-
RENNÓ (2013):
Recrutamento e seleção de pessoas
Um dos processos mais importantes, o processo de agregar pessoas é composto pelas atividades de recrutamento e seleção. Dessa forma, necessitamos atrair aqueles que têm o perfil que a organização precisa para cada cargo, do modo mais rápido e menos dispendioso possível. As pessoas não nascem associadas a uma organização. Assim sendo, existe a necessidade de que “algo” as atraia para uma empresa em particular. As organizações precisam comunicar para o público externo que existe uma necessidade de pessoal e atrair pessoas que tenham o perfil desejado para a vaga.
Essa atividade inclui, naturalmente, a comunicação e a atração das pessoas. Dessa maneira, quanto mais pessoas com um perfil desejado sejam atraídas para o processo seletivo, melhor desempenho teve o recrutamento.
De acordo com Marras,9 são três os principais fatores que afetam as necessidades de recrutamento de uma organização: o turnover (rotatividade de funcionários), o aumento de quadro planejado e o aumento de quadro circunstancial (como a contratação de vendedores temporários no Natal, por exemplo).
Dentro do recrutamento, temos duas possibilidades de foco: o recrutamento interno e o recrutamento externo. O recrutamento interno ocorre quando a empresa busca atrair pessoas que já trabalham na empresa. Portanto, as pessoas são transferidas ou promovidas para cargos mais elevados.
Seleção de Pessoas
Após o trabalho de recrutar as pessoas para os cargos vagos na empresa, é necessário selecioná-las. Dessa maneira, a seleção é o processo de escolher o melhor candidato para um determinado cargo ou empresa.10
Para que a seleção seja bem feita, é importante conhecer as características do cargo, como: o tipo de atividades envolvidas, o nível de responsabilidade e o perfil desejado do ocupante.
Um processo de seleção é considerado eficiente quando consegue “peneirar” da melhor forma uma gama grande de candidatos. Assim sendo, uma das maneiras de se calcular isso é através do coeficiente de seleção.
Ele é calculado através da divisão do número de pessoas admitidas em relação ao número de pessoas que passaram pelo processo de seleção. Então, quanto menor o índice, maior terá sido a eficiência do processo.
Não só as características técnicas das pessoas, mas também os aspectos comportamentais e psicológicos dos candidatos devem ser analisados.
-
II. A seleção é o processo que analisa os candidatos e permite escolher os que têm melhores condições de ajuste ao cargo.
Tem que haver ajuste ao cargo???
Marquei errada por isso.
-
Creio que sim Fabiano. O processo de recrutamento atrai as pessoas. Entretanto, é na seleção que a empresa vai saber - de fato - se tal candidato tem o perfil e/ou tem as melhores condições para o cargo. Ou seja, se ajusta melhor ao cargo.
-
Não Fabiano, você pode inclusive colocar um macaco no cargo sem ajuste nenhum ao cargo nem a função que isso não gerará problemas nenhum para organização.
-
"III. Índice de seleção alto e índice-base baixo indicam que o processo seletivo não é recomendável para aplicação."
o que seria índice-base?
obrigada :)
-
Complementando...
I) O recrutamento atua na prospecção do candidatos, sendo uma atividade atrativa, de chamamento, realizada por meio da descrição de cargos. CORRETA
II) A seleção é a escolha, dentre os recrutados, dos que melhor se adequam às necessidades da organização e do cargo. Ou seja, escolhe-se o que melhor se adequar a esses fatores. CORRETA
III) Não encontrei fundamentação...
A.RIBAS
-
O índice de seleção seria a razão entre o número de candidatos e o número de cargos. Se o número de candidatos é menor ou igual ao número de cargos, o índice de seleção é muito baixo, não sendo rentável a realização do processo de seleção. O índice-base é a porcentagem dos candidatos selecionados ao acaso e que logram êxito no cargo. Se o índice-base for muito alto, pode ser que o cargo esteja exigindo uma aptidão que todos possuem, sendo irrelevante que seja contratada essa ou aquela pessoa. Só quando há variabilidade faz sentido usar a seleção de pessoal.
Portanto, na III, o certo seria: Índice de seleção BAIXO e índice-base ALTO indicam que o processo seletivo NÃO é recomendável para aplicação.
Fonte: http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/k216277.pdf (páginas 21 e 22)
-
. A tarefa do recrutamento é a de atrair candidatos que tenham os requisitos mínimos desejados??? Alguém se dispõe a me explicar. Pq a meu ver seria requisitos máximo. :/ Ou eu estou interpretando errado.
