RESPOSTA "D" Vejamos:
a) Em situações de sofrimento, os atos terapêuticos individuais são priorizados, pois as intervenções voltadas para a organização do trabalho apresentam uma eficácia reduzida. ERRADO (Não são priorizados atos individuais e as intervenções voltadas para a organização do trabalho apresentam uma eficácia satisfatória)
Dejours propõe então o exercício da reflexão coletiva, que supõe mais que uma discussão em conjunto, mas uma ação visando a apropriação de uma inteligibilidade comum, regida pela intercompreensão de acordos e normas, produção de novas regras do trabalho e do métier. É necessária, nesse sentido, a criação de um espaço público de deliberação no qual as pessoas possam falar e se escutar para que a transformação da organização do trabalho ocorra. A confrontação de opiniões sobre o trabalho terá então o sentido de desenvolver a capacidade das pessoas pensarem individual e/ou coletivamente.
b) A psicodinâmica do trabalho baseia-se na compreensão positiva das reações humanas no trabalho e na construção de formações reativas do ego, embora descarte o sofrimento e a significação de seu conteúdo. errado (não descarta o sofrimento e sua significação)
Dejours tinha como escopo compreender o sofrimento psíquico no trabalho!
c) O atendimento na psicodinâmica do trabalho ocorre de forma individual e isolada, sendo realizado por meio de atos terapêuticos em clínicas do trabalho, coordenadas por psicólogos do trabalho. errado ( não ocorre de forma individual e isolada)
Dejours, inspirado na Psicanálise, propõe uma atividade de escuta atenta à fala dos trabalhadores. Não só a fala individual, mas principalmente a coletiva . Isso porque, para a Psicodinâmica do Trabalho, se o sofrimento é da ordem do singular, sua solução é coletiva. Para tanto é fundamental que se crie o que o autor chama de espaço público, espaço de circulação da palavra coletiva. É na escuta do que é expresso que se cria a possibilidade do sofrimento emergir e sua solução ser pensada por todos.
d) A abordagem da psicodinâmica do trabalho tem por referência fundamental os conceitos de trabalho prescrito e trabalho real, estando no espaço entre o prescrito e o real a possibilidade de ocorrência, ou não, da sublimação e da construção da identidade no trabalho. CORRETO
Dejours et al. (2007) identificam como fator capaz de favorecer o aparecimento de sofrimento mental no trabalho a divergência entre o trabalho prescrito e o trabalho real, ou seja, o trabalho programado (normalmente procedimentado) e o efetivamente realizado pelos trabalhadores
e) Entre os seus méritos inclui-se o fato de estabelecer que a agressão mental no trabalho, originada da organização dos contextos laborais e dos modelos de gestão, é apenas uma forma parcial, tendenciosa e pouco explicativa da relação entre trabalhadores e empresas. ERRADO ( A agressão mental no trabalho não é forma parcial e/ou tendenciosa entre trabalhadores e empresa).
A Em situações de sofrimento, os atos terapêuticos individuais são priorizados, pois as intervenções voltadas para a organização do trabalho apresentam uma eficácia reduzida.
B A psicodinâmica do trabalho baseia-se na compreensão positiva das reações humanas no trabalho e na construção de formações reativas do ego, embora descarte o sofrimento e a significação de seu conteúdo.
C O atendimento na psicodinâmica do trabalho ocorre de forma individual e isolada, sendo realizado por meio de atos terapêuticos em clínicas do trabalho, coordenadas por psicólogos do trabalho.
D A abordagem da psicodinâmica do trabalho tem por referência fundamental os conceitos de trabalho prescrito e trabalho real, estando no espaço entre o prescrito e o real a possibilidade de ocorrência, ou não, da sublimação e da construção da identidade no trabalho.
E Entre os seus méritos inclui-se o fato de estabelecer que a agressão mental no trabalho, originada da organização dos contextos laborais e dos modelos de gestão, é apenas uma forma parcial, tendenciosa e pouco explicativa da relação entre trabalhadores e empresas.
Questão mais complexa do que de costume, contudo, há algumas palavras chaves quando se fala em psicodinâmica. Por exemplo :
Estratégias Coletivas de enfrentamento
Foco no coletivo
Trabalho prescrito x real
Sofrimento é inerente ao trabalho
Se por acaso vocês virem algumas dessas expressões, olhem com maior corinho para o item.
Nem sempre sei responder a questão por conhecer o tema a fundo, mas identificando as palavras chaves que a CESPE gosta de cobrar nas alternativas certas eu consigo eliminar as mais erradas.
Outra importante dica, nunca vá no "seco" em uma prova de múltipla escolha. Escolha a menos errada. A Cespe gosta muito de pegar candidato afoito.