SóProvas


ID
186544
Banca
TRT 21R (RN)
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Processual do Trabalho
Assuntos

Numa determinada audiência trabalhista, a parte ré apresenta uma proposta de acordo, que recebe a aquiescência do autor. Examinando a proposta, decide o juiz não homologá-la, por entender insuficiente para por fim, de maneira razoável, ao litígio, além de ser prejudicial ao próprio demandante. A decisão causou insatisfação às partes, pois havia a expectativa de homologação. Colocada a questão nesses termos, marque a resposta correta:

Alternativas
Comentários
  • Correta Letra D.

    SUM-418 MANDADO DE SEGURANÇA VISANDO À CONCESSÃO DE LIMI-
    NAR OU HOMOLOGAÇÃO DE ACORDO .

    A concessão de liminar ou a homologação de acordo constituem faculdade do juiz, inexistindo direito líquido e certo tutelável pela via do mandado de segurança.
     

  • Há de se observar que o Juiz não só aplica a lei ao caso concreto, mas também dirige o processo de maneira que este alcance a sua finalidade: a JUSTIÇA!

    Portanto, resta que a atitude do Juiz em não homologar uma proposta que não é razoável se coaduna com o princípio  indubio pro operario já que este é a parte "mais fraca" da relação processual, sobretudo se estiver desacompanhada de advogado.

    HOMOLOGAÇÃO DE ACORDO - NEGATIVA - É cediço que as partes têm o direito à homologação de transação livremente firmada no curso da reclamatória, quando o ato jurídico não objetiva fim coibido em lei e nem traz em si a pecha da simulação. Doutra sorte, há fundamento suficiente para se deixar de homologar o acordo face à evidente nulidade. (TRT15ª R. - Proc. 31013/99 - Ac. 13132/01 - SE - Rel. Juiz Carlos Alberto Moreira Xavier - DOESP 19.04.2001)