Estrutura analítica do projeto
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Em Gerência de projetos, uma Estrutura Analítica de Projetos (EAP), do Inglês, Work breakdown structure (WBS), é um processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. É estruturada em árvore exaustiva, hierárquica (de mais geral para mais específica) orientada às entregas, fases de ciclo de vida ou por sub-projetos (deliverables) que precisam ser feitas para completar um projeto.[1]
O objetivo de uma EAP é identificar elementos terminais (os produtos, serviços e resultados a serem feitos em um projeto). Assim, a EAP serve como base para a maior parte do planejamento de projeto. A ferramenta primária para descrever o escopo do projeto (trabalho) é a estrutura analítica do projeto (EAP).
A Work Breakdown Structure é um processo bastante comum. Várias resoluções de trabalho do governo dos Estados Unidos têm como requerimento uma work breakdown structure.
A EAP não é criada apenas para o gerente do projeto, mas para toda a equipe de execução do projeto, bem como para as demais partes interessadas tais como clientes e fornecedores.
Como construir uma EAP
A EAP deve ser completa, organizada e pequena o suficiente para tornar possível a medição do progresso, mas não detalhada o suficiente para se tornar, ela mesma, um obstáculo à realização do projeto. Uma boa heurística a seguir é a regra do 8-80: exige-se que um pacote de trabalho ocupe entre 8 e 80 horas de duração. É uma das partes mais importantes no plano do projeto. Ela serve como entrada para o desenvolvimento da agenda, atribuir funções e responsabilidades, gerir riscos, entre outros. Na internet e' possivel acessar alguns sites para montagem gratuito de uma EAP ou WBS, tais como: http://www.wbstool.com/ Um exemplo simples de Work Breakdown Structure para pintar uma sala (orientado a entregas) é:
Preparação de materiais
Comprar tinta
lixas
Comprar escada
Comprar pincéis / rolos
Comprar removedor de papel de parede
Preparação da sala
Remoção do papel de parede antigo
Remoção das decorações destacáveis
Lixar as paredes
Cobrir chão com jornais
Cobrir tomadas com fita
Cobrir móveis com lençóis velhos
Pintura da sala
Pintar grandes áreas com rolo
Pintar rodapés com pincel
Limpeza da sala
Jogar fora, ou guardar a tinta que sobrou
Limpar pincéis e rolos
Jogar fora jornais
Remover e limpar lençóis
Não há regras para os níveis de decomposição. Cada gerente de projeto ou membros da equipe encarregados da decomposição devem usar o bom senso de parar no nível no qual o custo de acompanhar o pacote seja inferior ao benefício de controle.
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrutura_anal%C3%ADtica_do_projeto
correto-
processos do gerenciamento de escopo:
1- plano de gerecimaneto do projeto
2- coletar requisitos
3- definir,validar e controlar escopo
4- EAP
EAP é uma estrutura hierárquica que orienta as entregas do projeto e estimativas, decompondo o projeto em partes menores. basicamente usamos EAP sempre que dividimos um trabalho em tarefas menores, e.g.: um trabalho acadêmico pode ser entendido em etapas: definir tema, coletar bibliografia, ler e anotar referências, fazer conclusao, formatacao etc.
O processo de criaçao de EAP possui as entradas:
1- declaracao do escopo
2- documentacao dos requisitos
3- ativos de processos
EAP organiza e define o escopo total do projeto. Os niveis inferiores sao pacotes de trabalho