-
Certo
A Teoria Estruturalista significa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas.
O estruturalismo está voltado para o todo e para relacionamento das partes na constituição do todo. A totalidade, a interdependencia das partes e o fato de que o todo é maior do que a simples soma das partes são caracteristicas básicas do estruturalismo.
Fonte: Chiavenato, Adm. Geral e Publica e anotações.
-
Eu concordo que a Teoria Estruturalista surgiu da necessidade de eliminar as distorções e limitações do modelo burocrático, mas a abordagem da organizacao na Teoria Estruturalista nao era na organizacao formal e na organizacao informal????
Pra mim, ela possuia uma abordagem multipla envolvendo teorias como a Teoria Classica, a TRH e a Teoria da Burocracia...e a TRH tratava da organizacao informal...
-
Tenho o mesmo questionamento do MIGUEL PAIVA :( Indiquem para comentário...
-
Também concordo que Teoria Estruturalista = Organiz. Formal + INFORMAL!
-
Gente, realmente a questão está incompleta e induz ao erro.
" A teoria estruturalista, voltada ao estudo das organizações formais, surgiu da necessidade de eliminar as distorções e limitações do modelo burocrático."
Isso é tipico do CESPE. O problema é que hora nenhuma foi colocado na questão que ela estaria voltada restritamente ao estudo das organizações formais. É o famoso peguinha que acerta quem sabe o conteúdo.
Pra mim, essa é a forma mais burra de avaliar candidato. :/
-
Teoria Estruturalista:
Ênfase na estrutura organizacional, nas pessoas e no ambiente; organização formal e informal; sistema aberto, natural ou orgânico; construido ou reconstruido para atingir objetivos; caráter sociologia organizacional - sociedade de organizações e abordagem múltipla; comportamento humano - ser social que desempenha papéis dentro de várias organizações; concepção do homem - organizacional; relação entre os objetivos organizacionais e individuais, conflitos inevitáveis e até desejáveis, pois conduzem a mudança e inovação; preocupação na eficiência e eficácia.
(Fonte: Apostila Renato Lacerda)
-
Com o aparecimento, crescimento e proliferação das burocracias, a teoria administrativa - até então introspectiva e voltada apenas para os fenômenos internos da organização - ganhou uma nova dimensão por meio da abordagem estruturalista: além do enfoque intra-organizacional, surgiu o enfoque interorganizacional.
Fonte
Livro Administração Geral e Pública - Chiavenatto Pág. 55
-
Na verdade a Teoria Estruturalista fez uma sintese das demais teorias!!!Buscou o que é útil para utilizar
-
A Teoria Estruturalista apareceu como uma crítica às demais teorias anteriores. A noção principal foi a de conceber uma análise mais abrangente e completa das organizações. O estruturalismo buscou não rejeitar as descobertas anteriores, mas sim sintetizá-las em uma só abordagem. Esta foi a primeira abordagem que trouxe o conceito de sistema aberto como o “modo de operação” das organizações, buscando reduzir as limitações dos outros modelos.FONTE RODRIGO RENÓ
-
Apesar de também discordar quando a questão afirma que a teoria estruturalista é "voltada ao estudo das organizações formais", em meu livro de administração geral e pública para concursos (Elisabete de Abreu e Lima Moreira, Editora Juspodivm, 2016) em um quadro resumo sobre tal teoria, um dos pontos afirma que a teoria "Estudou a organização formal, sob os aspectos formais e informais." De fato, a organjização formal de forma global é integrada pelas estruturas formais e informais.Ou seja, se analisármos com uma visão mais global a assertativa está correta. Pode ser difícil de analisar assim na hora da prova, mas como estamos treinando, é bom que também tenhamos esse tipo de raciocínio.
-
O item está CERTO.
A teoria estruturalista baseou-se no conceito de homem organizacional. O homem é visto como um ser organizacional que desempenha papéis em diferentes organizações, que se inter-relacionam, a fim de alcançar os objetivos próprios. Daí voltada ao estudo das organizações formais.
Para a teoria estruturalista, há uma oposição entre os princípios que governam o comportamento burocrático e os que governam o comportamento profissional. Os princípios burocráticos estão ligados aos interesses da organização, enquanto os princípios profissionais se referem às normas técnicas e aos códigos de ética da profissão. Daí busca eliminar as distorções e limitações do modelo burocrático.
