SóProvas


ID
1864639
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com referência aos processos de recrutamento, analise as afirmativas a seguir.

I. O processo de recrutamento interno apresenta como vantagens, ser mais rápido, econômico e manter a motivação do grupo.

II. A desvantagem de se adotar o recrutamento interno como política está explicitada pelo princípio de Peter.

III. A maior desvantagem do recrutamento externo é o aporte de pessoas com ideias novas e práticas exógenas ao grupo.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D — 

    Recrutamento

    As pessoas não nascem associadas a uma organização. Assim sendo, existe a necessidade de que “algo” as atraia para uma empresa em particular. As organizações precisam comunicar para o público externo que existe uma necessidade de pessoal e atrair pessoas que tenham o perfil desejado para a vaga.

    Essa atividade inclui, naturalmente, a comunicação e a atração das pessoas. Dessa maneira, quanto mais pessoas com um perfil desejado sejam atraídas para o processo seletivo, melhor desempenho teve o recrutamento.

    De acordo com Marras,9 são três os principais fatores que afetam as necessidades de recrutamento de uma organização: o turnover (rotatividade de funcionários), o aumento de quadro planejado e o aumento de quadro circunstancial (como a contratação de vendedores temporários no Natal, por exemplo).

    Dentro do recrutamento, temos duas possibilidades de foco: o recrutamento interno e o recrutamento externo. O recrutamento interno ocorre quando a empresa busca atrair pessoas que já trabalham na empresa. Portanto, as pessoas são transferidas ou promovidas para cargos mais elevados.

    Já o recrutamento externo ocorre quando a empresa busca atrair pessoas de fora dela. Ou seja, busca atrair pessoas no mercado de trabalho em geral. Cada tipo de recrutamento tem suas vantagens e desvantagens. Vamos ver nos quadros a seguir as principais:

    Vantagens do   Recrutamento Interno

     Motiva os funcionários.

    • Não requer socialização dos “novos” funcionários.

    • Custa menos e é mais rápida.

    • Seleção fica mais fácil, pois as pessoas já são conhecidas.

    • Incentiva a fidelidade.

    • Funciona melhor em uma situação de estabilidade.


    Desvantagens do Recrutamento Interno

    • Mantém o status quo.

    • A empresa não recebe novas ideias e pontos de vista.

    • A cultura organizacional pode ficar extremamente conservadora.


    RENNÓ (2013)

  • Princípio de Peter, ou princípio da incompetência de Peter, ou simplesmente princípio da incompetência[1] , aplicado na administração, foi enunciado por Laurence J. Peter , dentro da Teoria Estruturalista, da seguinte forma:

    Num sistema hierárquico, todo funcionário tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência.[nota 1]

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_de_Peter

  • Olá pessoal (GABARITO LETRA D)

     

    Conceito de Princípio de Peter:

    CESPE - 2008 - STF - Analista Judiciário - Área Administrativa
    Uma das desvantagens do recrutamento interno é conhecida como o princípio de Peter: se administrado incorretamente, leva a organização a promover continuamente seus empregados ou servidores, elevando-os até a posição ou função em que demonstram o máximo de sua incompetência​. (GABARITO CORRETO)

     

    Espero ter ajudado

     

     

  • SOBRE O PRINCÍPIO DE PETER, a explicação é simples: a cultura organizacional moderna, através da meritocracia, tende a promover pessoas produtivas até que elas alcancem uma posição na qual são incompetentes. Trata-se do ciclo natural das instituições hierárquicas, que vão de empresas privadas a governos, passando pelas forças militares.

  • Complementando...

     

    I) o Recrutamento Interno é mais econômico [o custo é menor do que o custo do recrutamento externo], mais rápido [não requer socialização] e mantém a motivação [encoraja o desenvolvimento dos funcionários]. CORRETA

     

    II) Se o recrutamento interno for administrado incorretamente, pode levar a organização a promover continuamente seus empregados, elevendo-os até a posição ou a função em que demostram o máximo de sua incompetência, ou seja, não apresentam mais capacidade de responder adequadamente às exigências que lhes são impostas. Essa ocorrência é chamada de princípio de peter. CORRETA

     

    III) O recrutamento tem como vantagem a possibilidade de introduzir sangue novo à organização, renovando a cultura organizacional com uma pessoa exógena ao grupo [exógena: que veio de fora, exterior]. ERRADA

     

    A.RIBAS

     

    Assim, letra D

  • a·por·te 
    (francês apport)substantivo masculino

    Aquilo que concorre para um fim determinado (ex.: aporte calórico). = CONTRIBUIÇÃO, CONTRIBUTO, SUBSÍDIO


    "aporte", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/DLPO/aporte [consultado em 07-07-2016].

     

    e·xó·ge·no |z| 
    (exo- + -genoadjetivo

    1. Que tem origem no exterior.


    "exógenas", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/DLPO/ex%C3%B3genas [consultado em 07-07-2016].

  •  - Princípio de Peter - Quanto mais uma pessoa é promovida, mais próxima estará em atingir seu nível de INCOMPETÊNCIA!

    OBS: promoção faz parte do recrutamento interno.

  • O item III trata de uma vantagem do recrutamento externo e não de uma desvantagem, pois ideias novas e sangue novo enriquecem as organizações.

    Gabarito D

  • RECRUTAMENTO INTERNO


    O recrutamento interno tem vantagens e desvantagens.


    Prós:


    1 „ Aproveita melhor o potencial humano da organização.
    2. Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional
    dos atuais funcionários.
    3. Incentiva a permanência e a fidelidade dos funcionários
    à organização.
    4. ideal para situações de estabilidade e pouca
    mudança ambiental.
    B. Não requer socialização organizacional de novos
    membros.
    Probabilidade de melhor seleção, pois os candidatos
    são bem conhecidos.
    7. Custa financeiramente menos do que fazer recrutamento
    externo.



