-
De acordo com o Guia PMBOK 5ed. pag 44 o ciclo de vida predeterminado (cascata) progride por um série de fases sequenciais ou sobrepostas e não entrelaçadas como diz a questão
-
O item está ERRADO em sua primeira parte.
Na abordagem da execução de projetos em cascata, todas as etapas são seguidas de forma sequencial. O modelo em cascata só permite que avance quando uma fase está inteiramente completa. As fases não se sobrepõem, tampouso se entrelaçam, como afirma o item. Logo, voltar algumas etapas, dar saltos pra frente ou sobrepor atividades não é permitido.
Já o modelo incremental é simples: à medida que o projeto vai evoluindo e as incertezas diminuindo, planeja-se a próxima etapa ou onda, e assim por diante.
Comentário Professor Adriel Sá.
-
O modelo em cascata só permite que o projeto avance quando uma fase está inteiramente completa. Voltar algumas etapas, dar saltos para frente ou sobrepor atividades não é permitido. Além disso, no Waterfall os requisitos são totalmente definidos no início do projeto e geralmente sofrem pouca ou nenhuma alteração durante sua execução.
Fonte: http://www.projectbuilder.com.br/blog-home/entry/blog-gestao-de-projetos/guia-da-gestao-de-projetos-metodologia-waterfall
-
Errado.
O modelo de execução de projetos em cascata é caracterizado por fases claras, bem definidas e distintas. Assim, as fases no modelo cascata NÃO entrelaçam ou se sobrepõem.
-
O modelo de execução de projetos em cascata é caracterizado por fases que se entrelaçam e se sobrepõem. A abordagem incremental, por sua vez, assemelha-se ao planejamento em ondas sucessivas. ERRADA
_____________________________________________
Ciclos de Vida de Projetos
Na versão 5, o Guia PMBOK® apresenta novos ciclos de vida e reforça um antigo conhecido da comunidade, o “Ciclo por Ondas Sucessivas”. Vamos entendê-los:
Preditivo
Este é um dos casos típicos do gerenciamento tradicional e ocorre quando o escopo, o tempo e o custo requeridos para as entregas do projeto são determinados o mais cedo possível.
Este sim é o ciclo que podemos chamar de cascata, mas que tem sua aplicação muito bem justificada e fundamentada nas áreas de engenharia civil e construções, por exemplo.
Iterativo e incremental
Este é o antigo conhecido dos GPs tradicionais, é o ciclo por Ondas Sucessivas, que agora ganhou um nome mais reconhecido inclusive em outras abordagens como as ágeis. Este já permitia que os ciclos fossem mais ágeis do que cascata, pois já era orientado a quebra do produto em pedaços menores e a realização de um planejamento apenas do pedaço mais próximo, e não de todo o produto do projeto.
Adaptativo ou Método ágil
Este ciclo é novo e veio realmente para comprovar que o Guia PMBOK® pode sim ser tão ágil quanto outras abordagens consideradas ágeis.
Este ciclo, além de iterativo e incremental, já sugere a aplicação de iterações menores com tempo e custo fixo, além de trazer uma regra de que cada ciclo deve durar de 2 a 4 semanas, e é orientado a mudança.
http://www.fabiocruz.com.br/ciclosvidaprojetospmbok5/
-
Gabarito --> "Errado"
-
O modelo de execução de projetos em cascata é caracterizado por fases que se entrelaçam e se sobrepõem. A abordagem incremental, por sua vez, assemelha-se ao planejamento em ondas sucessivas. Resposta: Errado.
Comentário: no modelo de projetos em cascata as fases são claras, bem definidas e distintas. No modelo incremental e o projeto vai evoluindo e as incertezas diminuindo, planeja-se a próxima etapa ou onda, e assim por diante.
-
e-
Planejamento em ondas sucessivas
1- quando ha eventos desconhecidos no projeto.
2- Planejamento a curto prazo
3- A medida que o projeto evolui e as incertezas diminuem, a próxima onda é planejada.