Gabarito: D.
=
Sobre a alternativa E:
AVALIAÇÃO COGNITIVA DO ESTRESSE
- Avaliação primária: é a determinação inicial que alguém faz do significado de um evento - se o evento é irrelevante, benigno (positivo), ou ameaçador;
- Avaliação secundária: é a determinação que alguém faz de seus próprios recursos e capacidades, verificando se são suficientes para cumprir as demandas de um evento avaliado como potencialmente ameaçador ou desafiador. É após essa avaliação que o sujeito emite comportamentos - enfrentar, fugir ou paralisar diante do problema.
COMENTÁRIOS: Vamos analisar cada item.
Letra A: Errada. A reatividade é uma reação fisiológica ao estresse, que varia com o indivíduo e afeta a vulnerabilidade a doenças. Ela é uma combinação de fatores genéticos e ambientais.
Letra B: Errada. No modelo transacional, avaliam-se conjuntamente os fatores ambientais e as respostas do indivíduo, que é entendido como um ser biopsicossocial.
Letra C: Errada. A assertiva está falando do modelo transacional. A avaliação feita é COGNITIVA, não reativa, como diz o item.
Letra D: Correta. O modelo de diátese do estresse propõe que dois fatores que interagem determinam a suscetibilidade do indivíduo ao estresse e à doença: fatores predisponentes à pessoa (genéticos, por exemplo) e fatores precipitantes do ambiente (exemplo: experiências traumáticas).
Letra E: Errada. A avaliação primária é a determinação inicial que alguém faz do significado de um evento - se o evento é irrelevante, benigno (positivo), ou ameaçador. A assertiva trouxe o conceito de avaliação secundária.
Gabarito: D