-
Gabarito letra C. Taylor explicitou em sua obras os seguintes princípios fundamentais da boa Administração. São eles:
(*)Ciência em lugar do empirismo
(*)Cooperação em lugar do individualismo
(*)Rendimento em lugar de baixa produtividade
(*)Harmonia em lugar da discórdia
(*)Desenvolvimento sentido de ser produtivo
Fonte: facebook.com/admfederal
-
Se alguém puder explicar melhor a letra a), fiquei sem compreender. Grata!
-
também não compreendi a alternativa A !
-
Em relação à alternativa A), entendi que a Administração Científica busca ter baixos custos na produção de seus itens (pois gera maior lucro) podendo assim proporcionar maiores salários aos emrpegados (em atendimento ao princípio da ORT: Incentivos salariais e prêmios de produção).
-
Em relação à A: Taylor pagava mais que o dobro para os funcionários em relação às demais organizações.
-
Segundo Maximiano, a respeito da administração de Taylor: "O objetivo da boa administração era pagar salários altos e ter baixos custos de produção. (...) Essa maneira mais eficiente de realizar a tarefa era combinada com um sistema de pagamento por peças produzidas (ou por quantidade). Isso fazia os rendimentos do trabalhador aumentar de acordo com seu esforço. " Logo se vê que Taylor pretendia conciliar produtividade/eficiência e boa remuneração.
Destaque para o melhor da questão: "cientificamente adestrados". Melhor tradução impossível.
-
Não entendi a letra A.
O salário não era pago de acordo com a produção?
... o operário que produz pouco ganha pouco e o que produz mais, ganha na proporção
de sua produção. (chiavenato)
-
A letra (A) justifica-se pelo homo economicus, na qual o homem era motivado pelo dinheiro, tinha medo de perder o dinheiro. Assim Taylor acreditava que altos salários motivavam os trabalhadores.
-
A criação de riqueza na Administração Científica:
Com o plano de incentivo salarial, Taylor prcurava conciliar os interesses da empresa - obter um custo de produção cada vez mais reduzido e, conseqüentemente, maior produtividade e maior rendimento - com os interesses dos operários em obter salários mais elevados. Essa identidade de interesses de patrões e empregados quanto à participação nos ganhos proporcionados pela Administração Científica levou Taylor a julgar que o que era bom para a empresa (eficiência = maior lucro) era igualmente bom para os empregados (maior produção = maior salário). Todavia, a implantação da Administração Científica levou o operário americano a ser um dos operários mais bem pagos do mundo industrializado e detentor de elevado padrão de vida graças aos seus salários. Contudo, esse operário de bom salário e de bom padrão de vida teve de suportar durante longas décadas um trabalho simples, repetitivo, chato, padronizado e monótono.
(Introdução à TGA - Chiavenato)
@adm.mapeada
Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.
Sigam e aproveitem!
-
Abordagem Clássica Da Administração:
. O Objetivo de uma boa administração é pagar salários altos e ter baixos custos unitários de produção.
. Para realizar esse objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisas e experimentação, a fim de formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle de operações fabris.
. Os empregados devem ser cientificamente colocados em serviços ou postos em que os materiais e as condições de trabalho sejam cientificamente selecionados, para que as normas possam ser cumpridas.
. Os empregados devem ser cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões e, portanto executar um serviço ou tarefa de modo que a produção normal seja cumprida.
. Uma atmosfera de cooperação deve ser cultivada entre a Administração e os trabalhadores, para garantir a continuidade desse ambiente psicológico que possibilite a aplicação dos princípios mencionados.
Logo não cabe evitar uma atmosfera de cooperação por atrasar a produção.