    Contras:


    1  Pode bloquear a entrada de novas idéias, experiências
    e expectativas.
    2, Facilita o conservantismo e favorece a rotina
    atual.
    3» Mantém quase inalterado o atual patrimônio humano
    da organização.
    4„ Ideal para empresas burocráticas e mecanísticas.
    5. Mantém e conserva a cultura organizacional
    existente.
    Funciona como um sistema fechado de reciclagem
    contínua. 

     

    Gestão de Pessoas * IDALBERTO CHIAVENATO

  • Gabarito Letra D

     

     

    Com referência aos processos de recrutamento, analise as afirmativas a seguir.

    I. O processo de recrutamento interno apresenta como vantagens, ser mais rápido, econômico e manter a motivação do grupo.CERTO

    II. A desvantagem de se adotar o recrutamento interno como política está explicitada pelo princípio de Peter.CERTO

    III. A maior desvantagem do recrutamento externo é o aporte de pessoas com ideias novas e práticas exógenas ao grupo.ERRADA

    Assinale: 

     

    I) recrutamento interno é aquele que acontece dentro da própria organização, com as pessoas que já são colaboradoras. Ele busca divulgar as vagas disponíveis internamente e encontrar interessados em preenchê-las, seja através de uma promoção (quando o colaborador passa para cargos mais elevados e complexos, geralmente na mesma área de atuação) ou através de uma transferência (quando o colaborador passa a ocupar outro cargo no mesmo nível que o anterior, mas que geralmente envolve novos desafios).

    A) vantagem: são o melhor aproveitamento da capacidade humana da organização e a maior motivação dos funcionários para o desenvolvimento profissional. Ele é mais rápido e econômico do que o externo, já que acontece dentro da própria organização. Além disso, ele reduz o hiato funcional (tempo decorrente entre o surgimento de uma vaga e o seu efetivo preenchimento

    B )desvantagens desse tipo de recrutamento são que ele favorece a rotina atual e dificulta a entrada de novas ideias na organização. “princípio de Peter” (ou da incompetência progressiva)

    C) utilização: nas empresas burocráticas e mecanicistas

  • Princípio de Peter: Num sistema hierárquico, todo funcionário tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência.

    Exemplo: Um empregado faz bem. Ele é recompensado com uma . Ele se sai bem nesse trabalho e é promovido novamente. Isso continua até o ponto em que ele não está mais se apresentando em um nível merecedor de uma promoção, o que o deixa em um nível em que ele é superado pelas exigências do trabalho – em outras palavras, “incompetente”.

  • Analisando os itens diretamente, temos:

    I – Correto. O recrutamento interno, por ser realizado em profissionais que já trabalham na empresa, é mais rápido e, consequentemente, mais barato (basta, na maioria dos casos, um aviso na intranet da empresa ou no quadro de avisos), além de incentivar que os empregados melhorem ou mantenham o seu bom desempenho para terem chances de ser promovidos.

    II – Correto. O princípio de Peter é uma desvantagem do recrutamento interno, ocorrendo quando a organização promove continuamente seus empregados, repetidas vezes, elevando-os até a posição ou a função em que demonstram o máximo de sua incompetência, ou seja, não apresentam mais capacidade de responder adequadamente às exigências que lhes são impostas.

    III – Errado, já que as características citadas no item retratam uma vantagem, e não uma desvantagem, pois renova a cultura organizacional e traz novos métodos e ideias para os processos da empresa.

    Gabarito: D

  • Vamos analisar as afirmativas.

    I e II. Certo. As afirmativas descrevem corretamente vantagens (I) e uma desvantagem (II) do recrutamento interno. Podemos lembrar todas elas pelo quadro abaixo:

    Segundo o princípio de Peter, as pessoas são promovidas até que cheguem ao nível em que elas não tenham mais capacidade de responder adequadamente às exigências inerentes ao cargo e, assim, tornam-se incompetentes.

    III. Errado. O aporte de pessoas com novos talentos e habilidades capazes de enriquecer o patrimônio humano da organização é uma vantagem do recrutamento externo.

    GABARITO: D

  • GAB D

    I- RECRUTAMENTO INTERNO

    Vantagens:

    1. Aproveita melhor o potencial humano da organização.
    2. Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários.
    3. Incentiva a permanência e a fidelidade dos funcionários à organização.
    4. Ideal para situações de estabilidade e pouca mudança ambiental.
    5. Probabilidade de melhor seleção, pois os candidatos são bem conhecidos.
    6. Custa financeiramente menos do que fazer recrutamento externo.

    II- Uma das desvantagens do recrutamento interno é o chamado “Princípio de Peter” ou da incompetência progressiva, segundo o qual as pessoas tendem a crescer dentro da hierarquia organizacional até atingir o seu nível de incompetência. Exemplo do Princípio de Peter é aquele bom supervisor que cresce dentro da empresa e se torna um péssimo gerente, sendo assim, ascendeu até atingir seu nível de incompetência.

    III- RECRUTAMENTO EXTERNO

    Vantagens:

    1. Introduz sangue novo na organização: talentos, habilidades e competências.
    2. Enriquece o patrimônio humano, pelo aporte de novos talentos e habilidades.
    3. Renova a cultura organizacional e a enriquece com novas aspirações.
    4. Indicado para enriquecer mais intensa e rapidamente o capital intelectual.
    5. Aproveita os investimentos em treinamento de outras empresas.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)