SóProvas


ID
1864633
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O planejamento de RH demanda integração cada vez maior entre os responsáveis pela aquisição de talentos e os que definem a estratégia da organização. Em busca da fidelidade dos funcionários estratégicos frente ao eventual assédio dos concorrentes, cada vez mais as empresas estão investindo na criação de métodos para formalizar políticas de retenção. Surge, então, o Comitê de Gestão de Pessoas. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O comitê de gestão de pessoas é ligado ao conselho de administração e atua para alinhar as estratégias de negócios de longo prazo à gestão dos funcionários indispensáveis para a sua consecução.

II. A frequência de reuniões para alinhamento entre os setores deve ser suficientemente alta para a rápida avaliação e a tomada de decisão estratégica.

III. O comitê de gestão de pessoas pode gerar demandas a partir de análise de diferentes setores da organização, porém as decisões e ações cabem exclusivamente ao conselho de administração.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Comitê de Recursos Humanos: Gestão de Pessoas e de Talentos Humanos


    Em meio à acirrada disputa por talentos no mercado de trabalho, manter os profissionais engajados e motivados não é tarefa fácil. Para garantir a fidelidade dos funcionários estratégicos e mantê-los distantes dos concorrentes, cada vez mais as empresas estão investindo na criação de métodos para formalizar políticas de retenção. Surge, então, o comitê de Gestão de Pessoas.

     

    Ligado diretamente ao Conselho de Administração, o órgão atua para alinhar as estratégias de negócios de longo prazo à gestão dos funcionários indispensáveis para o negócio. Os nomes atribuídos ao comitê variam, podendo ser chamados de: Comitê de Remuneração, de Seleção, de RH, de Pessoas, de Retenção de Talentos etc. O objetivo maior converge para a criação e manutenção de políticas de engajamento e motivação dos colaboradores visando elevar a competitividade e o valor da companhia.

     

    (...)

     

    A demanda surge tanto do RH como do Conselho de Administração, cabendo ao comitê à função de apurar cada problema, investigar as causas e propor possíveis soluções. A deliberação das ações, entretanto, ainda é função exclusiva do Conselho. "As políticas de investimento em pessoas e retenção de talentos, ficam mais sólidas com a intervenção do Comitê", afirma Bignotto (CORTÊS, 2012).

     

    A frequência das reuniões do Comitê, também foi reforçada nos últimos anos passando, em média, de um encontro por ano para uma reunião no mínimo a cada três meses. Dessa forma, qualquer disfunção como elevação do ′turnover′ ou queda no desempenho dos profissionais, poderá ser avaliada de forma rápida para buscar em tempo hábil, a estratégia ideal, afirma Bignotto.

     

    Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Mudanca/Artigo/9771/governanca-corporativa-e-a-relevancia-dos-comites-de-rh.html#

  • Excelente justificativa encontrada pelo Edson Júnior. Parabéns e Obrigado. Os comitês realmente são pessoas designadas para atribuições temporárias e para estudar e avaliar situações pré determinadas pelo Conselho. Cabe somente a este decidir. (meus comentários)

     

    Acertei a Questão. Gabarito: E

  • A busca pela perenidade das organizações no mercado e a retenção de talentos nas mesmas tem sido constantes.