SóProvas


ID
1865509
Banca
UFMT
Órgão
TJ-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Quanto ao mandado de segurança coletivo, analise as afirmativas.

I - Pode ser impetrado por qualquer partido político registrado no TSE.

II - Pode ser impetrado por entidade sindical legalmente constituída e em funcionamento há mais de um ano, no interesse de seus filiados.

III - Presta-se a proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições públicas.

IV - Terá sempre a fiscalização do Ministério Público no curso do andamento do processo.

Estão corretas as afirmativas  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    I - Pode ser impetrado por qualquer partido político registrado no TSE. ERRADA. art. 5°, LXX, CF88

    LXX - o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: 

                              a) partido político com representação no Congresso Nacional;

                              b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;



    II - Pode ser impetrado por entidade sindical legalmente constituída e em funcionamento há mais de um ano, no interesse de seus filiados. CERTA. Idem I 
                   
    III - Presta-se a proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições públicas. CERTA (art. 5°, LXIX, CF88 - LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público)

    IV - Terá sempre a fiscalização do Ministério Público no curso do andamento do processo. CERTA. art. 129, CF88 (funções de custus legis)

     

    "A montanha pode ser alta, mas de lá as pernas são fortes e a vista é linda!" - FELIPE LIMA

     

  • Só um adendo: o Mandado de Segurança Coletivo com pedido de liminar exige, para sua análise, a realização de audiência de justificação, ao contrário do que acontece no Mandado de Segurança Individual. Isso quer dizer que, para a concessão da liminar em MSC, necessário é ouvir previamente a autoridade coatora. Assim, inexiste concessão de liminar inaudita altera pars em se tratando de MSC.

  • Fiquei um pouco em dúvida nas demais, porém de uma coisa tinha certeza que para partido político deveria ter representação no congresso nacional, desta forma a I está errada. Devido a letra A, C e D terem a I então o gabarito só poderia ser a B.

    a I, II, III e IV.

    b II, III e IV, apenas.

    c I e II, apenas.

    d I e III, apenas.

  • LXX - o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:

    a) partido político com representação no Congresso Nacional;

    b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;

    A necessidade de estar há pelo menos um ano em funcionamento não é só para associacões?

  • Complementando:

     

     

     

     

    O MSC é uma espécie de substituição processual, portanto é desnecessária autorização individual expressa dos membros ou associados.

  • Por eliminação chega-se a alternativa correta. OK. Entretanto, faço a observação na alternativa II: "II - Pode ser impetrado por entidade sindical legalmente constituída e em funcionamento há mais de um ano, no interesse de seus filiados."
     

    Na minha opinião e também de alguns autores a assertiva está incorreta, pois a exigência de estar legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano refere-se apenas às associações. Caso contrário o texto constitucional falaria em "legalmente constituídaS (no plural).

    LXX - o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: 

                              a) partido político com representação no Congresso Nacional;

                              b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;

     

  • Concordo Cassiano, acertei por eliminação somente porque considerei os itens III e IV verdadeiros. Esse requisito de "estar constitu[ido há um ano" é direcionado apenas para as associações.

  • o gabarito final  é esse mesmo? concordo também que o período de um ano  seja só para as associações.

  • Só para associações!

  • II - Somente para associação precisa de pelo menos 1 ano de funcionamento. Já para organização sindical e entidade de classe tanto faz 6 meses, 1 ano ou mil anos, não importa.

  • Para algumas bancas o prazo de funcionamento de pelo menos um ano, refere-se apenas às associações. Não foi o caso dessa; por isso devemos nos adequar à banca organizadora do concurso. 

  • Sobre a assertativa II: apesar do requisito de 1 ano de funcionamento se aplicar apenas às associações, uma entidade sindical constituída há um ano também é apta a impetrar ms coletivo! É uma questão de interpretação e a banca quis confundir o candidato. 
    Quando se fala em entidade sindical, a questão do tempo de funcionamento é irrelevante.

  • "Legitimidade do sindicato para a impetração de mandado de segurança coletivo independentemente da comprovação
    de um ano
    de constituição e funcionamento." (RE 198.919, Rel. Min. Ilmar Galvão, julgamento em 15-6-1999, Primeira
    Turma, DJ de 24-9-1999.)

  • A acertiva colocou esse "em funcionamento há mais de um ano"  pra confudir, mas como a acertiva 1 estava errada da pra matar.

  • Conforme alguns colegas postaram, de fato o entendimento majoritário é de que a exigência de estar legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano refere-se apenas às associações. Desse modo, esse não é um requisito para as entidades sindicais. No entanto, a questão afirma que o MS "II- PODE ser impetrado por entidade sindical legalmente constituída e em funcionamento há mais de um ano, no interesse de seus filiados." E de fato, pode. Pode ser impetrado tanto por entidades sindicais constituídas legalmente há mais de um ano, como também por aquelas que não cumprem esse requisito. É um peguinha da banca!  

