-
Complementando...
a) ERRADA. O domínio dos recursos humanos não garante condições físicas adequadas.
b) CORRETA. Competências valiosas e raras são fundamentais para a diferenciação da organização no mercado. Esses elementos fundamentam a vantagem competitiva organizacional.
c) ERRADA. fiquei entre essa e a B. Não vejo erro na assertiva...complementem
d) ERRADA. Conforme BRANDÃO E GUIMARÃES (2001), a 3 etapa da gestão por competência consiste em identificar as competências necessárias para croncretizar o desempenho esperado (gaps estratégicos). A 4 etapa, por sua vez, tem como objetivo mapear as competências organizacionais e humanas [gaps estratégicos e gaps humanos]. Realizam-se, portanto, em conjunto.
e) ERRADA. O domínio de recursos materiais e financeiros como fonte de superioridade competitiva tem-se revelado com frequência estrategicamente menos importante do que o controle da informação e conhecimento. [https://infoeuropa.eurocid.pt/files/database/000043001-000044000/000043140.pdf]
A.RIBAS
-
Que questao violenta
-
Também fiquei na dúvida entre as questões B e C, terminei optando pela C por achá-la mais condizente com a realidade. A questão B está correta, porém levanta um questionamento: será que se a organização não tiver pessoas possuidoras de competências preciosas e raras ela não pderá ter sucesso?
-
Marquei C e fiquei muito em dúvida com a B, que ao meu ver não é a base da gestão de competências. Fui pelo que o enunciado pedia "gestão de competências basea-se...". Mas se for analisar, a alternativa está falando que "a competência organizacional é essencial para revelação das lacunas" e se for pensar bem o essencial para a revelação das lacunas é o mapeamento de competências.
O mapeamento de competências tem como propósito identificar a lacuna de competências (gap), ou seja, a discrepância entre as competências necessárias para concretizar a estratégia corporativa e as competências internas já existentes na organização.
-
Indiquem para comentário!
-
Onde está o erro da "c" ?
Seria a parte de que diz "perde valor", e o termo correto seria "perde eficiência" ??
Questão intrigante essa...
-
Olá Augusto Santos e Phillipe Guedes...
Vamos ao item C:
c) o domínio (o termo certo seria mapeamento) de competências organizacionais é essencial para a revelação das lacunas ou gaps a serem preenchidos, visto que, sem esse mapeamento essencial, a tomada de decisão organizacional perde valor.
O domínio das competências não determina quais são as lacunas ou gaps, mas sim o mapeamento.
-
Fiquei tão feliz quando eu entendir o que pedia na questão,e tão triste ter marcado a letra C !!!!!!!
-
b-
A gestão por competência tenta responder às necessidades e dominar a concorrência num mercado globalizado. Necessidades tipicas: exigências por agilidade, diferenciação e inovação contínua, demandas de aprendizagem e de criação do conhecimento.
-
A) B) A gestao por
competências baseia-se no pressuposto de que existem competências essenciais
que são a chave para a sobrevivência da organização em relação aos seus
clientes e concorrentes; são aquilo que a organização sabe fazer de melhor, o
seu diferencial. São as também chamadas core competences. Portanto
está correta a alternativa.
C) É através do
mapeamento de competências que se defini o perfil comportamental e técnico para
cada cargo ou função, identificando os gaps, ou lacunas a serem
desenvolvidos para alcançar tal perfil, e não através do domínio de
competências, como sugere a alternativa. Se há domínio não há gaps.
D) A alternativa
encontra-se errada porque assim como o planejamento estratégico é o primeiro
passo para uma gestão moderna das organizações, também os gaps estratégicos
deve ser os primeiros a serem diagnosticados na gestão por competências.
Alternativas A e E
não se aplicam à gestão por competências.
GABARITO: B
-
Adianta alguma coisa pedir comentario do professor?
Ja pedi de varias questões.
Acho que nao tem professor para comentar as questões de psicologia, só pode...
-
A o domínio de recursos humanos é o diferencial desse modelo, pois garante condições físicas adequadas para a atualização e mudança de processos estratégicos exponenciais.
B o domínio de certas competências valiosas e raras é determinante para o desempenho superior de pessoas e organizações, uma vez que confere a uma organização condições de se diferenciar de seus concorrentes.
C o domínio de competências organizacionais é essencial para a revelação das lacunas ou gaps a serem preenchidos, visto que, sem esse mapeamento essencial, a tomada de decisão organizacional perde valor.
D o mapeamento dos gaps humanos deve ocorrer em momento posterior ao dos gaps estratégicos essenciais; caso contrário, corre-se o risco de a medida de competência adotada enviesar a compreensão do risco e, futuramente, a dos desenhos dos processos.
E o domínio de recursos materiais é determinante no desempenho superior de pessoas e organizações, já que viabiliza o alcance aos meios instrucionais que geram o gap.