SóProvas


ID
1867045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Resolução nº.  750/1993, atualizada pela Resolução nº.  1.282/2010, ambas do Conselho Federal de Contabilidade, assinale a opção correta, a respeito dos princípios de contabilidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    A) Art. 10 Parágrafo único. O Princípio da Prudência pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais

    B) CERTO: Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido

    C) Art. 9º. O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento

    D) Art. 7º. O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional .

    E) Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas

    bons estudos

  • a) O princípio da competência compreende o processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais relevantes para que a entidade continue em operação.

    ERRADO, esse é o princípio da oportunidade (mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas).

    b) O princípio da prudência determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior valor para os do passivo, sempre que existam alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais.

    CERTO, cópia da resolução 750/93. Art. 10. O Princípio da Prudência determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentarem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. Parágrafo único. O Princípio da Prudência pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercicio dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais.

    . c) O princípio da oportunidade determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos em seus respectivos períodos, independentemente de recebimento ou pagamento.

    ERRADO, é o princípio da competência que determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos em seus respectivos períodos, independentemente de recebimento ou pagamento.

    d) O princípio do registro pelo valor original determina que, ao longo do tempo, os componentes patrimoniais sejam registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

    ERRADO, não é ao longo do tempo, mas sim INICIALMENTE sejam registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional. Uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações.

    e) O princípio da continuidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

    ERRADO, o princípio da oportunidade é que refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

  • letra b) alternativa correta.

    Porém, a alternativa: "a) O princípio da competência compreende o processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais relevantes para que a entidade continue em operação." se refere ao principio da continuidade. 

    Conforme RESOLUÇÃO CFC Nº 750/93

    SEÇÃO II 
    O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE 
    Art. 5º. O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1282/10) 

  • Só lembrando que a resolução CFC 750/93 foi revogaada em outubro de 2016. Nao sei como seria a cobrança dos principios tendo em vista tal consideração. Creio que permaneçam válidos, certamente. 

  • Princípios Contábeis (palavras-chave)

     

    Entidade: Autonomia patrimonial.

    Continuidade: Continuará em operação no futuro.

    Oportunidade: Tempestividade e integridade.

    Valor Original:  Custo histórico (custo de aquisição);

                             Custo corrente (data do balanço);

                             Valor realizável (valor de venda ou liquidação);

                             Valor presente (fluxo de caixa descontado);

                             Valor justo (transação sem favorecimento);

                             Atualização monetária (correção da moeda).

    Prudência: menor ativo, maior passivo, menor PL.

    Competência: Confronto de receitas e despesas correlatas na mesma competência;

                          Reconhecimento das receitas e despesas;

                          Ocorrência do fato gerador.

    ___________________________________________________________________________

    Não deixe que as pessoas te façam desistir daquilo que você mais quer na vida. Acredite. Lute. Conquiste. E acima de tudo, seja feliz.

  • Questão corretal letra "B".

    Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. 

  • Posso dizer que essa Resolução foi revogada. . . ?

  • O CFC revogou, em 04/10/2016, as resoluções 750/93 e 1282/10, que estabeleciam os enunciados dos princípios de contabilidade. 

    Os Princípios de Contabilidade, sob o ponto de vista das Estruturas Conceituais dos setores privado e público, passaram a ser comportados dentro das normas específicas, respectivamente, a NBC TG Estrutura Conceitual e NBC TSP e, por isto, tornou-se necessária e natural a revogação da Resolução n. 750/1993, para evitar eventual conflito de referência conceitual. De maneira geral, todos os princípios, com exceção da prudência, mencionados na Resolução n. 750/1993, estão na estrutura conceitual, contudo, apresentados em contexto teórico diferente. Pois na estrutura conceitual é possível identificar a necessidade da continuidade da empresa; a importância da oportunidade das informações, o respeito ao registro do valor original e outras bases de mensuração, a competência de exercícios na apuração do desempenho econômico e o princípio da entidade aparece quando a Estrutura Conceitual destaca a necessidade da identificação da “entidade que reporta a informação”.

    A prudência foi excluída por ser contrária à neutralidade, uma característica da representação fidedigna.

    Fonte: Grancursos Online- Professor Cláudio Zorzo

  • LETRA B

    Atente-se ao fato que: A resolução foi revogada!

    PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE pressupõe que a ENTIDADE CONTINUARÁ EM OPERAÇAO NO FUTURO; caso o encerramento de suas operações seja conhecido, essa informação deverá ser levada em consideração para a mensuração e a divulgação dos componentes do patrimônio.

    PRNCÍPIO DA PRUDENCIA: determina a adoção do MENOR VALOR para os componentes do ATIVO e do MAIOR VALOR para os do PASSIVO.

    PRINCÍPIO DA COMPETENCIA determina que os EFEITOS DAS TRANSAÇOES sejam RECONHECIDOS nos PERÍODOS QUE SE REFEREM, INDEPENDENTEMENTE DO PAGAMENTO OU RECEBIMENTO. Pressupõe a SIMULTANEIDADE DA CONFRONTAÇAO DE RECEITAS E DESPESAS correlatas

    PRINCÍPIO DA ENTIDADE reconhece o PATRIMONIO COMO OBJETO da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a NECESSIDADE DE DIFERENCIAÇAO de um PATRIMONIO PARTICULAR no UNIVERSO dos PATRIMONIOS EXISTENTES, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o PATRIMONIO NÃO SE CONFUNDE COM AQUELES DOS SEUS SÓCIOS OU PROPRIETÁRIOS.

    PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE: refere-se ao processo de MENSURAÇAO E APRESENTAÇÃO dos componentes patrimoniais para produzir INFORMAÇOES INTEGRAS E TEMPESTIVAS

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K