SóProvas


ID
1866685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A administração de conflitos pode ocorrer por meio de abordagens e técnicas diferenciadas. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

    Para isso, o gestor tem à sua disposição três abordagens para administrar conflitos, sendo elas, conforme Chiavenato (2004): Abordagem estrutural; Abordagem de processo e Abordagem mista.


    a) Abordagem estrutural: o conflito se forma das percepções criadas pelas condições de diferenciação, recursos limitados e escassos e de interdependência. Se o gestor agir sobre algum desses elementos geradores, a situação conflitante poderá ser controlada mais facilmente.

    A abordagem estrutural procura: Minimizar as diferenças entre os grupos, identificando objetivos que possam ser compartilhados por eles. Se o gerente conseguir conscientizar os grupos de que eles têm interesses em comum, eles deixarão de perceber os próprios objetivos como incompatíveis; e Reduzir a diferenciação dos grupos por meio do reagrupamento de indivíduos, de maneira que os grupos conflitantes se tornem parte de uma unidade maior.

    b) Abordagem de processo: é a abordagem que procura reduzir os conflitos por meio da modificação do processo e intervenção no episódio do conflito.

    Pode ser utilizada por uma das partes em conflito, por pessoas de fora ou por uma terceira parte, como um consultor, um gerente neutro ou algum superior da organização, podendo ser realizada de três diferentes maneiras: Desativação ou desescalonização do conflito; Reunião de confrontação entre as partes e Colaboração.

    c) Abordagem mista: procura administrar o conflito com aspectos estruturais e processuais; inclui intervenções sobre a situação estrutural e sobre o episódio conflitivo.

    Pode-se adotar uma abordagem mista ao influenciar o processo de conflito por meios estruturais, como a adoção de regras para a resolução de conflitos e determinando-se, previamente, os procedimentos e os limites para trabalhar o conflito, que pode ser contido e controlado, conduzindo as partes para a solução do problema.

    Outra maneira mista refere-se à criação de "terceiras partes" dentro da empresa, de modo que estejam disponíveis a qualquer momento para ajudar na solução do tipo ganha-ganha dos conflitos que possam surgir. Uma parte em conflito pode se comunicar com outra por meio de indivíduos que são formalmente responsáveis pela tarefa de comunicação entre as partes conflitantes. São chamados papéis de ligação.