SóProvas


ID
1865119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Processual do Trabalho
Assuntos

Acerca das nulidades e exceções aplicáveis ao processo do trabalho, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta – Letra “D”

    Art. 801, CLT. O juizé obrigado a dar-se por SUSPEITO, e pode ser recusado, por algum dos seguintes motivos, em relação à pessoa dos litigantes:

    [...]

    b) Amizade íntima;


    Comentando as demais alternativas:


    Alternativa “A” – incorreta: Não há necessidade de consentimento da parte. O que ocorre é que as nulidades relativas devem ser arguidas pela parte para que possam ser reconhecidas, enquanto as nulidades absolutas devem ser declaradas de ofício pelo juiz:

    Art. 795, CLT. As nulidades não serão declaradas senão mediante provocação das partes, as quais deverão argui-las à primeira vez em que tiverem de falar em audiência ou nos autos.

    § 1º - Deverá, entretanto, ser declarada ex officio a nulidade fundada em incompetência de foro*. Nesse caso, serão considerados nulos os atos decisórios. (Segundo Marcelo Moura [2013, p. 927], a referência no texto do §1º à “incompetência de foro” significa incompetência em razão da matéria, ou seja, de natureza absoluta).


    Alternativa “B” – incorreta:

    Art. 797, CLT. O juiz ou Tribunal que pronunciar a nulidade declarará os atos a que ela se estende. (Princípio da Economia Processual / Princípio da utilidade, no sentido de dar utilidade aos atos não atingidos pela nulidade).

    Art. 798, CLT. A nulidade do ato não prejudicará senão os posteriores que dele dependam ou sejam consequência. (Princípio da Causalidade / Utilidade).


    Alternativa “C” – incorreta: Segundo Mauro Schiavi [2015, p. 635], “as exceções são defesas dirigidas contra o processo, e não contra o mérito, não visam à improcedência do pedido, mas sim a trancar o curso do processo, provocando sua extinção sem resolução do mérito, ou a dilação do seu curso.”.


    Alternativa “E” - incorreta: Quem declara a nulidade é o juiz e não a secretaria.


    Bons estudos! =D

  • a)

    O pronunciamento da nulidade depende do consentimento da parte que lhe tiver dado causa.

    b)

    Pronunciada determinada nulidade, deverá ser declarada, consequentemente, a nulidade de todos os demais atos processuais.

    c)

    Na justiça do trabalho, admitem-se exceções apenas em matéria de defesa quanto ao mérito.

    d)

    O juiz da causa é obrigado a dar-se por suspeito nas situações em que o autor da ação for de sua íntima relação pessoal.

    e)

    A nulidade do processo judicial deve ser declarada em juízo de admissibilidade pela secretaria judicial à qual a ação trabalhista for distribuída. 

  • ÍNTIMA RELAÇÃO PESSOAL SOA DIFERENTE DE AMIZADE ÍNTIMA...

  • Complementando:

    CLT  Art. 801 - O juiz, presidente ou vogal, é obrigado a dar-se por suspeito, e pode ser recusado, por algum dos seguintes motivos, em relação à pessoa dos litigantes:

            a) inimizade pessoal;

            b) amizade íntima;

            c) parentesco por consangüinidade ou afinidade até o terceiro grau civil;

            d) interesse particular na causa.

            Parágrafo único - Se o recusante houver praticado algum ato pelo qual haja consentido na pessoa do juiz, não mais poderá alegar exceção de suspeição, salvo sobrevindo novo motivo. A suspeição não será também admitida, se do processo constar que o recusante deixou de alegá-la anteriormente, quando já a conhecia, ou que, depois de conhecida, aceitou o juiz recusado ou, finalmente, se procurou de propósito o motivo de que ela se originou.

     

    GABARITO ''D''

  • eu confundi com impedimento 

  • Gabarito D

     

    a) errada. princípio do interesse - a nulidade não será pronunciada quando arguida por quem lhe tiver dado causa.

     

    b) errada. princípio da utilidade - também denominado de princípio da causalidade ou interdependência, aduz que a nulidade do ato não prejudicará senão os posteriores que dele dependam ou sejam consequência. Ademais, o princípio do aproveitamento dos atos processuais nos ensina que declarada a nulidade deve-se aproveitar os demais atos processuais não atingidos pelo vício, sobretudo quando não há prejuízo para a defesa das partes.

     

    c) errada. Segundo Mauro Schiavi [2015, p. 635], “as exceções são defesas dirigidas contra o processo, e não contra o mérito, não visam à improcedência do pedido, mas sim a trancar o curso do processo, provocando sua extinção sem resolução do mérito, ou a dilação do seu curso.”. (comentário de Lettícia Borges)

     

    d) correta. Art 801 CLT.  O juiz, presidente ou juiz classista, é obrigado a dar-se por suspeito, e pode ser recusado, por algum dos seguintes motivos, em relação às pessoas dos litigantes:

    a) inimizade pessoal;

    b) amizade íntima;

    c) parentesco por consanguinidade ou afinidade até o terceiro grau civil;

    d) interesse particular na causa.

     

    e) errada. As nulidades relativas referem-se a normas de interesse privado, portanto só podem ser alegadas pelas partes e em momento oportuno sob pena de preclusão e consequente convalidação. Já as nulidades absolutas, estas devem ser alegadas ex offício pelo magistrado ou pelas partes a qualquer tempo e grau de jurisdição, tendo em vista que concernem a normas de ordem pública e, portanto, de interesse do Estado.

     

     

     

     

    Vlw

  • Questão identica a Q622464. Qc fazendo número. Muitas questões repetidas.