GABARITO: a) Nas teorias de estilos de liderança estão: a teoria de Lewin, a mais reconhecida no estudo de lideranças, e os estilos autocrático, democrático e liberal.
A abordagem de traços deu lugar ao interesse em caracterizar as dimensões comportamentais que possam distinguir entre líderes efetivos e não efetivos. Essa perspectiva, denominada comportamental, teve entre seus pioneiros o trabalho de Kurt Lewin e a diferenciação entre comportamentos autoritários, democráticos e laissez-faire. A liderança autoritária é caracterizada pela tomada de decisões solitária do lider, que dirige o grupo e distribui recompensas e críticas/ punições de acordo com seus critérios. O lider democrático proporciona participação, decisões, responsabilidades e consequências compartilhadas, e a liderança laissez-faire caracteriza-se pela permissividade, passividade e abdicação da função de coordenação, permitindo autonomia aos membros do grupo e que as atividades ocorram a sua revelia.
Letra A
Estilos de liderança – Kurt Lewin
Um dos trabalhos pioneiros na tentativa de mapear os estilos de liderança foi o de Kurt Lewin e de seus assistentes na Universidade de Iowa. Os estilos mapeados pelo autor foram: autocrático, democrático e liberal (ou laissez-faire, deixar fazer em francês).
Autocrático: o líder centraliza todas as decisões, sem pedir a participação dos seus subordinados. Esse líder determina como o trabalho será feito, quem o fará, quando o fará etc. A participação dos funcionários no processo de tomada de decisão é muito limitada;
Democrático: caracteriza-se pela delegação de autoridade aos subordinados, que são incluídos no processo de tomada de decisão pelo líder. A decisão então é tomada em conjunto pelo líder e seus liderados.
Liberal ou laissez-faire: é o estilo em que o líder dá total liberdade aos subordinados para decidirem como acharem melhor. O líder tem somente a função de responder as perguntas ou dúvidas dos funcionários e fornecer os recursos necessários para o trabalho.
GAB:. A
Teoria Comportamental – Os Estilos de Liderança. Kurt Lewin
Buscou analisar a liderança NÃO pelas características dos líderes, mas pelo seu comportamento em relação aos seus subordinados.
1- Líder AUTOCRÁTICO:
· Controla mais rigidamente seus empregados.
· Toma todas as decisões (decisão Centralizada) e
· Não delega autoridade nenhuma para seus funcionários.
Obs: Na empresa dele, até a caneta Bic tem que ser autorizada por ele antes!
Ele define em detalhes como será a atuação de cada pessoa em seu departamento.
2- Líder DEMOCRÁTICO:
· Controla sua equipe na tomada de decisões.
· Seria um controle compartilhado, feito em conjuntos.
· Existiria um nível de delegação de autoridades e responsabilidade pelo líder.
Alguns autores dividem o DEMOCRÁTICO em dois modos:
2.1 Democrático Consultivo: decisão cabe ao líder DEPOIS que ele consulta sua equipe (toma a decisão depois de ouvir).
2.2 Democrático Participativo: a equipe participa da decisão, feita pelo grupo, EM CONJUNTO com o líder (Decisão é feita em conjunto).
3- Líder LIBERAL: (Laissez-faire, “deixa fazer” em francês)
Exige pouco ou nenhum controle do líder sobre seus empregados.
A equipe tem liberdade QUASE TOTAL de “tocar” o trabalho como melhor escolher. A liderança teria somente um papel consultivo, de um esclarecedor de dúvidas e de fornecedor dos recursos para as tarefas.