  • não achei nem "entidade sindical" na CF ainda! 

  • Essa questão está errada e deveria ter sido anulada. Em primeiro lugar, a entidade sindical não necessita estar funcionando há pelo menos 1 ano para que possa ingressar com o mandado de segurança coletivo. Essa regra, segundo entendimento já consolidado no STF, só se estende às associações. O item II presume que é necessário que a organização sindical esteja em funcionamento há pelo menos um ano e é justamente essa presunção que torna a afirmação errada.

  • sobre esse item b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;

    que eu saiba o entendimento é que constituída há pelo menos 1 ano só se refere a ASSOCIAÇÃO!

  • essa do custus legis do MP no MS eu tb  não sabia.

  • I (errado) - Pode ser impetrado por QUALQUER partido político registrado no TSE.

     

    Seja qual for o partido, todo partido etc. Denotam um sentido amplo, genérico e

    sabemos que apenas os partidos com representação no Congresso Nacional

    têm legitimidade para impetrar mandado de segurança coletivo.

    (basta um representante em uma das casas: Câmara ou Senado)

     

    II (certo) - Pode ser impetrado por entidade sindical legalmente constituída e

    em funcionamento há mais de um ano, no interesse de seus filiados.

     

    Partindo do pressuposto de que nesta alternativa nenhuma palavra que restringisse

    o sentido foi empregada (exemplo: apenas, somente, exclusivamente), pode-se concluir que:

    entidades sindicais em funcionamento há mais de um (segundo / minuto / hora / dia / semana / mês ...)

    têm legitimidade para impetrar mandado de segurança coletivo.

     

    III (certo) - (...) natureza residual, subsidiária, pois somente é cabível quando o direito líquido e certo a ser

    protegido não for amparado por meio de outros remédios (habeas corpus e habeas data).

     

     

     

    LEI 12.016 (7 DE AGOSTO DE 2009) - Disciplina o mandado de segurança individual e coletivo

    ART. 21. O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional,

    na defesa de seus interesses legítimos relativos a seus integrantes ou à finalidade partidária, ou por organização sindical,

    entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há, pelo menos, 1 (um) ano, em defesa de

    direitos líquidos e certos da totalidade, ou de parte, dos seus membros ou associados, na forma dos seus estatutos e desde

    que pertinentes às suas finalidades, DISPENSADA, para tanto, autorização especial

     

    Parágrafo único. Os direitos protegidos pelo mandado de segurança coletivo podem ser: 

     

    I - coletivos ...

     

    II - individuais homogêneos ...

  • Segundo o STF quem deve ter constituição ânua é quando for associação e não para entidade de classe por isso a alterinativa II está errada.

     

  • Pra quem sabe que Mandado de Segurança Coletivo pode ser impretado por partido com representatividade no Congresso Nacional ou por associação de sindical legalmente constituída e em funcionamento há, pelo menos, 1 ano, já matava a questão.

  • Discordo do gabarito...pra quem tem o livro do Marcelo Alexandrino, lá ele salienta o seguinte:" Anote-se que a exigência de um ano de constituição e funcionamento destina-se apenas às ASSOCIAÇÕES, NÃO se aplicando às entidades sindicais e entidades de classe". (FONTE: Direito Administrativo Descomplicado pág. 211 15ª edição).

     

    Na letra B, fala que "pode ser impetrado por entidade sindical legalmente constituída E em funcionamento há mais de um ano, no interesse de seus filiados." Se a exigência de um ano não se aplica às entidades de classe, como essa assertiva pode ser dada como correta?? 

  • Sem complicar, se o candidato soubesse a assertiva I já dava para matar sem problemas.

  • LXX do art. 5° que:

    "LXX – o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:

    a)partido político com representação no Congresso Nacional;

    b)organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;"

    a questao era passivel de anulação, pois o certo e associação e não entidade sindical...

     

  • toda vida erro isso , pqp

  • I - Pode ser impetrado por qualquer partido político registrado no TSE.    (ERRADO)  OBS. Tem que ter representação no congresso nacional.
     

    II - Pode ser impetrado por entidade sindical legalmente constituída e em funcionamento há mais de um ano, no interesse de seus filiados. (CORRETO)  OBS.  Como o verbo estar perguntando se pode, logo poderá não é obrigado ter 1 ano de fucionamento.



    III - Presta-se a proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições públicas.   (CORRETO)  OBS. Conforme a lei.
     

     

    IV - Terá sempre a fiscalização do Ministério Público no curso do andamento do processo.  (CORRETO)  OBS. Sempre vai ter a fiscalização do Ministério Público

     

    Gabarito: B

  • 1 - PARTIDO POLÍTICO COM REPRESENTAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL.

  • Após ler a I já matamos a questão:

    "I - Pode ser impetrado por qualquer partido político registrado no TSE."

