-
Certo
Os controles estratégicos soa denominados controles organizacionais: constituem o sistema de decisões de cúpula que controla o desempenho e resultados da organização como um todo, tendo por base as informações externas e internas. Existem vários tipos de controles estratégicos, (...) o Demonstrativo de lucros e perdas (L&P) proporciona uma visão sintética da posiçao de lucros ou de perdas da organização em um determinado período, permitindo comparações com períodos anteriores e detecção de variações em algumas áreas (como despesas de vendas ou lucro bruto sobre vendas) que necessitam de maior atenção por parte do Administrador. Quando aplicado a uma unidade específica, o controle sobre L&P se baseia na premissa de que o objetivo do negócio como um todo é gerar lucros, e cada parte da organização deve contribuir para esse objetivo. (...)
Fonte: Adm. Geral e Publica, Chiavenato. Pg 378
-
GABARITO CERTO
Segundo Chiavenato existem 3 tipos de controle - ESTATÉGICO, TÁTICO e OPERACIONAL. A assertiva versa sobre o ESTRATÉGICO ao qual repasso meu resumo do livro do Chiavenato (Adm. Geral e Pública)
1. CONTROLE ESTRATÉGICO
A. Balanços e ralatórios financeiros: é um tipo de controle do desempenho global que permite medir e avaliar o esforço total da organização. Feito a partir de balanços contábeis e relatórios financeiros.
B. Controle dos lucros e perdas: proporciona uma visão sintética da posição de lucros ou perdas da organização em um determinado período, permitindo comparações com períodos anteriores e detecção de variações em algumas áreas ( como despesas de vendas ou lucro bruto sobre vendas) que necessitam de maior atenção por parte do administrador.
C. Analise do retorno sobre o investimento (RSI): técnica de controle global utilizda para medir o sucesso absoluto ou relativo da organização ou de uma unidade orgnizacional é a razão dos ganhos em relação ao investimento de capital. A análise de RSI permite que a organização avalie suas diferentes linhas de produtos ou unidades de negócio para verificar onde o capital está sendo mais eficientemente empregado.
-
Demonstrativo trás um visão ampla? achei que fosse uma visão sintética, resumida.
-
Patricia pelo que entendi ampla dentro do controle de lucros. Ampla no sentido de outros indicadores aí sim estaria errada.
-
GABARITO DA BANCA: CERTO.
____________________________________________________________
ACHO que a questao está errada. É só minha opinião. Mesmo com o embasamento do Chiavenato que foi citado pelos colegas, a questão continuaria errada.
A questão diz "visão ampla". Não é isso que consta no no texto do Chiavenato.
Chiavenato diz claramente "proporciona uma visão sintética da posição de lucros ou perdas".
__________________
Espero que tenha ficado no agrado de vocês. Era só me mandar uma msg no meu perfil e eu voltaria aqui para editar o comentário.
Por acaso eu voltei nessa questão e vi a msg da coleguinha.
-
Caro "Analista Federal", por favor não precisa falar sua opnião, quer dizer pode sim, mas, poste o gabarito oficial dado pela banca e não o gabarito que você acha. Isso pode confundir que tem acesso limitado nas questões. Obrigada!!! (ps: não fui grossa #paz)
GABARITO DADO PELA BANCA: CERTO!!!
-
1.O demonstrativo em questão proporciona uma visão sintética da POSIÇÃO de LUCROS ou de PERDAS da organização em determinado período.
2. LUCRO - Importante padrão para a medida de sucesso da organização como uma TOTALIDADE (O demonstrativo assim, permite uma visão ampla dos lucros alcançados por uma organização)
Chiavenato
-
ABRANGÊNCIA E TIPOS DE CONTROLE:
- NÍVEL INSTITUCIONAL OU ESTRATÉGICO: visa companhar a realização da missão e os fatores externos e internos, olhando para a otganização como um todo. Exemplos: governança corporativa; relatórios de desempenho global da empresa; balanço contábil e relatórios financeiros; demonstrativos de lucros e perdas; análise do retorno do investimento; balanço social; controle social, etc.
- INTERMEDIÁRIO OU TÁTICO: focaliza a área funcional, voltado para a quantidade, qualidade, tempo e custo. Exemplos: controle orçamentário, orçamento-programa; contabilidade de custos etc.
- OPERACIONAL: focaliza as atividade, tarefas e operações, analisando o consumo dos recursos. Exemplos: relatório custo-pradrão; controle de estoque; programação just-in-time; quadros de produtividade; controle de qualidade; medidas não financeiras de desempenho, como: rotatividade de estoque; pontualidade nas entregas; tempo de resposta a uma chamada telefônica ou e-mail; nível de satisfação do cliente, etc.
FONTE: Administração geral e pública para concursos. Elisabete Moreira. págs: 276-277.
Bons estudos.
-
Relatórios financeiros e demonstrações de lucros e prejuízos são exemplos de controles estratégicos.
Gabarito: CERTO
-
Dri, eu concordo com o Analista Federal. Creio que é salutar nós expormos nossas opiniões sobre cada resposta, visto que aqui é um espaço de debates tb. É importante que existam outras interpretações (além da banca) para que possamos, por exemplo, buscar fundamentos para futuros recursos numa questão semelhante a esta.
-