja, geram insatisfação de forem negativos.
-
Enquanto não houver uma regulamentação RÍGIDA E LEGAL SOBRE AS BANCAS DE CONCURSOS, ainda veremos questões absurdas como esta, assim como gabaritos ESDRÚXULOS como este muitas vezes por aí. Infelizmente.
A FGV deveria ser proibida de fazer questões sobre Administração.
-
Fatores higiênicos ou insatisfacientes - Evitam a insatisfação mas não a aumentam. Se ausentes, desmotivam, mas presença não é elemento motivador;
Fatores motivacionais ou satisfacientes - Aumenta a satisfação, mas não remove insatisfação; Se precários evitam a satisfação.
-
BIZARRO essa resposta.
Os professores discordam deste gabarito e os autores das doutrinas não afirmam isso
é entendimento apenas da FGV, baseado em nada
-
Ano: 2017 Banca: FGV Órgão: Prefeitura de Salvador - BA
Com relação à motivação do ser humano no trabalho, a partir da teoria da motivação-higiene de Herzberg, analise as afirmativas a seguir.
I. Essa teoria pressupõe dois grupos de fatores que atuariam na motivação e na desmotivação das pessoas no trabalho. CERTA
II. Os fatores higiênicos seriam os que, uma vez satisfeitos, impedem a desmotivação, mas não motivam. CERTA
A FGV ENTENDE QUE: FATORES HIGIÊNICOS IMPEDEM A DESMOTIVAÇÃO - quando presentes (MAS NÃO MOTIVAM)
FATORES HIGIÊNICOS DESMOTIVAM - quando ausentes
-
Só sei que não podemos errar esse tipo de questão!
-
I. Os fatores higiênicos são capazes de desmotivar o trabalhador. CERTO.
II. Os fatores higiênicos, uma vez resolvidos, promovem a motivação do trabalhador.ERRADO. (Quem motiva são os fatores motivacionais)
III. Os fatores satisfacientes permitem remover a insatisfação do trabalhador. ERRADO. (O fator satisfaciente se presente motiva mas se ausente não gera insatisfação, por sua vez, não é possível que este remova a insatisfação se o mesmo não gera tal condição).
Fatores Higiênicos (extrínsecos) - Esse fator não promove a motivação mas apenas evita a desmotivação/insatisfação, portanto, gera desmotivação se não alcançados pelo trabalhador.
Fatores motivacionais/satisfacientes (Intrísecos) - Esse fator promove a motivação quando presentes, quando os fatores motivacionais não existem as pessoas são neutras em relação a motivação.
Presentes Ausentes
Fatores Higiênicos neutralidade desmotivação
Fatores Motivacionais motivação neutralidade
A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais, a insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos, ou seja:
Fatores motivacionais = satisfação/motivação
Fatores higiênicos = insatisfação/desmotivação
-
decorem os nomes que eles usam pra confundir
motivacionais=satisfacientes=intrínsecos
higiênicos=insatisfacientes=extrínsecos
-
Os fatores higiênicos quando atendidos, impedem a insatisfação, mas não levam à satisfação (=motivação).
Os fatores motovacionais quando atendidos, levam à satisfação (=motivação).
-
Comentário:
Mais uma vez a FGV cobrando a diferença entre os fatores higiênicos, ou insatisfacientes, e os fatores motivadores, ou satisfacientes. De acordo com Herzberg, temos:
· FATORES MOTIVADORES (satisfacientes) - intrínsecos: referem-se à qualidade do próprio trabalho, das tarefas desenvolvidas no labor. São a realização, o reconhecimento, metas desafiadoras, responsabilidade, desenvolvimento profissional, etc.
· FATORES HIGIÊNICOS (insatisfacientes) - extrínsecos: referem-se ao ambiente do trabalho, ao retorno financeiro, boas relações interpessoais, benefícios sociais, etc.
Assim, vamos às afirmativas:
I – Verdadeiro, pois os fatores higiênicos são insatisfacientes.
II – Falso, pois os fatores que proporcionam satisfação são os fatores motivadores, e não os higiênicos.
III – Falso, pois quem proporciona ou previne a insatisfação são os fatores higiênicos, ou insatisfacientes.
Gabarito: A
-
Para resolução da questão em análise, faz-se
necessário o conhecimento de motivação, sendo mais especificamente cobrada a
“teoria dos dois fatores" de Frederick Herzberg.
Diante disso, vamos a uma breve explicação.
Inicialmente, para facilitar o entendimento,
imagine os dois fatores como duas pistas independentes, uma nomeada como fatores
higiênicos e outra como fatores motivacionais.
Contudo, imagine que cada pista possui mão dupla,
com isso, percebemos que apesar da teoria se chamar dois fatores, ela é
dividida em quatro partes: insatisfação, não insatisfação, não satisfação e
satisfação; sendo que as duas primeiras partes são relacionadas aos fatores
higiênicos e as duas últimas relacionadas aos fatores motivacionais, conforme
tabela abaixo:
Com efeito, os fatores higiênicos quando não
atendidos produzem uma insatisfação, mas quando atendidos produzem uma não
insatisfação. Se você pensou que quando atendidos os fatores higiênicos
produziriam uma satisfação, então lembre-se que a parte da satisfação está na
outra pista, chamada de fatores motivacionais. Essa pegadinha sempre cai em
prova!
Lado outro, os fatores motivacionais quando
atendidos produzem satisfação, mas quando não atendidos produzem uma não
satisfação. Para Herzberg, quanto maior a satisfação, maior será a
motivação.
Diante disso, são exemplos de fatores
higiênicos: escritório com móveis, equipamentos funcionais e iluminação
adequada e são exemplos de fatores motivacionais: desenvolvimento de
habilidades e reconhecimento no trabalho.
Para exemplificar, temos abaixo uma tabela resumo,
segundo Ribas.
Diante disso, vamos analisar as
afirmativas.
I – Certa. Os fatores
higiênicos são capazes de desmotivar o trabalhador, porém não são capazes de
motivar.
II – Errada. Apenas os fatores
satisfacientes (motivacionais) promovem a motivação do colaborador.
III – Errada. São os fatores
higiênicos que permitem remover a insatisfação do trabalhador.
Fonte:
RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3ª Ed. – Brasília: Alumnus,
2015.
Gabarito do Professor: Letra A.
-
Na minha visão, a questão deveria ser anulada. Para os doutrinadores, os fatores higiênicos não geram motivação, apenas geram satisfação ou insatisfação... ou seja, você pode perfeitamente estar satisfeito no seu trabalho, mas desmotivado. Por exemplo, satisfeito com condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão, entretanto desmotivado com a possibilidade de crescimento profissional, aprendizagem, exercício da responsabilidade e por aí vai.
Assim como há situações contrárias... difícil de acontecer, mas há. Chris Gardner trabalhou seis meses insatisfeito, mas motivado. Não recebia salários (insatisfeito), entretanto, devido a possiblidade de crescimento profissional e aprendizagem, estava motivado.
Fatores higiênico = deixam satisfeitos ou insatisfeitos, apenas.
Fatores motivacionais = deixam motivados ou desmotivados, apenas.
Concurseiro que sofra.