Comentário Professor Adriel Sá.
-
-
Ahhhh agora captei! Ótima explicação a da professora!
-
Os comentários do Yan, da Super concurseira, da Patricia Lopes e do Miguel Paiva são os mais esclarecedores. Por mais que caiba explicação lógica para essa questão, convenhamos, a questão foi mal formulada.Isso já ocorreu milhares de vezes no Cespe e em outras bancas.
Acho que é válido a dica da Super concurseira para o Cespe:incompleto não é errado, pois não restringiu.
Sucesso a todos.
-
TEORIA BUROCRÁTICA: VISÃO INTERNA.
TEORIA ESTRUTURISTA: VISÃO EXTERNA E INTERNA. A SOMA DAS PARTES É MAIOR DO QUE A SOMA DAS PARTES (SINERGIA)
A TEORIA ESTRUTURISTA ENVOLVE:
- TANTO A ORGANIZAÇÃO FORMAL QUANTO A INFORMAL.
- TANTO AS RECOMPENSAS SALARIAIS E MATERIAIS QUANTO AS RECOMPENSAS SOCIAIS E SIMBÓLICAS.
- TODOS OS DIFERENTES NÍVEIS HIERÁRQUICOS DE UMA ORGANIZAÇÃO.
- TODOS OS DIFERENTES TIPOS DE ORGANIZAÇÃO.
- AS ANÁLISES INTRAORGANIZACIONAL E INTERORGANIZACIONAL.
GABARITO CERTO
-
A Teoria Estruturalista apareceu como uma crítica às demais teorias anteriores, não necessariamente SURGIU da necessidade de eliminar as distorções do modelo burocrático. Isso restringe demais a teoria.
A professora chegou a engasgar para concordar. Não precisa ser assim.
O cespe não é doutrina, é apenas uma banca que comete erros e faz estas questões grotescas.
-
Geralt Rívia, perfeito.
O que dá mais raiva não é a questão, é o professor querendo justificar o injustificável. Qual o problema de se posicionar de forma diferente diante da questão?
-
Tá certa sim!
A teoria estruturalista (foco na estrutura e no ambiente), voltada ao estudo das organizações formais (e também informais, mas incompleto não é erro para o cespe), surgiu da necessidade de eliminar as distorções e limitações do modelo burocrático (o foco da burocracia era só na estrutura e na organização formal, o que para a teoria estruturalista é uma distorção, já que não inclui a organização informal e o ambiente).
Fonte: meu raciocínio em relação a tudo que já estudei rs.
-
Esta errado.
A frase "voltada ao estudo das organizações formais" vêm entre virgulas, é claramente uma oração restritiva.
o contexto restringe sim!!
-
Nesse caso, acredito que o examinador se esqueceu da distinção entre orações restritivas e explicativas. Sua intenção, provavelmente, era formular o período sem vírgulas:
A teoria estruturalista voltada ao estudo das organizações formais surgiu da necessidade de eliminar as distorções e limitações do modelo burocrático. [Certo]
*Ou... como a colega disse, pode ser uma questão do tipo incompleta-certa-cespe.
-
Gabarito: CERTO
O estruturalismo buscou não rejeitar as descobertas anteriores, mas sim sintetizá-las em uma só abordagem. Esta foi a primeira abordagem que trouxe o conceito de sistema aberto como o “modo de operação” das organizações, buscando reduzir as limitações dos outros modelos.
-
Gente, a oração que vem entre vírgulas é explicativa, não restritiva....
Cuidado!!!!
-
Os cara chega ao ponto de analisar ao nível do português hahah
-
A vírgula faz toda a diferença.
"A teoria estruturalista, voltada ao estudo das organizações formais, surgiu da necessidade de eliminar as distorções e limitações do modelo burocrático."
Está explicando que ela é caracterizada por ser voltada ao estudo das organizações formais. Absurdo!
"A teoria estruturalista voltada ao estudo das organizações formais surgiu da necessidade de eliminar as distorções e limitações do modelo burocrático."
Assim poderia ser. Restringe a parte do estudo das organizações formais da teoria estruturalista.
-
Gabarito Correto.
*Abordagens da Teoria Estruturalista:
1. A organização formal e a organização informal;
2. As recompensas salariais, materiais, sociais e simbólicas;
3. Os vários níveis hierárquicos de uma organização;
4. Os diferentes tipos de organização;
5. As análises intra e interorganizações.
*Resumo
>Teoria: Estruturalista.
