-
GABARITO D
Os quatro princípios da boa governança são:
- compliance,
- accountability,
- disclosure e
- fairness
-
Os princípios básicos da governança corporativa são:
Transparência: refere-se à comunicação dos fatores que permeiam a ação da organização, sejam eles econômicos ou intangíveis. Essa comunicação deve resultar um clima de confiança, ou seja, deve ser franca, rápida e espontânea, não deve ser tratada como uma obrigação da alta Administração.
Equidade: caracteriza-se pelo tratamento igualitário para com as partes interessadas, sejam eles colaboradores, fornecedores ou clientes. Condena-se qualquer tipo de ação ou política injusta.
Prestação de contas (Accountability): os responsáveis da governança corporativa devem responder àqueles que os elegeram perante seus atos e prestar contas com os mesmos.
Responsabilidade corporativa (compliance - seguir normas, regras e políticas): os líderes das organizações, juntamente com os conselheiros, devem dar importância às questões de ordem social e ambiental na definição das estratégias e dos negócios, zelando também, pela perenidade e sustentabilidade das organizações. Esse princípio é uma extensão da estratégia empresarial, na qual busca a implantação da "função social", que deve incluir alguns quesitos como, a melhoria na qualidade de vida e a qualificação e diversidade da força de trabalho.
-
> Governança:
Capacidade de formular e implemantar políticas públicas
> Governabilidade
Capacidade política de governar
Ex: Governo brasileiro sem governança (muita corrupção/sem grana/gestão ineficiente para implementar as políticas descritas tão lindamente nos Planos de governo) e sem governabilidade (Tanto Dilma quanto Temer sem condições de governar devido a pressão popular - ligado diretamente a legitimidade de um governo com a sociedade)
-
GAB. D
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA GOVERNANÇA
1) LEGITIMIDADE - princípio jurídico fundamental do Estado Demicrático de Direito. Não basta verificar se a lei foi cumprida, mas se o interesse público (bem comum) foi alcançado.
2) EQUIDADE - garantir as condições para que todos tenham acesso ao exercício de seus direitos civis, políticos e sociais.
3) RESPONSABILIDADE OU COMPLIANCE - zelo que os agentes de governança devem ter pela sustentabilidade das organizaçoes, visando a longeviade, levando em conta aspectos sociais e ambientais.
4) EFICIÊNCIA - fazer o que é preciso ser feito com qualidade adequada ao menos custo possível
(CUIDADO EFICIÊNCIA É DIFERENTE DE EFETIVIDADE)
5) PROBIDADE - dever de demonstrar probidade, zelo, economia e observância às regras e procedimentos. Obrigação que têm os sevidores de demonstrarem ser dignos de confiança. Honestidade.
6) TRANSPARÊNCIA - possibilidade de acesso a todas a informações relativas à organização pública. A adequada transparência resuta em um clima de confiança (interno e externo).
7) ACCOUNTABILITY - obrigação que têm as pessoas ou entidades de prestar contas e assumir as responsabilidades e consequências de seus atos e omissões. Instrumento relacionado ao processo eleitoral, o estabelecimento de regras claras de financiamento de campanhas sustentadas no controle mútuo entre poderes.
-
método para lembrar dos princípios
ARTE
ACCOUNTABILITY
RESPONSABILIDADE CORPORATIVA
TRANSPARÊNCIA
EQUIDADE
-
Compliance é o dever de estar em conformidade com atos, normas e leis, para seu efetivo cumprimento.
-
Colegas quero agradecer a vc que colocam resumos esquematizados nas questões, pra quem não tem muitos livros nem pode pagar um preparatório isso faz toda a diferença, por isso nunca abandono o QConcursos, essa troca que os estudantes fazem aqui com seus resumos me ajuda muito e ajuda outros tbm, torço pra que cada um de nós consiga nossa vaga, e sejamos servidores generosos deste mesmo jeito, ajudando uns aos outros no ambiente de trabalho!
-
Questão que pode ser respondida por meio do conhecimento dos princípios de governança corporativa segundo o IBGC. Nosso famoso: TRE/PR.
Transparência
Equidade
Prestação de contas
Responsabilidade Corporativa
Gabarito: D
-
Princípios de governança corporativa segundo o IBGC. Nosso famoso: TRE/PR.
Transparência
Equidade
Prestação de contas
Responsabilidade Corporativa