SóProvas


ID
1864915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a opção referente ao arquivo que grava todas as mudanças realizadas no DataBase e que é utilizado somente para recuperação de uma instância em um SGBD Oracle.

Alternativas
Comentários
  • O processo Archiver - ARCH

    É um processo background;

    Ele faz a cópia do rego log files on line para o rego log off-line a cada log switch.

    Trabalhando como se fosse um backup do seu redo log files on –line.

     

    O processo ARCH abrange as seguintes fases:

    ·   Leitura assíncrona do redo log file on-line;

     

    ·   Aloca e preenche o disco do archiver fazendo uma gravação assíncrona em um novo ou já existente disco de archiver.

    O redo log files on-line é sobrescrito pelo processo LGRW com as informações do redo log buffer. Se a base de dados está na modalidade archivelog, e se ocorrer um database crash você pode sempre reconstruir a base de dados com os registros gravados do disco de archived.

     

    Fonte: Trabalhando com 10g Oracle Database - Luiz Claudio Fonseca

  • Acredito que a resposta vêm da frase "utilizado somente para recuperação de uma instância em um SGBD Oracle."

    Os arquivos de redo e undo são gravados a medida que as transações vão alterando (os dados) do banco de dados. No entanto sua função primordial não é a de recuperação. 

    Portanto por isso o gabarito foi B.

    Gostaria no entanto de ver mais comentários. 

  • Quando tratamos de estruturas físicas de armazenamento do Oracle é preciso entender que o Oracle usa algumas estruturas físicas para gerenciar armazenar os dados de transações do usuário. Algumas dessas estruturas de armazenamento, como os arquivos de dadosarquivos de redo e arquivos de redo logs arquivados, guardam os dados dos usuários. Outras estruturas, como arquivos de controle, mantêm o estado dos objetos no banco de dados. O arquivo de alerta baseado em texto e os arquivos de rastreamento contêm informações de log de eventos rotineiros e condições de erro do banco de dado.

  • Arquivos de dados: O Oracle Database deve conter pelo menos um arquivo de dados. Um arquivo de dados do Oracle corresponde a um único arquivo de sistema operacional no disco. Cada arquivo de dados é membro de um e somente um tablespace; entretanto uma tablespace pode ser constituída de por vários arquivos de dados. A exceção é um tablespace bigfile, que consiste de exatamente um arquivo de dados.

    Um arquivo de dados Oracle pode se expandir automaticamente quando atingir o seu espaço alocado, se o DBA criou o arquivo de dados com o parâmetro AUTOEXTEND. O DBA também pode limitar a abrangência da expansão de um arquivo de dados específico por meio do parâmetro MAXSIZE. Seja qual for o caso, o tamanho do arquivo é limitado pelo volume do disco em que ele reside em última análise.

    Arquivos de redo log: Sempre que forem adicionados, removidos ou alterados dados em uma tabela, índice ou em outro objeto do Oracle, uma entrada será gravada no arquivo de redo log atual. O Oracle Database deve possuir pelo menos dois arquivos de redo log, porque ele utiliza esses arquivos de modo circular. Quando um arquivo de redo log é preenchido com entradas de redo log, o arquivo de log atual é marcado como ACTIVE, se ele ainda for necessário para a recuperação da instância; caso contrário, ele será marcado como INACTIVE. O  próximo arquivo de log na sequência é reutilizado a partir do início do arquivo e é marcado como CURRENT. Enfim, os arquivos redo logs armazenam as mudanças efetuadas no banco de dados para possibilitar a recuperação dos dados em caso de falhas.

    Arquivos de controle: Os arquivos de controle contêm as informações necessárias para manter e verificar a integridade do banco de dados. Por exemplo, o arquivo de controle é utilizado para identificar os arquivos de dados e os arquivos de redo log. Um banco de dados Oracle deve possuir no mínimo um arquivo de controle.

    Arquivos de redo log arquivados: São cópias off-line dos arquivos de redo log, que podem ser necessários em um processo de recuperação de falhas de mídia. O Oracle Database deve funcionar em dois modos: ARCHIVELOG e NOARCHIVELOG. Quando o banco de dados estiver no modo NOARCHIVELOG, a reutilização circular dos arquivos de redo log (também conhecidos como arquivos de redo log online) significa que as entradas de redo não estarão disponíveis se ocorrer uma falha na unidade de disco. Trabalhar no modo NOARCHIVELOG não protege a integridade do banco de dados por ocasião de uma falha na instância ou no sistema. Em contraste, o modo ARCHIVELOG envia um arquivo de redo log preenchido para um ou mais destinos especificados e pode ficar disponível para reconstrução do banco a qualquer momento, se ocorrer uma falha de mídia do banco de dados. Veja que estamos tratando da questão juntamente desse tipo de arquivo. Podemos marcar, então, com segurança a alternativa B como resposta.

  • a)Parameter log file [Lista de configuração dos parâmetros para uma instância e Banco de Dados]
    b)Archive log file [Copia arquivos do redo log para o local de armazenamento]
    c)Undo file [Não existe]
    d)Control file [Identifica os datafiles, tempfiles e redo logs que são necessários para a operação proceder]
    e)Alert log file [Tipo especial de Trace Log File. As informações são utilizadas para ajustar aplicações e instâncias]

  • Não estudei nada dessa matéria, acertei só pela tradução que fez sentido com o enunciado rs.