C
-
Fiqui um pouco intrigada com o gabarito ser letra "A", daí fui procurar sobre o assunto e encontrei o que segue abaixo:
O primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação do seu livro Shop Management (Administração de Oficinas). Em essência, Taylor diz em Shop Management que:
(1) o objetivo de uma boa Administração era pagar salários altos e ter baixos custos unitários de produção;
(2) para realizar esse objetivo, a Administração tinha de aplicar métodos científicos de pesquisa e experimento para o seu problema global, a fim de formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitissem o controle das operações fabris;
(3) os empregados tinham de ser Cientificamente colocados em serviços ou postos em que os materiais e as condições de trabalho fossem Cientificamente selecionados, para que as normas pudessem ser cumpridas;
(4) os empregados deviam ser Cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões e, portanto, executar um serviço ou tarefa de modo que a produção normal fosse cumprida;
(5) uma atmosfera de intima e cordial cooperação tem de ser cultivada entre a Administração e os trabalhadores, para garantir a continuidade desse ambiente psicológico que possibilite a aplicação dos outros princípios por ele mencionados.
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-obra-de-taylor-suas-constatacoes-e-propostas/10905/
-
Frederick W. Taylor, no desenvolvimento e formulação de seus postulados, baseou-se em algumas crenças acerca do trabalho, dos empregadores e dos trabalhadores.
As afirmações a seguir reproduzem essas crenças, à exceção de uma, assinale-a.
Uma atmosfera de cordial cooperação entre a administração e trabalhadores deveria ser evitada por ralentar a produção.
TRABALHO EM CONJUNTO: os interesses dos funcionários (altos salários) e da administração (baixo custo de produção) podem ser conciliados por meio da busca do maior grau de eficiência e produtividade. Quando o trabalhador produz muito, sua remuneração aumenta e a produtividade da empresa também.
Redação tirada do curso Técnico em Serviços Púbicos IF E-TEC BRASIL - 2010
Visto isso, percebemos que ambos, trabalhador e administração deveria sim ter uma atmosfera de cordial cooperação, tendo em vista que esse detalhe iria aumentar a produção.
-
De início a letra A parece errada, mas é isso mesmo: baixos custos → bons salários.
-
O RALENTAR me pegou.
-
Administração Científica
- Taylor
- Ênfase na tarefa;
- Fundamentos:
a) Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos;
b) Estudo da fadiga humahna;
c) Divisão do trabalho e especialização do trabalhador;
d) Desenho de cargos e tarefas;
e) Incentivos e premios salariais por produção;
f) Homo Economicus;
g) Ambiente de trabalho;
h) Padronização
-
Ralentar = diminuir
-
O enunciado fala sobre as crenças que Taylor utilizava na formulação do trabalho, podemos encontrá-las na obra de Chiavenato, são essas:
• Ciência em lugar do empirismo
• Cooperação em lugar do individualismo
• Rendimento em lugar de baixa produtividade
• Harmonia em lugar da discórdia
• Desenvolvimento de cada homem a fim de alcançar maior eficiência e prosperidade.
Vamos analisar as alternativas de acordo com as crenças:
Alternativa A. Certo. O objetivo de uma boa administração era conseguir baixos custos de produção unitária pagando salários altos. – Rendimento em lugar de baixa produtividade.
Alternativa B. Certo. Os trabalhadores deveriam ser cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões e produzir adequadamente. - Desenvolvimento de cada homem a fim de alcançar maior eficiência e prosperidade.
Alternativa C. Errado. Uma atmosfera de cordial cooperação entre a administração e trabalhadores deveria ser evitada por ralentar a produção. Essa alternativa contraria a crença da harmonia em vez de discórdia, portanto, errada.
Alternativa D. Certo. A administração deveria aplicar métodos científicos de pesquisa e experimento para adoção de princípios e normas de produção. - Ciência em lugar do empirismo
Alternativa E. Certo. Os processos fabris teriam melhor resultado operacional se o controle fosse aplicado a partir de padrões estabelecidos. A padronização é um dos fundamentos da organização racional do trabalho de Taylor na tentativa de substituir métodos empíricos por métodos científicos. Essa alternativa também corresponde a crença da Ciência em lugar do empirismo.
GABARITO: C
-