>Ênfase: na estrutura e no ambiente
>Abordagem da organização:.organização formal e informal.
>Características básicas da administração: sociedade de organizações e abordagem múltipla.
>Concepção do homem: Homem organizacional.
>Comportamento organizacional do indivíduo: Ser social que vive dentro de organizações
>Sistema de incentivos: Incentivos mistos, tanto materiais como sociais.
-
Errei por conta desse FORMAL, pensei que deveria considerar que ela era ambas. oxe
-
A teoria Estrutalista é um desdobramento da Burocracia (carater formal nas normas e regulamento) e uma aproximação à teoria das Relações humanas. Tem uma visão critica ap modelo Burocratico.
-
A Teoria Estruturalista pretende conciliar a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas, baseando-se também na Teoria da Burocracia. Assim a análise das organizações é feita por uma abordagem múltipla (organização formal e informal e análise intraorganizacional e interorganizacional).
-
Na minha opinião para essa questão estar correta deveria ser eliminada a primeira vírgula, assim a oração adjetiva deixaria de ter sentido explicativo (focado no todo) e passaria a ser restritiva ( focada apenas em uma das partes, no caso a formal).
A teoria estruturalista que voltada ao estudo das organizações formais, surgiu da necessidade de eliminar as distorções e limitações do modelo burocrático.
-
A banca considerou o gabarito como certo, no entanto, segue trecho do livro de Chiavenato, contrapondo a informação de que a teoria estruturalista é voltada ao estudo das organizações formais.
1. Abordagem múltipla: organização formal e informal
Enquanto a Teoria Clássica se concentrava na organização formal e a Teoria das Relações Humanas somente na organização informal, os estruturalistas tentam estudar o relacionamento entre ambas as organizações: a formal e a informal, dentro de uma abordagem múltipla.
Introdução à Teoria Geral da Administração· IDALBERTO CHIAVENATO
-
Apesar de considerar a organização informal, o foco da teoria estruturalista é de fato a estrutura formal, a qual foi analisada a partir das tipologias de Etizioni e Blau e Scott. Além disso, é importante recordar que essa teoria surgiu como um desdobramento da teoria burocrática justamente para eliminar suas distorções e limitações.
Gabarito: Certo
-
Segundo a lição de Chiavenato, “a oposição entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas criou um impasse na Administração que a Teoria da Burocracia não teve condições de ultrapassar. A Teoria Estruturalista significa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas. Representa uma visão crítica da organização formal.”
-
A teoria estruturalista é uma junção das anteriores e inova ao considerar o ambiente externo e o conceito de sinergia.
-
Teoria Estruturalista: Surgiu na década de 50, como desdobramento da teoria da Burocracia, para conciliar a teoria clássica e a teoria das relações humanas.
-
Mas a Teoria Estruturalista era conhecida pela Abordagem Múltipla, de focar tanto na organização formal quanto na informal.... Pra mim essa questão tá errada. O FOCO não é na formal.
-
Não concordo. Quando a questão coloca "voltada" está afirmando que é somente organização Formal, quando não o é.
-
O mais correto seria: A T. Estruturalista voltada não somente para o estudos das Organizações Formais.......
Aí sim, mas dizer que ela é "voltada" é limitar e forçar o gabarito como Correto.
Eu, deixaria em branco, justamente por saber que o item está errado ao fazer tal limitação.
Enfim,
-
Todas essas crenças aproximam os enfoques clássicos da burocracia weberiana.
- Teoria Burocrática de Max Weber - organização formal burocrática; racionalidade organizacional;
- Teoria Clássica - organização formal; princípios gerais da administração; funções do administrador;
- Teoria Estruturalista - múltipla abordagem (organização formal e informal); análise intra organizacional e inter organizacional;
- Teoria dos Sistemas - homem funcional;
- Teoria Comportamental - estilos de administração; teoria das decisões; integração dos objetivos organizacionais e individuais.
-
CERTO
Pode-se dizer que a Teoria Estruturalista tem por objetivo promover a interdisciplinaridade entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas, inspirando-se ainda na abordagem burocrática de Max Weber. Essa Teoria busca considerar e compreender os aspectos que foram omitidos pelas teorias anteriores. Surge como uma necessidade de eliminar as limitações e distorções do modelo burocrático