A Os fatores culturais são irrelevantes para a compreensão da experiência dolorosa.
B Na avaliação da experiência dolorosa, a queixa álgica sobrepõe-se às qualidades afetivas referentes à sintomatologia dolorosa.
C Os aspectos do inter-relacionamento familiar do indivíduo precisam ser desconsiderados na avaliação da experiência dolorosa e na escolha das possíveis adequações terapêuticas.
D A compreensão da duração, da intensidade e do padrão de instalação da dor constitui procedimento suficiente para a avaliação da experiência dolorosa.
E Deve-se ter cautela e critério para selecionar o método e os instrumentos de avaliação do fenômeno álgico, haja vista sua natureza complexa e subjetiva.
COMENTÁRIOS: Vamos analisar cada item.
Letra A: Errada. A experiência da dor é um fenômeno multidimensional, complexo e subjetivo. Envolve fatores sociais, históricos e culturais que são relevantes para sua compreensão.
Letra B: Errada. A dimensão afetiva faz parte da queixa álgica (dor) e deve ser avaliada tanto quanto a dimensão sensorial.
Letra C: Errada. Como fenômeno complexo, os aspectos inter-relacionais familiares devem sim ser considerados na experiência dolorosa.
Letra D: Errada. Esses aspectos também são importantes, mas não são suficientes. Os aspectos qualitativos também devem ser avaliados.
Letra E: Correta. A escolha do instrumento de avaliação da dor deve considerar o contexto social e histórico, as limitações, a subjetividade, a idade, o gênero... não existe um instrumento padrão de avaliação de nenhum aspecto. Ele deve ser escolhido de acordo com a realidade de cada paciente.
Gabarito: E