    Na verdade, para impetrar mandado de segurança coletivo o partido político precisa ter representatividade no Congresso Nacional. Ora, mas o que é considerado como "representatividade no Congresso Nacional"?
    Pelo menos 1 SENADOR OU 1 DEPUTADO FEDERAL em exercício no Congresso Nacional no momento da impetração do mandado de segurança coletivo.

  • QUESTÃO SEM ALTERNATIVA !!!!!

     

    Na acertiva ll diz que entidades sindicais precisam ser legalmente constituídas e devem estar em funcionamenta há, pelo menos,1 ano. O que não é verdade segundo o STF. Apenas as associações necessitam preencher os requisitos de: 1 ano de constituida e de funcionamento. Desse modo, QUESTÃO NULA.

     

     

    Só para reforçar: Jurisprudência do STF

         

     

    Mandado de Segurança Coletivo e Sindicato


    Tratando-se de mandado de segurança coletivo impetrado por sindicato, é indevida a exigência de um ano de constituição e funcionamento, porquanto esta restrição destina-se apenas às associações, nos termos do art. 5º, XXI, b, in fine, da CF ("o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: ... b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;"). 
    RE 198.919-DF, rel. Min. Ilmar Galvão, 15.6.99.

  • Essa questão também tem o seguinte ponto de vista:

    Quanto ao mandado de segurança coletivo, analise as afirmativas. 

    I - Pode ser impetrado por qualquer partido político registrado no TSE. 
    Comentário: Como já foi falado, tem que ser por partido com representatividade no Congresso Nacional.(Câmara e Senado)


    II - Pode ser impetrado por entidade sindical legalmente constituída e em funcionamento há mais de um ano, no interesse de seus filiados.(Correta)

    Comentário: Em momento nenhum ele fala APENAS, o que possibilitaria realmente a anulação da questão.

    Ou seja, pode sim ser impetrado por entidade sindical legalmente constituída e em funcionamento a mais de um ano, assim como mais de dois anos, assim como menos que qualquer período. 

    III - Presta-se a proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições públicas. (Correta)

    IV - Terá sempre a fiscalização do Ministério Público no curso do andamento do processo. (Correta)

  • Questão mais fácil do mundo. E olha que eu erro 90%...rs

  • Só acertei porque tinha certeza de que a I não estava certa... questão capciosa!

  • SÓ UM ADENDO GALERA PARA QUEM TEVE DÚVIDAS COMO EU:

     

     

    partido político com representação no Congresso Nacional significa dizer que o partido deverá ter pelo menos um deputado OU um senador eleito.

  • Não tem alternativa correta para essa questão. 

      o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:  organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.

  • O requisito de "legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano", para impetrar mandado de segurança coletivo, segundo o STF, deve ser aplicável apenas às associações, nao sendo um requisito essencial para a impetração por parte dos demais legitimados relacionados.

  • Errada: I - Pode ser impetrado por qualquer partido político registrado no TSE. (Que tenha representação no congresso)

    Correta: II - Pode ser impetrado por entidade sindical legalmente constituída e em funcionamento há mais de um ano, no interesse de seus filiados. 

    Correta: III - Presta-se a proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições públicas. 

    Correta: IV - Terá sempre a fiscalização do Ministério Público no curso do andamento do processo.  (funções de custus legis)

  • Pra quem sabe que Mandado de Segurança Coletivo pode ser impretado por partido com representatividade no Congresso Nacional ou por associação de sindical legalmente constituída e em funcionamento há, pelo menos, 1 ano, 

  • A única alternativa correta é a número III. A banca considerou três alternativas como corretas!!! Vamos seguindo...

  • a galera viaja muito, estão dizendo que o texto que se refere a organização sindical deveria fazer alusão as associações.concordo com vocês. mas tá ai o problema de ficar muito bitolado no texto de lei, pois o fato de uma organização sindical ser constituída a mais de uma ano, não retira dela o direito de PODER impetrar mandado de segurança.

  • Ue , esse requisito de estar em funcionamento há pelo menos 1 ano é para assoçiação e não entidade sindical , como a II está certa ?????

  • Vamos analisar cada item:

    - item I: incorreto. “O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: a) partido político com representação no Congresso Nacional” – art. 5º, LXX, ‘a’, CF/88;

    - item II: correto. “O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados” – art. 5º, LXX, ‘b’, CF/88;

    - item III: correto. “Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por "habeas-corpus" ou "habeas-data", quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público” – art. 5º, LXIX, CF/88;

    - item IV: correto, pois a intervenção do MP é obrigatória: “Findo o prazo a que se refere o inciso I do caput do art. 7o desta Lei, o juiz ouvirá o representante do Ministério Público, que opinará, dentro do prazo improrrogável de 10 (dez) dias” – art. 12, Lei nº 12.016/2009.

    Vamos assinalar, portanto, a alternativa ‘b’, pois somente o item I está incorreto.