-
Gab. D
Liliane, creio que quando a afirmativa diz "requisitos mínimos", ela se refere aos requisitos que o cargo exige, por exemplo:
Cargo: Gestor de RH.
Requisitos: Diploma de nível superior em Administração com pós graduação em Gestão de Recursos Humanos, mais experiência comprovada de 12 meses.
Ou seja, as pessoas que possuem esses requisitos podem concorrer a vaga disponibilizada pela organização.
-
"muitos serão chamados (recrutamento) , porem poucos serão escolhidos (seleção)"
-
LETRA D
Sobre o item III
Um processo de seleção é considerado eficiente quando consegue “peneirar” da melhor forma uma gama grande de candidatos. Assim sendo, uma das maneiras de se calcular isto é através do coeficiente de seleção. Ele é calculado através da divisão do número de pessoas admitidas em relação ao número de pessoas que passaram pelo processo de seleção. Desta forma, quanto menor este índice, maior terá sido a eficiência do processo. (FONTE : ESTRATÉGIA)
-
Analisando as sentenças, temos:
I – Correta. O recrutamento é o processo pelo qual pessoas com certas qualificações são atraídas para uma seleção. Envolve a divulgação das vagas ofertadas no site da empresa, folhetins em Universidades, uso de headhunter etc.
II – Correta. A seleção é o processo de escolha das pessoas que mais se adequaram às qualificações requeridas dentre todos aqueles que foram atraídos pelo recrutamento. Dentre as técnicas utilizadas podemos citar a entrevista, o estudo de caso, dinâmicas de grupo, provas, testes de realização, entre outros.
III – Errada. Vimos que um baixo índice de seleção indica que o processo seletivo foi bem aplicado, já que conseguiu “peneirar” bem, dentre todos os recrutados, aqueles que eram os melhores. Logo, se temos um índice de seleção alto, isto quer dizer que realmente o processo seletivo não está sendo indicado, pois não está sendo muito útil. Mas cuidado! O que torna o item errado é o fato de dizer que um índice-base baixo indica que o processo seletivo foi bem sucedido. Pelo contrário, já que quanto menor o índice-base menos pessoas escolhidas ao acaso se encaixam ao perfil do cargo (o que indica que o processo seletivo seria indicado).
Gabarito: D
-
Vamos analisar as afirmativas.
I. Certo. O recrutamento consiste no processo pelo qual a organização atrai candidatos para abastecer o seu processo seletivo.
II. Certo. A seleção é a escolha da pessoa certa para o cargo certo, ou seja, a escolha entre os candidatos adequados aos cargos existentes.
III. Errado. O índice de seleção é a razão entre o número de candidatos é o número de vagas.
Um índice de seleção baixo significa que o número de candidatos é menor que o número de vagas ofertadas, tornando não recomendado um processo de seleção.
O índice-base é a porcentagem de candidatos selecionados ao acaso e que tem êxito no cargo, ou seja, o índice-base elevado indica que os candidatos possuem as qualificações para ocupar o cargo, tornando irrelevante o processo de seleção, pois somente quando há variabilidade faz sentido utilizar esse processo.
GABARITO: D
-
GAB D
O RECRUTAMENTO, segundo Chiavenato corresponde ao processo em que a organização atrai candidatos, no Mercado de Recursos Humanos – MRH, para abastecer seu processo seletivo. Por meio do recrutamento, a organização divulga e oferece oportunidades de trabalho. Segundo Ribeiro, o recrutamento é um sistema de informações que visa atrair candidatos potencialmente qualificados, dos quais serão selecionados futuros funcionários da organização. Do ponto de vista de aplicação, o recrutamento pode ser interno ou externo.
SELEÇÃO é um processo de comparação do conhecimento. Quando se diz que a seleção é um processo de comparação do conhecimento, significa dizer, basicamente, que os requisitos exigidos para que o cargo seja preenchido são comparados com o perfil de cada um dos recrutados.
Lembrando que o objetivo da Seleção é levar (para o quadro de pessoal da organização) o recrutado com o maior potencial de contribuição para o desempenho organizacional. A seleção é um processo de comparação entre duas variáveis: de um lado, os requisitos do cargo a ser preenchido, fornecidos pela análise de cargo (Aqui a gente poderia encaixar o "posso fazer") e, de outro, o perfil das características dos candidatos que se apresentam, obtido por meio da aplicação de técnicas de seleção. (Aqui a gente poderia encaixar o "quero fazer").
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)